Sem categoria

Eduardo Campos vem à festa de João Lyra

Por Nill Júnior

IMG_0450

da Folha de Pernambuco

Após a reintegração de posse do terreno localizado no ais José Estelita iniciar rumores de falta de integração a base socialista, as principais lideranças da sigla se reúnem na fazenda Macambira, em Caruaru, na tradicional festa de São João do governador João Lyra Neto PSB). A ação policial, ocorria na última terça-feira, acabou expondo o gestor caruaruense na tentativa de preservar a imagem do prefeito o Recife, Geraldo Julio (PSB), do pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB).

Em meio ao clima de tensionamento dos últimos dias, os líderes irão se reunir com o pré-candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), em um encontro que deverá ser o termômetro do clima na coligação governista. Ontem, João Lyra Neto conversou com Eduardo ao telefone e recebeu a confirmação da sua presença. O presidenciável afirmou que iria driblar uma agenda em São Paulo para participar da festa junina.

Com os rumores de tensão entre as lideranças, a falta do cacique socialista poderia ser interpretada como um sintoma de uma suposta crise no PSB. A intenção é desfazer o burburinho em torno do assunto. O governador publicou uma nota oficial sobre a atuação do Governo do Estado na reintegração de posse do terreno. O gestor afirmou que defende o “diálogo em clima de entendimento e colaboração mútua” sobre o projeto  imobiliário e que o dever do Governo do Estado é cumprir a decisão judicial e não julgar o seu mérito. “Cumpri, integral e rigorosamente, todas as atribuições constitucionais que jurei ao tomar posse como Governador de Estado”, afirmou.

Em entrevista anteontem, o governador Eduardo Campos criticou a União pelo leilão do terreno e fez questão de destacar que as intervenções na sua administração eram feitas de forma pacífica e planejada. As colocações acabaram expondo ainda mais a figura de Lyra. Segundo a coluna Folha Painel, Eduardo teria feito críticas ao sucessor, em conversas reservadas, pela violência da Polícia Militar na desocupação do terreno. A pré-candidata a vice pela chapa socialista, Marina Silva (PSB) também não poupou João Lyra Neto e condenou a ação policial da gestão. A ex-ministra classificou como “inaceitável” e “desnecessária” atuação policial.

Nos últimos dias, Eduardo Campos e Geraldo Julio mantiveram contato com o governador João Lyra Neto. O impasse na ocupação do Cais José Estelita chegou a ser alvo das conversas das lideranças. Nos bastidores, o imbróglio é visto como uma herança da administrações do PT na Prefeitura do Recife.

Outras Notícias

Nando Reis anuncia show dia 6 de novembro na Festa de Zé Dantas, em Carnaíba

O cantor Nando Reis confirmou em sua rede social show da turnê “Pra você guardei o amor” dia 6 de novembro, em Carnaíba, dentro da Festa de Zé Dantas. O artista divulgou as datas fechadas da turnê no segundo semestre e a notícia obviamente se espalhou. Antes, em 30 de agosto estará em Garanhuns. No […]

O cantor Nando Reis confirmou em sua rede social show da turnê “Pra você guardei o amor” dia 6 de novembro, em Carnaíba, dentro da Festa de Zé Dantas.

O artista divulgou as datas fechadas da turnê no segundo semestre e a notícia obviamente se espalhou.

Antes, em 30 de agosto estará em Garanhuns. No Nordeste ainda estão Natal (5 de novembro), Recife (Clássicos do Rock Brasil) e João Pessoa (Teatro Pedra do Reino).

Pra Você Guardei o Amor”, é o espetáculo que revisita diferentes momentos de sua trajetória musical e reúne sucessos que marcaram gerações de fãs da música brasileira.

Com uma carreira consolidada ao longo de décadas, o ex-Titãs Nando construiu uma das discografias mais respeitadas do país, acumulando canções que se tornaram trilha sonora da vida de milhares de pessoas.

Diogo Moraes reforça parceria com João Campos durante agendas em Sertânia e Arcoverde

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) cumpriu uma intensa agenda política neste domingo (21), ao lado do pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos. A primeira agenda aconteceu em Sertânia, onde Diogo esteve ao lado de João Campos, do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa, da ex-deputada federal Marília Arraes e do senador Humberto Costa, que […]

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) cumpriu uma intensa agenda política neste domingo (21), ao lado do pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos.

A primeira agenda aconteceu em Sertânia, onde Diogo esteve ao lado de João Campos, do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa, da ex-deputada federal Marília Arraes e do senador Humberto Costa, que despontam entre os nomes na disputa pelo Senado Federal em 2026.

O encontro também contou com a participação do ex-prefeito Ângelo Ferreira, importante liderança política da região, e o deputado federal Pedro Campos.

“Durante a agenda, o grupo reforçou a união das forças políticas comprometidas com o desenvolvimento de Pernambuco, ouvindo a população e debatendo ações e projetos voltados para o futuro do Estado e dos municípios sertanejos”, diz em nota.

Na sequência, Diogo Moraes seguiu para Arcoverde, onde participou da tradicional Caminhada do Forró, um dos eventos mais marcantes do calendário junino da cidade. Ao lado de João Campos, da ex-prefeita Madalena Britto e do deputado Felipe Carreras, o parlamentar acompanhou de perto a manifestação cultural, reencontrando lideranças e conversando com moradores e visitantes.

Para Diogo Moraes, os encontros reforçam a importância da proximidade com a população e da construção de um projeto coletivo para Pernambuco. “Foi um domingo de muito diálogo, reencontros e fortalecimento de parcerias. Ao lado de João Campos, Carlos Costa, Marília Arraes, Humberto Costa, Ângelo Ferreira e Madalena Britto, reafirmamos nosso compromisso de trabalhar por um Pernambuco cada vez mais forte, ouvindo as pessoas e construindo caminhos para o futuro”, destacou o deputado.

Raquel Lyra percorreu 2.800 quilômetros em giro pelo Sertão

Ao cumprir agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, a governadora Raquel Lyra percorreu mais de 2.800 quilômetros. Raquel esteve em Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Araripina e Bodocó. Desse giro, seguiu para o Pajeú. Chamou a atenção a intensidade da agenda na sexta. Raquel esteve em Triunfo no início da tarde, seguiu para Tuparetama e de […]

Ao cumprir agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, a governadora Raquel Lyra percorreu mais de 2.800 quilômetros.

Raquel esteve em Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Araripina e Bodocó. Desse giro, seguiu para o Pajeú.

Chamou a atenção a intensidade da agenda na sexta. Raquel esteve em Triunfo no início da tarde, seguiu para Tuparetama e de lá,  para Sertânia,  em agendas emendadas. Em Sertânia,  a agenda terminou à noite. Ela ainda seguiu para o São João de Petrolina e amanheceu na importante cidade sertaneja.

Segundo nota da comunicação institucional do governo,  nessas agendas foram entregues mais de R$ 100 milhões em obras ligadas a água, educação e segurança.

Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões.

Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina.

Houve avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo.

Nossa resposta é trabalho, transparência e contas em dia”, diz Dr. Ismael após fake news sobre a previdência de Santa Cruz

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, rebateu informações falsas que vêm sendo divulgadas em um perfil nas redes sociais sobre a situação previdenciária do município, afirmando que os pagamentos dos aposentados estariam atrasados. Segundo o gestor, os conteúdos distorcem informações para tentar enganar a população. De acordo com apuração da equipe […]

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, rebateu informações falsas que vêm sendo divulgadas em um perfil nas redes sociais sobre a situação previdenciária do município, afirmando que os pagamentos dos aposentados estariam atrasados. Segundo o gestor, os conteúdos distorcem informações para tentar enganar a população.

De acordo com apuração da equipe jurídica do município, o conteúdo divulgado se baseia em um relatório do Ministério da Previdência Social que trata de débitos herdados da gestão anterior. Conforme os registros, a administração passada parcelou R$ 1,1 milhão em contribuições previdenciárias atrasadas, mas deixou mais de R$ 600 mil sem parcelamento. Esse valor foi regularizado pela atual gestão em 2025.

“Quem faz isso não está preocupado com o futuro de Santa Cruz da Baixa Verde nem com o bem-estar das pessoas. O objetivo é gerar confusão e transformar a mentira em instrumento de disputa política”, afirmou o prefeito.

Dr Ismael destacou ainda que “os servidores estão em dia, as contribuições previdenciárias estão sendo recolhidas regularmente e o débito referente ao pagamento dos aposentados deixado de 2024 pela gestão anterior foi quitado pela nossa gestão em 2025. Estamos fazendo exatamente o contrário do que tentam espalhar: estamos organizando as contas e fortalecendo a previdência municipal”, ressaltou.

O prefeito também explicou que a gestão vem antecipando parcelas de acordos previdenciários para garantir ainda mais segurança financeira ao sistema.

“Já temos parcelas pagas de competências previstas para 2029 e 2030. Isso demonstra responsabilidade, planejamento e zelo com o dinheiro público. Quem espalha essas mentiras tenta provocar insegurança nas pessoas, mas os fatos mostram exatamente o contrário”, disse.

“Estamos tão comprometidos com a segurança dos nossos aposentados que já temos parcelas pagas das competências previstas para os anos de 2029 e 2030. Isso demonstra responsabilidade, planejamento e zelo com o dinheiro público. Quem espalha essas mentiras tenta provocar insegurança nas pessoas, mas os fatos mostram exatamente o contrário”, disse.

Para Dr. Ismael, a disseminação de informações falsas representa um desserviço à população.

“Enquanto algumas pessoas gastam tempo produzindo fake news e alimentando a politicagem, nossa gestão continua trabalhando. Estamos focados em cuidar das pessoas, realizar ações que melhoram a vida da população e administrar o município com verdade, honestidade e transparência”, concluiu.

Desabafo de Petrúcio Amorim prova método ao sufocar cultura em nome dos mega cachês

No comentário ddas 12h desta segunda-feira (22/06), o jornalista Nill Júnior fala sobre a descaracterização cultural das festividades juninas na região. Exemplo principal, o tratamento da Prefeitura de Caruaru ao cantor e compositor Petrúcio Amorim, autor de tantos sucessos juninos e filho da terra. Aos poucos, grandes nomes que sempre fizeram a verdadeira Festa Junina, […]

No comentário ddas 12h desta segunda-feira (22/06), o jornalista Nill Júnior fala sobre a descaracterização cultural das festividades juninas na região.

Exemplo principal, o tratamento da Prefeitura de Caruaru ao cantor e compositor Petrúcio Amorim, autor de tantos sucessos juninos e filho da terra.

Aos poucos, grandes nomes que sempre fizeram a verdadeira Festa Junina, estão sendo tirados do palco principal porque artistas de outros estilos – como pagode, sertanejo e até Roberto Carlos – tomaram conta da festa com a conivência do prefeito Rodrigo Pinheiro.

Segundo o jornalista, Petrúcio não vlta mais à grade do São João de Caruaru exatamente porque fez a reclamação. “Rodrigo é vingativo e já barrou rádio de espaço oficial e artistas que reclamaram em outros momentos”.