Sem categoria

Debate das Dez: a limpeza dos bairros de Afogados da Ingazeira

Por Nill Júnior

J

Hoje (10), nos estúdios da Pajeú o secretário de obras e infraestrutura Silvano Brito (Bobinha), a secretária de Assistência Social, Joana D’Arc e lideres comunitários dos bairros de Afogados da Ingazeira, falaram sobre o mutirão de limpeza que está sendo realizado em vários pontos da cidade.

Questões como: o andamento do mutirão, a colaboração das pessoas e a coleta por parte da prefeitura, foram os temas discutidos durante o Debate.

Silvano disse que é um trabalho conjunto entre a Secretaria de Obras e Infraestrutura com a Secretaria Social do município, onde a primeira entra com o suporte, fornecendo máquinas, equipamentos e materiais.

Silvano disse também que estão havendo algumas falhas na coleta das sacolas de lixo, mas que lhe foi passado uma relação dos pontos onde serão juntadas essas sacolas para que ele possa providenciar a coleta.

Joana disse que “O Meu Bairro é Uma Limpeza” é um programa do governo municipal e que este ano está na segunda etapa tendo sido feita a primeira no ano de 2013, disse ainda que é coordenado pela Secretaria de Assistência Social juntamente com a Secretaria de Obras e todos os representantes dos bairros.

Joana disse que esta segunda etapa teve inicio no dia 03 de fevereiro e conta com a colaboração de 121 mulheres mais os representantes dos bairros chegando assim a 150 pessoas no total trabalhando efetivamente na limpeza dos bairros.

Joana disse também que por se tratar de uma questão de saúde pública, Madalena Brito e Artur Amorim estão fazendo um trabalho de sensibilização para que os PSFs, os postos e unidades de saúde passem a se envolver de forma direta.

Joana disse que a meta do governo é que os bairros se mantenham limpos e que para isso conta-se com todo o empenho e compromisso das pessoas envolvidas.

Joana disse que é muito difícil contar com a colaboração dos moradores.

“A saída é essa, há uma semana que estamos fazendo uma coleta significativa do lixo, mas os moradores não estão colaborando, se limpa, mas é só a gente virar as costas que eles vão lá e jogam de novo”, desabafou Joana.

Joana disse que é uma questão de educação e que irá ser feita uma campanha de conscientização, junto com as escolas, com o governo e com os PSFs.

“A saída é a conscientização”, disse Joana.

Infraestrutura

Aproveitando a presença do secretário de obras e infraestrutura nos estúdios da Pajeú, Evandro Lira, O Secretário do Povo, trouxe à pauta o drama dos moradores de algumas ruas do bairro São Francisco, que estão sofrendo com ruas alagadas, esgoto a céu aberto, ruas intransitáveis e verdadeiros barreiros de esgoto.

Evandro entrevistou alguns moradores da rua Cândido Pedro, que estão revoltados com a situação em que estão tendo que conviver.

Silvano falou sobre os problemas que os moradores estão enfrentando e disse quais serão as soluções que a Secretaria irá tomar diante disso. Veja no vídeo abaixo:

Os representantes dos bairros reclamaram da postura de uma grande parte da população que não ajudam na limpeza da cidade e que ao contrário, jogam lixo em lugares indevidos e colocam-no fora do dia ou do horário da coleta passar.

O que ficou muito evidente durante o debate, foi que esta faltando uma maior conscientização por parte da população que ao tentar se livrar do lixo de dentro de suas casas sujam a cidade causando um grande transtorno para todos, pois junto com o lixo proliferam-se insetos e animais como baratas e ratos, que por sua parte espalham vários tipos de doenças.

Clique aqui e ouça o debate na íntegra

Do Portal Pajeú Rádio Web

Outras Notícias

TV Viva confirma atentado contra apresentador

Detentora de cargo comissionado de Araripina comemorou agressão nas redes sociais  A TV Ativa do Araripe informou em nota que o apresentador Zé Silva, de 48 anos, foi vítima de uma emboscada nesta terça-feira (5), em Trindade-PE. Zé estava em atividade, acompanhado de um colega da emissora, quando foi rendido por quatro homens encapuzados. Durante […]

Detentora de cargo comissionado de Araripina comemorou agressão nas redes sociais 

A TV Ativa do Araripe informou em nota que o apresentador Zé Silva, de 48 anos, foi vítima de uma emboscada nesta terça-feira (5), em Trindade-PE.

Zé estava em atividade, acompanhado de um colega da emissora, quando foi rendido por quatro homens encapuzados. Durante a ação, ele foi agredido na testa e na nuca. Os suspeitos levaram o celular dele e a chave do carro da TV, mas o veículo não foi levado.

Após o ocorrido, Zé Silva foi socorrido para a UPA de Trindade e transferido para Ouricuri-PE, onde se encontra na sala vermelha, aguardava exames. Ele estava consciente e conversando normalmente.

“A TV Ativa agradece todas as mensagens de apoio, solidariedade e preocupação. Qualquer nova informação será divulgada apenas pelos canais oficiais da emissora”.

“Bem feito”, diz detentora de cargo comissionado de Araripina 

Enquanto o Estado se une em solidariedade ao repórter Zé Silva, vítima de um espancamento brutal, cenas lamentáveis surgiram nos comentários das redes sociais. Segundo a Folha de Araripina, cargos comissionados foram flagrados ironizando e comemorando a agressão sofrida pelo comunicador.

Entre os registros que circulam, destacam-se comentários de deboche feitos por pessoas que ocupam cargos de confiança na gestão municipal, como é o caso de Whandra Carla Gomes Alencar @whandra_alencar22 , atual Coordenadora de Conferências da Secretaria de Finanças. A postura de rir de uma tentativa de homicídio não fere apenas a ética profissional de um servidor, mas atenta contra a humanidade e o respeito à liberdade de imprensa.

Nos posts ela escreveu: “tá pensando que Trindade é Araripina? Bem feito! Kd Raimundo Pimentel? Já foi socorrer ele?” Raimundo Pimentel faz oposição ao atual prefeito, Evilásio Mateus, que tinha sua gestão questionada no canal TV Ativa. No próprio post ela ironiza: “vou já chorar”.

“A sociedade espera que o serviço público seja pautado pela civilidade, e não pelo aplauso à violência”, diz a Folha de Araripina.

O caso levanta suspeitas de perseguição política.

Com pouco mais de 45 mil seguidores, o canal traz notícias populares de grande engajamento, traz o profissional fazendo publicações publicitárias como personagem central e uma característica política: parte de suas postagens criticam as gestões Helbinha Rodrigues no município de Trindade e Evilásio Mateus em Araripina.

Não há como fazer ligação entre seus questionamentos e o episódio no momento, mas essa não é uma possibilidade descartada. As notícias do canal documentam fatos do cotidiano que geram engajamento e por elas, não é possível identificar mais suspeitos. A Polícia investiga se há possibilidade de alguma motivação pessoal.

De toda forma, o episódio exige apuração detalhada das autoridades.

https://www.instagram.com/p/DX-IrCrD5Ge/?igsh=MWQ3OHhzZTgwb2Npaw==

Motorista que atropelou e matou cão em Serra Talhada se apresenta, é ouvido e liberado

O motorista de van que faz viagens a Serra Talhada e atropelou um cãozinho que estava deitado no estacionamento de um posto de gasolina em Serra Talhada se apresentou à Delegacia na Capital do Xaxado. Segundo imagens que circularam nas redes sociais ele quis aproveitar que o sinal estava fechado ao manobrar seu veículo na […]

O motorista de van que faz viagens a Serra Talhada e atropelou um cãozinho que estava deitado no estacionamento de um posto de gasolina em Serra Talhada se apresentou à Delegacia na Capital do Xaxado.

Segundo imagens que circularam nas redes sociais ele quis aproveitar que o sinal estava fechado ao manobrar seu veículo na área do Posto e atropelou o animal.

Na Delegacia, disse que não viu o animal. O ato de negligência, que envolveu tentativa de driblar o sinal de trânsito e ainda matar o animal teve grande repercussão. O cão comunitário que vivia no posto teve seu crânio esmagado.

Segundo a Polícia Civil, agentes já se preparavam para buscar o autor, mas ele se apresentou na delegacia de Serra Talhada, onde foi instaurado um inquérito. O motorista foi liberado e a investigação prossegue, segundo a Polícia.

Quem diria: Afogados Futebol Clube vai voltar a disputar Primeira Divisão

O Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, anunciou ao lado do Diretor do Afogados Futebol Clube que a equipe disputará a elite do futebol Pernambucano. Nada de Série A2. O clube disputará a Primeira Divisão, que começa em outubro. “Estamos na elite do Futebol Pernambucano. Nosso diretor Márcio Araújo, participou do Conselho Arbitral […]

O Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, anunciou ao lado do Diretor do Afogados Futebol Clube que a equipe disputará a elite do futebol Pernambucano.

Nada de Série A2. O clube disputará a Primeira Divisão, que começa em outubro.

“Estamos na elite do Futebol Pernambucano. Nosso diretor Márcio Araújo, participou do Conselho Arbitral da competição. Fica ligado que o primeiro turno já começa em Outubro!” – informou o clube nas redes sociais. A outra reunião do conselho arbitral será dia 8 de agosto, para definir outros detalhes.

Detalhe: o Afogados Futebol Clube havia sido rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Pernambucano (Série A2) após uma campanha irregular no estadual de 2025, confirmada com resultados negativos na fase decisiva. A equipe, conhecida como “Coruja do Sertão”, enfrentou dificuldades financeiras e técnicas, resultando em um elenco limitado, o que havia levado à queda.

Segundo Márcio Araújo, a Federação está extinguindo as séries A2 e A3 que não estão vingando. “Ele criou um Primeiro Turno com 28 equipes que ainda serão totalmente definidas em uma segunda reunião. Todo mundo agora é Série A”.

De todos os clubes, três se classificam para enfrentar os sete que ficaram na elite, Sport, Santa Cruz, Náutico, Maguary, Retrô, Decisão e Jaguar.

O primeiro turno se chamará “Forró” e o Segundo Turno, “Frevo”.

O Campeonato deve começar dia 11 de outubro. “Vamos correr atrás dos parceiros pra Coruja voltar e quem sabe ficar no top 3 e ter dias de glória”. O clube é presidido pelo hoje Digital Influencer João Nogueira.

Parecer prévio é aprovado e processo de cassação contra Luciano Pacheco tem andamento

A Câmara Municipal de Arcoverde realizou nesta terça-feira (5) a sessão extraordinária que definiu os próximos passos do pedido de cassação envolvendo o presidente da Casa, Luciano Pacheco. Convocada por maioria dos vereadores com base na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno, a sessão teve como pauta exclusiva a apresentação do parecer prévio […]

A Câmara Municipal de Arcoverde realizou nesta terça-feira (5) a sessão extraordinária que definiu os próximos passos do pedido de cassação envolvendo o presidente da Casa, Luciano Pacheco.

Convocada por maioria dos vereadores com base na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno, a sessão teve como pauta exclusiva a apresentação do parecer prévio sobre a denúncia. O documento indicou que o processo político-administrativo será aberto.

Com a deliberação do plenário, foi instaurada a Comissão Processante, formada por Walmir Santos de Brito (Sgt. Brito), na presidência, João Marcos, como relator, e João Heriberto, como membro. Os três foram sorteados e terão a responsabilidade de conduzir o processo, reunir provas, ouvir testemunhas e elaborar o relatório final que será submetido ao plenário.

Para cassação do mandato será necessário o apoio de dois terços dos vereadores. O cenário indica que há número para alcançar os dois terços.

Prefeito de Afogados da Ingazeira é diagnosticado com pneumonia e terá que despachar de casa por uma semana

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB), cancelou a participação no Debate das Dez da próxima quinta-feira na Rádio Pajeú. Sandrinho foi internado no Hospital Regional Emília Câmara, sendo submetido a exames. A princípio o quadro é de início de uma pneumonia. Ele foi liberado, mas ficará oito dias de repouso em casa, […]

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB), cancelou a participação no Debate das Dez da próxima quinta-feira na Rádio Pajeú.

Sandrinho foi internado no Hospital Regional Emília Câmara, sendo submetido a exames.

A princípio o quadro é de início de uma pneumonia. Ele foi liberado, mas ficará oito dias de repouso em casa, sem despachar na prefeitura ou tendo agendas públicas.

Veja nota da Prefeitura:

Após alguns dias com um quadro de tosse persistente, o Prefeito Sandrinho Palmeira foi atendido na noite desta terça no hospital regional Emília Câmara, onde foi diagnosticado, pelos médicos, um quadro de pneumonia.

Após a avaliação, e devidamente medicado, o Prefeito Sandrinho cumprirá, por recomendação médica, um repouso monitorado de oito dias. Nesse período ele despachará as questões administrativas de casa.