Dilma Rousseff: “Nós escancaramos as portas para as oportunidades”
do JC Online
Na terra do ex-governador Eduardo Campos (PSB), seu adversário na disputa nacional de outubro, a presidente Dilma Rousseff (PT) pareceu bastante à vontade para exaltar a “menina dos olhos” da sua gestão: o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Diante de uma plateia festiva e animada com mais de mil formandos, ela tomou para si o feito: “Não é que nós abrimos as portas das oportunidades. Nós escancaramos as portas!”.
A presidente Dilma tem sido criticada, inclusive pelo ex-aliado Eduardo Campos, por não ter apresentado à geração do Bolsa Família oportunidades de evolução. Ao defender o programa, criado em 2011, que oferece ensino técnico e profissionalizante aos jovens gratuitamente, a presidente procurou se contrapor aos adversários que vão enfrentá-la no pleito de deste ano. “Estou aqui porque primeiro: isso é muito importante para vocês. Mas também porque nós fizemos uma parceria muito importante, entre governo e vocês. Nós demos a oportunidade, nós construímos a oportunidade. E vocês usaram a oportunidade”, bradou.
Sob aplausos, a presidente chegou às 17h30 ao evento de formatura, no pavilhão do Centro de Convenções, acompanhada do governador João Lyra (PSB). Mas antes disso, o público já se mostrava ansioso e vibrante. Com direito a balões coloridos, teve gente até que dançou embalado por forró e samba.
Quando a presidente lembrou a trajetória do ex-presidente Lula, os formandos ficaram ainda mais exaltados. “Não tem como não falar de um pernambucano ilustre. O primeiro diploma que ele teve foi de torneiro mecânico. O segundo: de Presidente da República. Vocês são da tradição do Lula, do exemplo do Lula e isso é muito importante”, lembrou.
Ao anunciar o Pronatec 2.0 para o próximo dia 18, Dilma afirmou: “Tem que continuar!”. “Nós só vamos ser uma nação desenvolvida se houver milhões como vocês. Só assim nós seremos uma nação desenvolvida”, disse. João Lyra não discursou porque estava afônico. Além de Dilma, discursaram o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), que elogiou e agradeceu a presidente, e o ministro da Educação, Henrique Paim.