Sem categoria

Conversa de pé de ouvido com Eduardo ajudou a trazer PMs para Pajeú. Mas promotor quer mais

Por Nill Júnior
Capitão Ivaldo, este blogueiro e o promotor Lúcio Luiz Almeida Neto.
Debate das Dez: Capitão Ivaldo, este blogueiro e o promotor Lúcio Luiz Almeida Neto.

O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto afirmou no Debate das Dez de hoje que o recente anúncio do reforço de quase 30 PMs para a área do 23º BPM, todos nativos da região, ainda não satisfaz completamente o MP, diante das carências da área.

A posição de Lúcio é reforçada pelo Capitão Ivaldo, responsável pelo policiamento em algumas áreas do Batalhão. Ele  informou que hoje o contingente do 23º BPM conta com 285 policiais. “Desses, apenas 215 atuam nas ruas o que esta longe do efetivo previsto para o ano de 2014” afirmou.

O 23º BPM, que atende 10 municípios, nasceu com previsão de 607 policiais. Hoje, deveriam estar atuando 467 PMs. O Batalhão tem atualmente portanto, menos da metade.

Isso faz o promotor dizer ainda não está plenamente satisfeito. Além de mais 19 PMs nativos da região cujos nomes serão encaminhados ao governo para o mesmo processo, ele quer reforço de mais trabalhadores.  “Esse debate a gente tem que travar. A gente tem uma argumentação lógica e coerente, é uma luta justa. Não podemos ter medo de desagradar ninguém”, se referindo ao fato de que mencionou que Salgueiro tem um excesso de contingente que poderia ser transferido para Afogados.

Já conversou com Lyra: o promotor já foi atrás na última sexta, em plena posse, do atual governador João Lyra. “Ele se mostrou muito solícito e aberto ao diálogo e disse que em breve irá nos receber para debater as outras questões pautadas no documento”.

foto 2
Lúcio falando a Eduardo na sua última vinda a Afogados: cobrando ao pé do ouvido

No pé do ouvido : O promotor deu detalhes da conversa com Eduardo Campos que acabou gerando a decisão de trazer quase trinta PMs para a região. Segundo Lúcio Campos foi atencioso. O promotor recebeu na conversa reforço de prefeitos da região. Como e vê nas fotos a que o blog teve acesso (acima), a conversa ao pé do ouvido de Eduardo deu resultado…

Outras Notícias

Raquel Lyra percorreu 2.800 quilômetros em giro pelo Sertão

Ao cumprir agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, a governadora Raquel Lyra percorreu mais de 2.800 quilômetros. Raquel esteve em Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Araripina e Bodocó. Desse giro, seguiu para o Pajeú. Chamou a atenção a intensidade da agenda na sexta. Raquel esteve em Triunfo no início da tarde, seguiu para Tuparetama e de […]

Ao cumprir agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, a governadora Raquel Lyra percorreu mais de 2.800 quilômetros.

Raquel esteve em Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Araripina e Bodocó. Desse giro, seguiu para o Pajeú.

Chamou a atenção a intensidade da agenda na sexta. Raquel esteve em Triunfo no início da tarde, seguiu para Tuparetama e de lá,  para Sertânia,  em agendas emendadas. Em Sertânia,  a agenda terminou à noite. Ela ainda seguiu para o São João de Petrolina e amanheceu na importante cidade sertaneja.

Segundo nota da comunicação institucional do governo,  nessas agendas foram entregues mais de R$ 100 milhões em obras ligadas a água, educação e segurança.

Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões.

Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina.

Houve avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo.

Nossa resposta é trabalho, transparência e contas em dia”, diz Dr. Ismael após fake news sobre a previdência de Santa Cruz

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, rebateu informações falsas que vêm sendo divulgadas em um perfil nas redes sociais sobre a situação previdenciária do município, afirmando que os pagamentos dos aposentados estariam atrasados. Segundo o gestor, os conteúdos distorcem informações para tentar enganar a população. De acordo com apuração da equipe […]

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, rebateu informações falsas que vêm sendo divulgadas em um perfil nas redes sociais sobre a situação previdenciária do município, afirmando que os pagamentos dos aposentados estariam atrasados. Segundo o gestor, os conteúdos distorcem informações para tentar enganar a população.

De acordo com apuração da equipe jurídica do município, o conteúdo divulgado se baseia em um relatório do Ministério da Previdência Social que trata de débitos herdados da gestão anterior. Conforme os registros, a administração passada parcelou R$ 1,1 milhão em contribuições previdenciárias atrasadas, mas deixou mais de R$ 600 mil sem parcelamento. Esse valor foi regularizado pela atual gestão em 2025.

“Quem faz isso não está preocupado com o futuro de Santa Cruz da Baixa Verde nem com o bem-estar das pessoas. O objetivo é gerar confusão e transformar a mentira em instrumento de disputa política”, afirmou o prefeito.

Dr Ismael destacou ainda que “os servidores estão em dia, as contribuições previdenciárias estão sendo recolhidas regularmente e o débito referente ao pagamento dos aposentados deixado de 2024 pela gestão anterior foi quitado pela nossa gestão em 2025. Estamos fazendo exatamente o contrário do que tentam espalhar: estamos organizando as contas e fortalecendo a previdência municipal”, ressaltou.

O prefeito também explicou que a gestão vem antecipando parcelas de acordos previdenciários para garantir ainda mais segurança financeira ao sistema.

“Já temos parcelas pagas de competências previstas para 2029 e 2030. Isso demonstra responsabilidade, planejamento e zelo com o dinheiro público. Quem espalha essas mentiras tenta provocar insegurança nas pessoas, mas os fatos mostram exatamente o contrário”, disse.

“Estamos tão comprometidos com a segurança dos nossos aposentados que já temos parcelas pagas das competências previstas para os anos de 2029 e 2030. Isso demonstra responsabilidade, planejamento e zelo com o dinheiro público. Quem espalha essas mentiras tenta provocar insegurança nas pessoas, mas os fatos mostram exatamente o contrário”, disse.

Para Dr. Ismael, a disseminação de informações falsas representa um desserviço à população.

“Enquanto algumas pessoas gastam tempo produzindo fake news e alimentando a politicagem, nossa gestão continua trabalhando. Estamos focados em cuidar das pessoas, realizar ações que melhoram a vida da população e administrar o município com verdade, honestidade e transparência”, concluiu.

Desabafo de Petrúcio Amorim prova método ao sufocar cultura em nome dos mega cachês

No comentário ddas 12h desta segunda-feira (22/06), o jornalista Nill Júnior fala sobre a descaracterização cultural das festividades juninas na região. Exemplo principal, o tratamento da Prefeitura de Caruaru ao cantor e compositor Petrúcio Amorim, autor de tantos sucessos juninos e filho da terra. Aos poucos, grandes nomes que sempre fizeram a verdadeira Festa Junina, […]

No comentário ddas 12h desta segunda-feira (22/06), o jornalista Nill Júnior fala sobre a descaracterização cultural das festividades juninas na região.

Exemplo principal, o tratamento da Prefeitura de Caruaru ao cantor e compositor Petrúcio Amorim, autor de tantos sucessos juninos e filho da terra.

Aos poucos, grandes nomes que sempre fizeram a verdadeira Festa Junina, estão sendo tirados do palco principal porque artistas de outros estilos – como pagode, sertanejo e até Roberto Carlos – tomaram conta da festa com a conivência do prefeito Rodrigo Pinheiro.

Segundo o jornalista, Petrúcio não vlta mais à grade do São João de Caruaru exatamente porque fez a reclamação. “Rodrigo é vingativo e já barrou rádio de espaço oficial e artistas que reclamaram em outros momentos”.

Polícia Federal pede ao STJ investigação contra Priscila Krause por repasses a hospital do marido

Do Vero Notícias A Polícia Federal (PF) enviou um ofício ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo autorização, devido ao foro privilegiado, para investigar a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (PSD). Como já revelou o portal Vero Notícias, a gestora repassou recursos do estado ao hospital do marido. Segundo o documento, obtido pela reportagem, a […]

Do Vero Notícias

A Polícia Federal (PF) enviou um ofício ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo autorização, devido ao foro privilegiado, para investigar a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (PSD). Como já revelou o portal Vero Notícias, a gestora repassou recursos do estado ao hospital do marido.

Segundo o documento, obtido pela reportagem, a PF pretende investigar a destinação de recursos federais à Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada em Garanhuns, no Agreste pernambucano. A unidade tem como sócio o empresário Jorge Branco Neto, marido da vice-governadora.

Assinado pelo diretor-geral substituto da Polícia Federal, William Marcel Murad, o ofício informa que a denúncia sobre possíveis irregularidades na aplicação de recursos do SUS, feita por deputados estaduais, foi vinculada ao procedimento já em curso de nº 2025.0127684.

Como já revelou o Vero Notícias, a própria Priscila Krause chegou a destinar R$ 3 milhões ao hospital do marido enquanto exercia a gestão do governo do estado. Em 2025, a unidade de saúde da família chegou a receber mais de R$ 25 milhões.

O caso envolvendo a vice também já é alvo de auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), que apura suspeitas de superfaturamento em repasses realizados à instituição privada.

Posicionamento do hospital

Em nota, a Casa de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro informou que “presta serviços de alta complexidade à rede estadual de saúde há 55 anos, tendo atuado durante as gestões de 15 governadores diferentes“.

A empresa também informou que “todas as contratações foram realizadas dentro da legalidade, sem interferência política”, e que sempre tiveram como “único objetivo garantir atendimento à população pernambucana”.

“Nos últimos anos, a instituição foi submetida a diferentes auditorias e procedimentos de fiscalização de praxe, incluindo análises do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e do Denasus, sem que fossem apontadas irregularidades graves ou prejuízo ao erário”, escreveu.

Secretária de Educação nega interferência política em saída de Izilda Sampaio de Conselho

No Radar das Treze, dentro do programa A Tarde é Sua, da Rádio Pajeú, desta segunda-feira (22), os comunicadores Alyson Nascimento e Micheli Martins receberam a secretária de Educação de Afogados da Ingazeira, Wiviane Fonseca, que comentou as declarações feitas por Izilda Sampaio durante entrevista concedida pela manhã ao Manhã Total. Wiviane explicou que decidiu […]

No Radar das Treze, dentro do programa A Tarde é Sua, da Rádio Pajeú, desta segunda-feira (22), os comunicadores Alyson Nascimento e Micheli Martins receberam a secretária de Educação de Afogados da Ingazeira, Wiviane Fonseca, que comentou as declarações feitas por Izilda Sampaio durante entrevista concedida pela manhã ao Manhã Total.

Wiviane explicou que decidiu participar do programa para apresentar esclarecimentos relacionados à Secretaria de Educação e ao funcionamento do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Segundo ela, a atual composição do conselho tem mandato até dezembro deste ano e, conforme a legislação do Fundeb, seus integrantes não podem ser reconduzidos para um novo mandato.

A secretária também afirmou que a decisão do Rotary Club de Afogados da Ingazeira de retirar sua representação no conselho ocorreu após o recebimento de um ofício assinado por 13 conselheiros, que relataram problemas relacionados ao ambiente de convivência no colegiado. Segundo Wiviane, o documento foi encaminhado ao Rotary em maio e a resposta da entidade foi enviada em junho, comunicando a substituição da representante.

Ainda de acordo com Wiviane, como a suplente Márcia Fernanda não aceitou assumir a vaga e nenhum outro integrante do Rotary manifestou interesse, a instituição informou ao Conselho do Fundeb que o assento poderia ser destinado a outra entidade representativa. A secretária ressaltou que apenas reproduziu informações contidas nos documentos recebidos pela Secretaria e que caberia ao Conselho e ao Rotary divulgar oficialmente o conteúdo dos ofícios.