Deputado Júlio Cavalcanti destaca importância de preservar patrimônio de Jenipapo, em Sanharó
O deputado Júlio Cavalcanti (PTB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado, na tarde desta segunda-feira (16), para destacar a importância de investir na preservação do patrimônio histórico e arquitetônico do distrito de Jenipapo, no município de Sanharó, no Agreste do Estado.
O distrito de Janipapo possui um enorme potencial turístico. A principal capela da localidade foi construída em 1806. Inspirada na arquitetura barroca, a capela apresenta hoje os mesmos traços arquitetônicos, mantendo-se preservada. A casa-grande, construída na mesma época, também é considerada um dos maiores patrimônios de Jenipapo. Desde 2005, a casa-grande pertence à prefeitura de Sanharó. Já a Capela está sob a administração da Arquidiocese de Pesqueira.
“Apesar de tamanha riqueza arquitetônica e histórica que possuem, nem a capela e nem a casa-grande foram tombadas como patrimônio histórico cultural pela Fundarpe (Fundação de Patrimônio Artístico Histórico e Cultural de Pernambuco). A prefeitura já fez a inscrição no órgão e aguarda há anos o andamento do processo. Também é necessário obras de restauração nas duas construções bicentenárias”, afirmou o deputado em seu pronunciamento.
Segundo Júlio Cavalcanti, outro fato que entristece a população local é a promessa, ainda não cumprida por parte do Governo do Estado, de pavimentar a estrada que dá acesso ao distrito de Jenipapo. O Governo prometeu a obra ainda na primeira gestão de Eduardo Campos, há oito anos. No início deste ano a licitação foi realizada para a pavimentação de trechos que ligam Sanharó a Jenipapo e Sanharó a Mulungu, ambos com 12km de extensão. Mas a ordem de serviço não foi assinada.
Nesse domingo (15), Júlio Cavalcanti participou das comemorações em homenagem a Santo Antônio, padroeiro de Jenipapo. Ao lado do prefeito de Sanharó, Fernandinho, do vice-prefeito Artur Consorcios, e do ex-prefeito César Augusto de Freitas, o parlamentar presenciou uma festa linda rica culturalmente.