Em nota, prefeitura de Serra diz que errou pra menos injeção na economia com 13º
Por Nill Júnior
Em matéria enviada nesta segunda-feira (23) para imprensa, a Assessoria do Governo de Serra Talhada informou que a Prefeitura havia injetado R$ 2.8 milhões na economia local, tal informação, no entanto é imprecisa.
De acordo com informações mais detalhadas da secretária de Finanças do Município, Cibele Alves, neste mês de dezembro o Governo do prefeito Luciano Duque injetou mais de R$ 4 milhões na economia do município através do pagamento de salários dos funcionários, comissionadas, contratados, aposentados e pensionistas, bem como do respectivo 13º salário.
Diante desta informação, a Assessoria de Imprensa apresenta suas desculpas pela falha na informação e pede a devida retificação.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, enviou uma carta oficial ao senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, em resposta a uma correspondência anterior do parlamentar e à recente visita do senador a Washington. No documento, datado de 23 de junho de 2026, Rubio utiliza […]
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, enviou uma carta oficial ao senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, em resposta a uma correspondência anterior do parlamentar e à recente visita do senador a Washington.
No documento, datado de 23 de junho de 2026, Rubio utiliza o contato para reafirmar a postura dos EUA em relação à proposta de aplicação de novas tarifas contra o Brasil e à classificação de facções criminosas como Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como terroristas.
Em um trecho da carta, Rubio afirma que o representante comercial dos Estados Unidos, embaixador Jamieson Greer, “deixou claro” que os dois países continuam tendo “diferenças substanciais” sobre a conclusão da investigação comercial contra o Brasil.
A investigação a que Rubio se refere acusa o governo brasileiro de adotar práticas que “oneram ou restringem” o comércio com os norte-americanos.
A apuração foi aberta em julho do ano passado, a pedido do presidente norte-americano Donald Trump, pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês).
Na própria carta, Rubio esclarece: “Ele [Jamieson Greer] propôs uma ação responsiva para comentário público. Esta determinação e a proposta de ação responsiva [sobretaxas] decorrem de uma investigação iniciada em julho de 2025 sob a direção específica do Presidente Trump”, diz um trecho da carta, traduzido para o português.
Logo no início da mensagem, Rubio agradece o envio da carta por Flávio e menciona pontos de convergência entre os dois.
“Obrigado por sua carta e por sua recente visita a Washington. Compartilho de sua convicção de que a amizade duradoura entre os Estados Unidos e o Brasil deve permanecer ancorada em valores compartilhados, respeito mútuo e uma visão unificada para a segurança e prosperidade do Hemisfério Ocidental”, diz outro trecho.
Acontece neste domingo (28), a partir das 19h, o sorteio do IPTU premiado referente ao ano fiscal 2025. A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, com a iniciativa, busca premiar contribuintes que estejam em dia com os tributos municipais. De acordo com a Secretária Municipal de Finanças, Lúcia Gomes, a campanha foi um sucesso, com muitos […]
Acontece neste domingo (28), a partir das 19h, o sorteio do IPTU premiado referente ao ano fiscal 2025.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, com a iniciativa, busca premiar contribuintes que estejam em dia com os tributos municipais.
De acordo com a Secretária Municipal de Finanças, Lúcia Gomes, a campanha foi um sucesso, com muitos contribuintes, nessa reta final, se dirigindo à Prefeitura para quitar os seus débitos e assim poder concorrer.
O sorteio ocorre logo após a missa dominical, em frente à catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios.
Serão sorteados um Fiat Argo 0 km, duas motos Shineray – 175 cilindradas, dois televisores em LED 32 polegadas e dois refrigeradores.
“Esse é o momento de premiarmos quem ajuda ao município, de valorizarmos quem contribui com o desenvolvimento de Afogados, pagando em dia os seus tributos,” destacou Lúcia Gomes.
De acordo com a secretaria de finanças, a campanha vem crescendo em participação. Na primeira edição em 2017, tivemos a participação de 1.742 contribuintes, e uma média de 7.000 nas duas últimas edições do IPTU Premiado, com redução de mais de 20% na inadimplência.
Da Itapuama FM Faleceu na quinta-feira (25/06) em Olinda o escritor, poeta, artista plástico e dramaturgo sertaniense Marcos Cordeiro. Marcos era filho do poeta Waldemar Cordeiro e de Iracy Gomes. Com cerca de dez livros publicados, muitos dos quais premiados em poesia e teatro, conquistou prêmios também na pintura, no Brasil e no exterior. Marcos […]
Faleceu na quinta-feira (25/06) em Olinda o escritor, poeta, artista plástico e dramaturgo sertaniense Marcos Cordeiro.
Marcos era filho do poeta Waldemar Cordeiro e de Iracy Gomes. Com cerca de dez livros publicados, muitos dos quais premiados em poesia e teatro, conquistou prêmios também na pintura, no Brasil e no exterior.
Marcos Cordeiro foi o criador do mural em cerâmica “Origens de Sertânia”, nas escadarias da Prefeitura de Sertânia.
No cinema, trabalhou como cenógrafo em filmes do Cinema Movo e fez parte da equipe do filme “Pindorama”, de Arnaldo Jabor, premiado no Festival Internacional de Cannes, na França.
Marcos também era dentista e zootecnista, sendo um apreciador da caprinocultura. Ele foi um dos fundadores da Exposição de Caprinos e Ovinos de Sertânia (Expocose) e um dos fundadores da Associação Pernambucana de Caprinos e Ovinos (Apeco).
As ações integram o programa Juntos Pela Segurança, que reúne cerca de R$ 2,3 bilhões em investimentos para ampliar efetivos, modernizar estruturas e fortalecer o combate à criminalidade em Pernambuco A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a cerimônia de conclusão da formação de 457 novos […]
As ações integram o programa Juntos Pela Segurança, que reúne cerca de R$ 2,3 bilhões em investimentos para ampliar efetivos, modernizar estruturas e fortalecer o combate à criminalidade em Pernambuco
A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a cerimônia de conclusão da formação de 457 novos policiais civis. A corporação recebe 44 delegados, 265 agentes e 148 escrivães. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também entregou 124 novas viaturas para a Polícia Militar e Civil e quatro novas Unidades Móveis de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, ampliando a rede de proteção às mulheres pernambucanas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.
“É uma alegria imensa dar oportunidade de trabalho e realizar sonhos de muitas pessoas por entrarem no serviço público. Mais que isso, a chegada dos novos policiais beneficia o povo de Pernambuco, que vê de perto a segurança pública do nosso Estado sendo transformada. Além disso, entregamos 124 novas viaturas para Polícia Civil e Militar, e quatro novas unidades móveis, de um pacote de seis, para combate e prevenção à violência contra a mulher”, destacou Raquel Lyra.
O curso de Formação Profissional dos novos servidores foi promovido pela Escola Superior da Polícia Civil. A incorporação dos novos policiais amplia a capacidade operacional da instituição e fortalece as ações de investigação criminal, polícia judiciária e atendimento à população em todas as regiões do Estado. Ainda no evento, Raquel Lyra entregou 124 novas viaturas do tipo SUV (Spin), destinadas às Polícias Militar e Civil, reforçando o policiamento ostensivo e as atividades de Polícia Judiciária no Recife e Região Metropolitana.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a importância da formatura. “Com a formatura da segunda turma da Polícia Civil com delegados, agentes e escrivães, são 457 novos servidores chegando na corporação, fechando um reforço de mais de 900 policiais civis desde novembro do ano passado. Assim, a gente mostra de forma concreta que o Governo do Estado tem compromisso com a segurança pública de Pernambuco”, afirmou o titular.
Presente no evento, o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro, enfatizou as entregas do Estado para a instituição. “O Governo do Estado tem investido na Polícia Civil em tecnologia, viaturas e armamentos. Mas, com uma nova turma se formando, o Governo entrega aquilo que é mais positivo e forte na instituição, que é a sua força de trabalho, o servidor público”, pontuou.
MULHER – Já as quatro unidades móveis voltadas ao atendimento especializado de mulheres em situação de violência marcam a conclusão da implantação da frota de seis equipamentos especializados que ampliam o acesso das pernambucanas. Desde 2023, o Governo de Pernambuco investiu cerca de R$15 milhões nos equipamentos.
“Nossas unidades móveis de atendimento vão circular em todo Pernambuco, levando atendimento técnico e multidisciplinar com psicólogas, advogadas, assistentes sociais para acolher qualquer pernambucana que tenha sido vítima de violência e precise de orientação e acolhimento”, afirmou a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres, Walkíria Alves.
Estiveram presentes na solenidade a secretária de Ana Maraíza (Administração), Hercílio Mamade (chefe da Casa Militar), o comandante-geral dos Bombeiros Militar de Pernambuco, Eduardo Araripe; o comandante-geral da Polícia Militar, Ivanildo Torres; o deputado federal Túlio Gadêlha e a prefeita de Paudalho, Paulinha da Educação.
Pré-candidato a governador promoveu edição local do Chega Junto Pernambuco juntamente com um time de lideranças O pré-candidato a governador João Campos (PSB) conduziu, nesta quinta-feira (25), uma plenária regional do Chega Junto Pernambuco, iniciativa de escuta popular de sua pré-campanha. Realizado em um Clube das Pás, com foco na segunda Região Político-Administrativa (RPA2) do […]
Pré-candidato a governador promoveu edição local do Chega Junto Pernambuco juntamente com um time de lideranças
O pré-candidato a governador João Campos (PSB) conduziu, nesta quinta-feira (25), uma plenária regional do Chega Junto Pernambuco, iniciativa de escuta popular de sua pré-campanha. Realizado em um Clube das Pás, com foco na segunda Região Político-Administrativa (RPA2) do Recife, o evento contou com cerca de 20 pronunciamentos de representantes da política local, além de orientações à população sobre a inscrição na plataforma chegajuntope.com.br. As contribuições populares serão inseridas no processo de construção do plano de governo a ser apresentado durante a campanha eleitoral.
Durante a plenária, João Campos destacou a alegria de voltar ao Recife para escutar uma população que conhece de perto sua capacidade de gestão. “Meu sentimento é de muita alegria e devoção ao povo da nossa cidade. Agora chegou a hora de andar Pernambuco e mostrar ao nosso estado como é que se governa de verdade. A gente vive um tempo em que é possível separar os governos dos que prometem e dos que fazem. Eu quero ser governador de Pernambuco para acordar todo dia de manhã bem cedo e construir creche de verdade, botar a política para perto e dizer que aqui ninguém vai brigar, mas fazer indústria, trazer emprego e fazer o ensino técnico crescer de novo no nosso estado”, discursou.
O pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) disse que a caminhada com João Campos, que em três meses já passou por cerca de 60 cidades, tem sido leve e propositiva. “Tenho certeza que Pernambuco viverá dias melhores. Imaginem a parceira entre João Campos governador, Victor Marques prefeito e Lula presidente. O Recife dará a maior vitória eleitoral que um governador já teve”, avaliou.
Já o senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT) reforçou que o compromisso desse conjunto político é “transformar o prefeito que mudou a cara do Recife em governador do estado de Pernambuco”, porque ele “representa a capacidade de Pernambuco fazer muito mais”. No mesmo sentido, a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT) exaltou a nitidez ideológica da Frente Popular, que “não abre nem para um trem carregado de dinamite quando o assunto é defender Pernambuco e o Brasil”.
A senadora Teresa Leitão (PT) criticou a tentativa de aliados da governadora Raquel Lyra (PSD) de minimizar o apoio de Lula (PT) a João Campos, declarado em vídeo na semana passada. Segundo a petista, houve um esforço para reinterpretar textos e feições do presidente com o objetivo de desvirtuar uma mensagem nítida, enquanto o palanque adversário sequer está pronto para o pleito. “O time de lá não pode dizer como é que vai jogar porque a escalação está difícil. Até Neymar entrou em campo ontem e não caiu, mas a escalação lá está difícil. Aqui não. O time aqui está escalado”, afirmou.
O prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), por sua vez, lembrou que João Campos poderia ter escolhido o caminho mais fácil e seguido à frente da gestão da capital, em um mandato para o qual foi eleito com quase 80% dos votos. Ainda assim, tomou a decisão de concorrer ao Governo de Pernambuco por saber “que o povo só vai entrar no Palácio quando o time que está do lado certo estiver lá”.
Também tiveram participações os deputados Pedro Campos (PSB), Francismar Pontes (PSB) e Eriberto Filho (PSB), os vereadores Romerinho Jatobá (PSB), Rinaldo Júnior (PSB), Samuel Salazar (MDB), Tadeu Calheiros (MDB), Carlos Muniz (PSB), Júnior de Cleto (PSB), Douglas Brito (Avante), Luiz Eustáquio (PSB) e Zé Neto (PSB), o vereador licenciado e secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho (PV), e os ex-vereadores Victor André Gomes e Aline Mariano.