Sem categoria

Em estado de greve professores de Tabira anunciam volta as aulas na 2ª feira

Por Nill Júnior

GREVE

por Anchieta Santos

Os professores da rede municipal de Tabira chegam hoje ao 3º dia em estado de greve. Falando ontem a Rádio Cidade FM, as professoras Luzinete Marques, Dinalva Lima e Áurea Silva anunciaram a volta as aulas na próxima 2ª feira.

Uma nova Assembleia está programada para o dia 19 de fevereiro desde que ate lá não aconteça nenhum fato novo. A categoria alega o não cumprimento da Lei Federal 11.739, que trata do aumento de 1/3 de aulas atividade.

 Os professores esperavam para hoje uma reunião com o Prefeito Sebastião Dias que só vai acontecer na próxima 3ª feira como informou o Secretário de Administração Flávio Marques. Hoje pela manha o Prefeito Sebastião levará toda sua equipe para um encontro com o Presidente do TCE, Waldecir Pascoal.

O objetivo é discutir A Folha de Pessoal que já atingiu 62,76% quando a Lei de Responsabilidade Fiscal permite até 54%. Durante o Cidade Alerta Flávio convidou os lideres do movimento para acompanharem a delegação que vai ao Tribunal de Contas para a reunião que acontece hoje.

Outras Notícias

Zeca inaugura novo CAPSi e anuncia R$ 5,6 milhões em obras de asfalto para Arcoverde

O prefeito Zeca Cavalcanti inaugurou, na tarde desta quarta-feira (10), a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) de Arcoverde. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Siqueirinha, da secretária de Saúde, Maria Clara, da primeira-dama e secretária de Turismo, Nerianny Cavalcanti, vereadores e profissionais da rede municipal. Participaram do evento os […]

O prefeito Zeca Cavalcanti inaugurou, na tarde desta quarta-feira (10), a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) de Arcoverde. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Siqueirinha, da secretária de Saúde, Maria Clara, da primeira-dama e secretária de Turismo, Nerianny Cavalcanti, vereadores e profissionais da rede municipal.

Participaram do evento os vereadores Paulinho, Célia Galindo, João Marcos, João Taxista, Sg. Brito, Heriberto do Sacolão e Luiza Margarida.

Instalada em um espaço renovado, na rua lateral ao Hotel Olho D’Água dos Bredos, a nova unidade oferece mais conforto e acolhimento para crianças, adolescentes e suas famílias. Entre as novidades estão os atendimentos psicológicos individuais, Sala de Atendimento à Crise e atividades de arteterapia.

“Estamos entregando uma estrutura moderna, humanizada e preparada para atender nossas crianças e adolescentes com mais qualidade. É um investimento que fortalece a rede municipal de saúde e amplia o cuidado com quem mais precisa”, afirmou.

A secretária de Saúde, Maria Clara, ressaltou que a nova unidade amplia a capacidade de atendimento e fortalece o acompanhamento especializado dos usuários.

“O novo CAPSi representa um avanço importante para a saúde mental infantojuvenil de Arcoverde, oferecendo mais serviços, melhor estrutura e um atendimento cada vez mais acolhedor para as famílias”, destacou.

Na ocasião, o prefeito também anunciou novos investimentos em infraestrutura urbana. Segundo ele, foi firmado no último dia 4 um convênio superior a R$ 5,6 milhões para obras de pavimentação asfáltica em diversas ruas e avenidas do município.

“Assinamos um convênio de quase seis milhões de reais para novas obras de asfalto em Arcoverde, fruto da parceria com a governadora Raquel Lyra e do trabalho que estamos realizando para fazer Arcoverde forte novamente”, afirmou Zeca Cavalcanti.

Tuparetama e São José do Egito contemplados com projeto “Areninhas Esportivas”

Os municípios de Tuparetama e São José do Egito foram contemplados por meio da parceria com a governadora Raquel Lyra para o projeto Areninha Esportiva. Em Tuparetama,  o equipamento será construído no Bairro da Luzia. O prefeito Diógenes Patriota destacou o apoio do Deputado Kaio Maniçoba. Além da implantação da Areninha, a gestão municipal já […]

Os municípios de Tuparetama e São José do Egito foram contemplados por meio da parceria com a governadora Raquel Lyra para o projeto Areninha Esportiva.

Em Tuparetama,  o equipamento será construído no Bairro da Luzia. O prefeito Diógenes Patriota destacou o apoio do Deputado Kaio Maniçoba.

Além da implantação da Areninha, a gestão municipal já trabalha no planejamento de um futuro Complexo Esportivo Educacional para a área, beneficiando os moradores do Bairro da Luzia e de todas as comunidades do entorno. O objetivo é transformar o espaço em um grande centro de esporte, educação e convivência social.

“Essa é uma conquista muito importante para Tuparetama. Agradecemos à governadora Raquel Lyra e ao deputado Kaio Maniçoba pela parceria e pelo compromisso com nosso município. Seguiremos trabalhando para ampliar os investimentos e oferecer cada vez mais oportunidades para nossa população”, destacou o prefeito Diógenes.

 

 

Em São José do Egito,  a areninha será instalada no Riacho do Meio.

O novo equipamento contará com campo society de grama sintética, alambrado, iluminação e estrutura moderna para a prática esportiva, oferecendo mais oportunidades de lazer, integração e desenvolvimento para crianças, jovens e adultos da comunidade.

Ao anunciar a conquista, Fredson comemorou a chegada do investimento e destacou a importância do equipamento para o fortalecimento do esporte em Riacho do Meio.

“Riacho do Meio merece esse presente. Estamos falando de um equipamento moderno, que vai incentivar a prática esportiva, promover saúde, integração social e revelar novos talentos. É uma conquista muito importante para o maior distrito da nossa cidade e que será aproveitada por toda a comunidade.”

O prefeito também agradeceu à governadora Raquel Lyra pela parceria e pelos investimentos que vêm chegando ao município.

“Quero agradecer à governadora Raquel Lyra por mais essa ação em favor de São José do Egito. Raquel tem sido uma grande parceira da nossa gestão, ajudando nossa cidade a crescer com investimentos em diversas áreas, como infraestrutura, abastecimento de água, segurança, educação e esporte. Essa areninha é mais uma demonstração desse compromisso com o nosso povo.”

Brejinho conquista Selo Diamante Nacional do Sebrae

O município de Brejinho alcançou um importante reconhecimento nacional ao conquistar o Selo Diamante Nacional Sebrae, na categoria Sala do Empreendedor. A premiação foi entregue nesta quarta-feira (10), em Brasília, durante cerimônia que reuniu representantes de todo o país e destacou os municípios que mais apoiaram os pequenos negócios e ao desenvolvimento do empreendedorismo. Representando […]

O município de Brejinho alcançou um importante reconhecimento nacional ao conquistar o Selo Diamante Nacional Sebrae, na categoria Sala do Empreendedor. A premiação foi entregue nesta quarta-feira (10), em Brasília, durante cerimônia que reuniu representantes de todo o país e destacou os municípios que mais apoiaram os pequenos negócios e ao desenvolvimento do empreendedorismo.

Representando o município, participaram do evento o prefeito Gilson Bento e a secretária de Administração, Jacimone Delfino, que receberam a honraria em nome da população brejinhense.

A conquista ganha ainda mais relevância diante da ampla concorrência. Os 27 estados brasileiros participaram da seleção, mas apenas 359 Salas do Empreendedor de todo o país foram contempladas com o Selo Diamante. Em Pernambuco, somente 29 municípios alcançaram esse reconhecimento, colocando Brejinho entre os destaques estaduais e nacional.

O Selo Diamante é a mais alta certificação concedida pelo Sebrae às Salas do Empreendedor que oferecem serviços de excelência aos microempreendedores individuais, pequenos empresários e cidadãos que desejam iniciar ou fortalecer seus negócios. A avaliação considera critérios como qualidade do atendimento, gestão, oferta de serviços, capacitação e incentivo ao desenvolvimento econômico local.

Para o prefeito Gilson Bento, o prêmio é resultado do compromisso da gestão municipal com a geração de oportunidades e o fortalecimento da economia local.

“Receber o Selo Diamante Nacional é motivo de muito orgulho para todos nós. Esse reconhecimento demonstra que Brejinho está no caminho certo, investindo em políticas públicas que incentivam o empreendedorismo, apoiam os pequenos negócios e geram oportunidades para nossa população. Divido essa conquista com toda a equipe que trabalha diariamente para oferecer um atendimento de qualidade aos nossos empreendedores e com cada cidadão que acredita no potencial do nosso município”, destacou o gestor.

A comparação das pesquisas Real Time: Raquel foi de 33% para 40%; João caiu de 50% para 45%

Em 8 de abril, o instituto Real Time Big Data mostrou o prefeito do Recife, João Campos, com 50% das intenções de voto. Raquel tinha 33%. Eduardo Moura aparecia com 8%, e Ivan Moraes, com 2%. A de hoje mostrou João Campos com 45% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra registra 40%. Em seguida, […]

Em 8 de abril, o instituto Real Time Big Data mostrou o prefeito do Recife, João Campos, com 50% das intenções de voto. Raquel tinha 33%. Eduardo Moura aparecia com 8%, e Ivan Moraes, com 2%.

A de hoje mostrou João Campos com 45% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra registra 40%.

Em seguida, aparece Ivan Moraes (PSOL) com 3%. O candidato do Missão, Renan Hallais, não pontuou na pesquisa. Resumindo, Raquel foi de 33% para 40%; João caiu de 50% para 45%.

Segundo turno

No único cenário de segundo turno simulado, entre João Campos e Raquel Lyra, o ex-prefeito lidera com 46%, enquanto a atual governadora tem 41%.

Dentre os entrevistados, 6% votariam em branco ou nulo, enquanto 7% não souberam ou não responderam.

O Instituto Real Time Big Data ouviu 1.600 pessoas entre os dias 9 e 10 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa está cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo PE-09426/2026.

Real Time Big Data: Em um dos cenários, Marília e Miguel lideram corrida ao Senado

O Instituto Real Time Big Data divulgou nesta quinta-feira (11) um novo levantamento com três cenários sobre a corrida ao Senado por Pernambuco. A ex-deputada federal Marília Arraes (PDT) lidera dois deles e tem empate técnico com Miguel Coelho (União Brasil). No primeiro cenário simulado pelo instituto, Marília lidera com 26% das intenções de voto e é seguida pelo senador Humberto Costa (PT), que tem 19% pela segunda vaga à […]

O Instituto Real Time Big Data divulgou nesta quinta-feira (11) um novo levantamento com três cenários sobre a corrida ao Senado por Pernambuco. A ex-deputada federal Marília Arraes (PDT) lidera dois deles e tem empate técnico com Miguel Coelho (União Brasil).

No primeiro cenário simulado pelo instituto, Marília lidera com 26% das intenções de voto e é seguida pelo senador Humberto Costa (PT), que tem 19% pela segunda vaga à Casa Alta. Empatado tecnicamente com Costa, aparece Mendonça Filho (PL), que soma 16% e também está empatado pela margem de erro com Túlio Gadelha (PSD) e Eduardo da Fonte (PP), que têm respectivamente 13% e 12%. Paulo Rubem (Rede) fecha a lista com 4%.

Aqueles que votariam em branco ou nulo somam 4%, enquanto os indecisos, 6%.

No segundo cenário testado, Marília aparece com 25%, numericamente à frente, mas tecnicamente empatada com Miguel Coelho (União Brasil), que soma 21%. Na sequência, vêm Mendonça Filho, com 16%, Humberto Costa, com 15%, e Tulio Gadelha, com 12%, todos tecnicamente empatados pela terceira vaga. Paulo Rubem fecha novamente a lista com 4%.

Aqueles que votariam em branco ou nulo somam 3%, enquanto os indecisos, 4%.

No último cenário simulado, Marília pontua 28%, maior vantagem entre os cenários. Em seguida, vêm Humberto Costa, com 19%, Mendonça Filho, com 18%, e Tulio Gadelha, com 15%, todos tecnicamente empatados. Fernando Dueire (PSD), com 5%, e Paulo Rubem, com 4%, fecham a lista.

Os eleitores que votariam em branco ou nulo somam 4%, enquanto os indecisos, 7%.

A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 1.600 eleitores de Pernambuco, entre os dias 9 e 10 de junho. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos do próprio instituto e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo PE-09426/2026.