Dilma e Campos trocam elogios em evento da Petrobras em Pernambuco
Por Nill Júnior
A presidente Dilma Rousseff e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, trocaram elogios em cerimônia de inauguração da plataforma P-62, da Petrobras, em Ipojuca (PE). Campos é possível candidato à Presidência da República pelo PSB, partido que deixou a base do governo em 2013. Dilma deve concorrer à reeleição.
Afirmando que esta poderia ser a última ocasião na qual receberia, como governador, a presidente em território pernambucano, ele disse que queria “trazer as palavras de boas-vindas”.
“Temos consciência de que para alguns este seria um momento diferente do que está sendo. Poderia ser entendido como um encontro entre quadros políticos que amanhã podem viver, poderão viver, legitimamente, uma disputa democrática”, afirmou.
Em seguida, disse que o contexto era outro. “Este é o encontro de uma presidenta eleita democraticamente pelo povo brasileiro e de um governador reeleito pelo seu povo que sabem o tamanho da institucionalidade, que sabem o dever que têm com o Brasil e que sabem separar o interesse público do interesse da disputa politica”, declarou.
Ele disse ter respeito pela presidente, e tê-la como “uma pessoa honrada” que ajudou a “construir o Brasil que temos hoje” e estendeu os cumprimentos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A fala da presidente Dilma Rousseff foi mais curta, mas também incluiu elogios ao governador pernambucano. “Queria cumprimentar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, agradecer a recepção fraterna, o alto nível das relações que sempre pautaram a nossa convivência”, afirmou.
Novo espaço será utilizado pelos cursos de Medicina e Medicina Veterinária e reforça a estrutura de apoio ao ensino superior no município A Câmara Municipal de Sertânia inaugura, nesta quinta-feira (30), o Prédio Anexo II da Casa Corina Lins de Siqueira. A solenidade está marcada para as 10h e marcará a entrega do novo espaço […]
Novo espaço será utilizado pelos cursos de Medicina e Medicina Veterinária e reforça a estrutura de apoio ao ensino superior no município
A Câmara Municipal de Sertânia inaugura, nesta quinta-feira (30), o Prédio Anexo II da Casa Corina Lins de Siqueira. A solenidade está marcada para as 10h e marcará a entrega do novo espaço que será destinado às atividades da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O anexo será utilizado pelos cursos de Medicina e Medicina Veterinária da instituição, ampliando a infraestrutura de apoio ao ensino superior no município e fortalecendo a parceria entre a Câmara Municipal e a universidade.
De acordo com o Presidente da Câmara, Vando do Caroá, a iniciativa representa mais um avanço para o fortalecimento do Poder Legislativo, além de contribuir para a ampliação dos serviços oferecidos à população por meio da cooperação com a UFPE.
A cerimônia de inauguração será aberta ao público e contará com a participação de autoridades, representantes da universidade, estudantes, professores e membros da comunidade. O evento marcará oficialmente o início das atividades do novo anexo, que passa a integrar a estrutura de apoio aos cursos ofertados pela UFPE em Sertânia.
Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira, 30 de julho, mostra como está a disputa para o governo do Ceará. Na pesquisa estimulada, aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Ciro Gomes (PSDB) aparece com 43% das intenções de voto, enquanto o governador Elmano de Freitas (PT) aparece com 33%. A pesquisa testou […]
Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira, 30 de julho, mostra como está a disputa para o governo do Ceará.
Na pesquisa estimulada, aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Ciro Gomes (PSDB) aparece com 43% das intenções de voto, enquanto o governador Elmano de Freitas (PT) aparece com 33%.
A pesquisa testou o cenário de primeiro turno com sete pré-candidatos. Diferente da primeira pesquisa Quaest no Ceará, realizada no mês de abril, desta vez foi testado apenas um candidato do PT, o atual governador Elmano de Freitas.
Para 48% dos eleitores ouvidos pela Quaest, a escolha do voto para governador ainda pode mudar. Outros 51% consideram a decisão definitiva.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 1.002 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 28 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número CE-09277/2026.
Menos de 24 horas depois do ex-aliado Rivelton Santos ter creditado à saída da esposa, Luciana Valquiria, da coordenação da Atenção Básica, para deixar a Frente Popular depois de 27 anos, o Secretário de Saúde Arthur Amorim, possível pivô do remanejamento, se manifestou. Foi no programa institucional da prefeitura de Afogados da Ingazeira. Ele defendeu […]
Menos de 24 horas depois do ex-aliado Rivelton Santos ter creditado à saída da esposa, Luciana Valquiria, da coordenação da Atenção Básica, para deixar a Frente Popular depois de 27 anos, o Secretário de Saúde Arthur Amorim, possível pivô do remanejamento, se manifestou. Foi no programa institucional da prefeitura de Afogados da Ingazeira.
Ele defendeu que os resultados só vêem quando “se é grato, correto e honesto com a consciência”.
“Por isso é importante a gente falar sobre linha, linhagem. Gratidão não é pra todos. Oportunidade se dá, e você tem que abraçar essa oportunidade”, disse, sem citar nomes, agradecendo a José Patriota e Sandrinho Palmeira pelas oportunidades.
O presidente nacional do PSB, João Campos, reafirmou nesta quarta-feira (29), durante o congresso eleitoral do partido, em Brasília, o compromisso com a chapa formada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin nas eleições de 2026. Em discurso diante de duas centenas de dirigentes do país inteiro, ele destacou a […]
O presidente nacional do PSB, João Campos, reafirmou nesta quarta-feira (29), durante o congresso eleitoral do partido, em Brasília, o compromisso com a chapa formada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin nas eleições de 2026.
Em discurso diante de duas centenas de dirigentes do país inteiro, ele destacou a solidez da aliança e convocou a militância socialista para a campanha.
O encontro oficializou a participação do PSB na coligação que apoiará a candidatura de Lula à reeleição, com Alckmin novamente compondo a chapa como candidato à vice-presidência da República. Também foi aprovada a indicação de representantes legais e de delegados partidários.
João Campos lembrou a participação do PSB na coligação vitoriosa de 2022 e afirmou que Geraldo Alckmin é “o melhor nome do Brasil para ocupar a vice-presidência da República”.
“Quando fomos atacados por nações estrangeiras que tentavam atingir a nossa soberania e o nosso povo, Alckmin esteve junto. E o PSB, mais uma vez, assim como em 2022 construiu uma relação vitoriosa com o povo brasileiro na coligação que garantiu a vitória eleitoral, fico muito feliz de ter sido um partido que lutou a favor do povo e pelo fortalecimento do nosso governo”, afirmou.
O partido participa diretamente da construção de palanques em mais de 14 estados e estará ao lado do presidente Lula nas 27 unidades da Federação durante a campanha presidencial, ressaltou o presidente do PSB. João Campos projetou ainda o crescimento da bancada socialista no Congresso Nacional.
“Nós teremos uma bancada no Congresso Nacional que terá, no mínimo, o dobro do tamanho da bancada atual. Nós temos uma chance muito importante de ser um partido que vai conquistar a maior participação na bancada federal desta eleição”, afirmou.
“A gente está recebendo o maior presidente da história do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alguém que merece todas as homenagens. Alguém que, se não fosse a sua capacidade, talvez nós não estivéssemos discutindo a liberdade democrática no dia de hoje”, afirmou.
“Alguém que conseguiu sair do semiárido nordestino, da zona rural de Caetés, para mudar a história do nosso país. Para conseguir inspirar uma geração inteira e construir um Brasil mais justo. Um Brasil que saiu do mapa da fome, que gerou oportunidades de emprego, que ampliou o acesso ao ensino universitário e levou formação para os filhos dos trabalhadores e das trabalhadoras do nosso país”, prosseguiu João Campos.
Durante seu discurso, o presidente do PSB enfatizou ainda que a força do partido está espalhada por todo o país, “pelas ruas do Brasil” e que o PSB tem quadros qualificados para “fazer história” nas eleições de 2026. “A grande parte dos nossos filiados não está hoje aqui nesse auditório. Nossos filiados estão pelas ruas do Brasil, pelos diretórios que toda essa turma de dirigentes conseguiu construir para fazer do PSB um partido que crescerá de forma significativa nas eleições deste ano”, ressaltou.
O ex-prefeito de Recife reafirmou ainda que disputará o governo de Pernambuco em 2026 e disse que trabalhará para construir “um grande estado” e contribuir para uma “grande vitória no Brasil”.
A governadora e pré-candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), concluiu mais um dia de vistoria a obras, nesta quarta-feira (29). Em Caruaru, no Agreste, os equipamentos visitados totalizam mais de R$ 43,7 milhões, com destaque para uma nova escola no Loteamento Xique-Xique e uma creche no Alto do Moura. “Caruaru tinha um grande vazio da […]
A governadora e pré-candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), concluiu mais um dia de vistoria a obras, nesta quarta-feira (29).
Em Caruaru, no Agreste, os equipamentos visitados totalizam mais de R$ 43,7 milhões, com destaque para uma nova escola no Loteamento Xique-Xique e uma creche no Alto do Moura.
“Caruaru tinha um grande vazio da educação, por não conseguir investimentos para fazer obras. Agora, a gente chegou junto e está levando mais educação, saúde e estrutura para a população. Cada centavo investido e cada tijolo colocado no lugar significa que nós estamos mudando a vida dos pernambucanos e pernambucanas, e vamos continuar trabalhando”, destacou Raquel.
A gestora visitou ainda as intervenções de pavimentação e drenagem da Av. Mãe Rainha (antiga Rua da Lata), a construção do novo 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, no bairro Pinheirópolis, e uma das Areninhas, localizada na Vila Andorinha.
Acompanharam a governadora nas visitas o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, o deputado federal Fernando Monteiro (PSD), os deputados estaduais Joãozinho Tenório (PSD) e Edson Vieira (Podemos), além de vereadores e lideranças locais.