Sem categoria

Congresso da Amupe começa segunda

Por Nill Júnior
padrão-cnmComeça nesta segunda feira (17) o Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções, em Olinda, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).A abertura oficial será às 10h no Auditório Tabocas e contará com a presença do governador Eduardo Campos e diversas autoridades.

O público já poderá ter acesso aos stands a partir das 8h30, onde, além da feira de municípios e produtos haverá diversas apresentações culturais. Todos os dias, se revezarão no palco ritmos como frevo, maracatu, xaxado, caboclinhos, coco e ciranda. O cantor Maciel Melo se apresenta às 17h do dia 18.

Os gestores participarão ainda de diversas palestras e oficinas com temas da administração pública. No dia 17, os economistas Tânia Bacelar e Sérgio Buarque abrem o ciclo com o tema “Cenário Econômico e o desenvolvimento dos municípios”, às 14h. No mesmo dia, Paul Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) falará sobre a Pauta Municipalista e o Pacto federativo, contando com a participação do senador Armando Monteiro e Renildo Calheiros, representando a Frente Nacional de Prefeitos.

Experiências de gestão compartilhada com os consórcios, regimes próprios de previdência, meio ambiente, saúde, profissionalização e modernização da gestão, captação de recursos, políticas de prevenção à violência contra a mulher estão entre os diversos temas que serão debatidos. No painel Educação como base do desenvolvimento sustentável, os debatedores serão: a presidente da Undime Nacional, Cleuza Repulho, o secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas, o deputado federal Raul Henry e Edla Soares, da Undime-PE e pelo Ministério da Educação, Binho Marques.

Não ficarão de fora temas polêmicos como “A voz das ruas, a gestão pública e as eleições 2014”, com os jornalistas Magno Martins, Jamildo Melo e o economista Maurício Romão, do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau. No último dia, a programação se encerra às 13h, ainda haverá palestras sobre o papel do legislativo com Guilherme Uchôa, Raul Jungmann, Fernando Bezerra Coelho e Severino Farias; o papel dos conselhos municipais; ações integradas de cidadania e as políticas públicas do Estado e o desenvolvimento dos municípios, com o vice-governador João Lyra Netto.

Práticas inovadoras – O Congresso será também oportunidade do público conhecer as práticas diferenciadas, inovadoras que os gestores estão fazendo em seus municípios. Os participantes do evento serão os julgadores que elegerão as melhores para premiação no último dia do evento. Foram inscritos 79 projetos, vindo a maior parte da Região Agreste (28), seguido pelo Sertão (25), RMR (15) e Matas Sul e Norte (11). Foram selecionadas 33 práticas nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, Cultura, Segurança Pública, Geração de Trabalho e Renda e Gestão Pública. No site da Amupe o público pode conferir todos os municípios e as práticas selecionadas.

Outras Notícias

Após articulação iniciada em 2023, Duque comemora edital para recuperação da PE-430 em São José do Belmonte

O deputado estadual Luciano Duque (Podemos) comemorou a publicação do edital para a recuperação da PE-430, importante rodovia que liga São José do Belmonte e beneficia toda a região do Sertão pernambucano. A obra é uma demanda defendida pelo parlamentar desde 2023 junto ao Governo de Pernambuco. Ao longo dos últimos anos, Luciano Duque realizou […]

O deputado estadual Luciano Duque (Podemos) comemorou a publicação do edital para a recuperação da PE-430, importante rodovia que liga São José do Belmonte e beneficia toda a região do Sertão pernambucano. A obra é uma demanda defendida pelo parlamentar desde 2023 junto ao Governo de Pernambuco.

Ao longo dos últimos anos, Luciano Duque realizou articulações, apresentou solicitações e acompanhou de perto o andamento do pleito, destacando a necessidade de investimentos na rodovia para garantir melhores condições de tráfego e impulsionar o desenvolvimento regional.

Para o deputado, a publicação do edital representa um passo decisivo para transformar uma reivindicação histórica da população em realidade.

“A recuperação da PE-430 significa mais segurança, melhores condições de mobilidade e mais oportunidades de desenvolvimento para São José do Belmonte e todo o Sertão”, destacou.

Luciano Duque ressaltou ainda que a conquista é resultado da união de esforços entre a população, lideranças locais e o Governo do Estado, reforçando seu compromisso de continuar trabalhando por investimentos estruturadores que promovam mais qualidade de vida para os pernambucanos.

Giba Ribeiro comemora entrega de novo veículo para Assistência Social

O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, participou na segunda-feira 15, no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, da cerimônia de entrega de novos veículos destinados à rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovida pelo Governo de Pernambuco. Na ocasião, o município de Flores foi contemplado com um novo veículo que irá reforçar […]

O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, participou na segunda-feira 15, no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, da cerimônia de entrega de novos veículos destinados à rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovida pelo Governo de Pernambuco.

Na ocasião, o município de Flores foi contemplado com um novo veículo que irá reforçar os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social, ampliando a capacidade de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e garantindo mais agilidade, segurança e dignidade às ações desenvolvidas pelo SUAS.

O prefeito Gilberto Ribeiro destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios pernambucanos e agradeceu à governadora Raquel Lyra pelo apoio recebido.

“Flores está levando para casa um veículo novo para fortalecer a nossa assistência social. Esse reforço na frota vai ampliar significativamente a nossa capacidade de atendimento, garantindo mais agilidade, segurança e dignidade para as famílias que mais precisam do suporte do SUAS. Parcerias sólidas constroem grandes resultados, e o trabalho focado no bem-estar e no cuidado com a nossa população é prioridade máxima”, afirmou o gestor.

 

João Campos participa do lançamento da Frente das Oposições de Arcoverde

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participou, na noite desta terça-feira (16), do lançamento da Frente das Oposições de Arcoverde, no Sertão. O grupo reúne lideranças políticas do município, entre elas o presidente da Câmara, Luciano Pacheco, as ex-prefeitas Madalena Britto, Erivânia Camelo e Rosa Barros, além do ex-prefeito Julião Guerra. Durante […]

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participou, na noite desta terça-feira (16), do lançamento da Frente das Oposições de Arcoverde, no Sertão. O grupo reúne lideranças políticas do município, entre elas o presidente da Câmara, Luciano Pacheco, as ex-prefeitas Madalena Britto, Erivânia Camelo e Rosa Barros, além do ex-prefeito Julião Guerra.

Durante o encontro, João Campos destacou sua agenda de diálogo com lideranças e moradores do Estado e voltou a mencionar a aliança política com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Nós estamos só começando essa caminhada. Ela vai ser travada nas ruas, conversando com as pessoas, fazendo a política escutar para entender onde está doendo, onde o sapato está apertando”, afirmou.

O evento também contou com a presença do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), do senador Humberto Costa (PT), do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), de prefeitos da região e de dirigentes partidários. As lideranças locais defenderam a atuação conjunta da oposição no município e apresentaram críticas às gestões estadual e municipal.

62%: aprovação de Raquel Lyra permanece estável e desaprovação recua, aponta pesquisa Múltipla

A pesquisa Múltipla divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que a avaliação do governo da governadora Raquel Lyra manteve estabilidade entre maio e junho, com leve redução dos índices negativos e crescimento do percentual de entrevistados sem opinião formada. Segundo o levantamento, 62% dos pernambucanos aprovam a gestão da governadora, enquanto 26% desaprovam. Outros 12% não […]

A pesquisa Múltipla divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que a avaliação do governo da governadora Raquel Lyra manteve estabilidade entre maio e junho, com leve redução dos índices negativos e crescimento do percentual de entrevistados sem opinião formada.

Segundo o levantamento, 62% dos pernambucanos aprovam a gestão da governadora, enquanto 26% desaprovam. Outros 12% não opinaram.

Na comparação com a pesquisa realizada em maio, os números apontam estabilidade dentro da margem de erro. A aprovação passou de 63% para 62%, enquanto a desaprovação caiu de 30% para 26%. Já o percentual dos que não opinaram cresceu de 7% para 12%.

Quando os entrevistados foram questionados sobre a classificação da gestão estadual, 13% consideraram o governo ótimo, 31% bom, 35% regular, 5% ruim e 11% péssimo. Outros 5% não responderam.

Agrupando os conceitos positivos, a soma de ótimo e bom alcança 44%, enquanto os conceitos negativos, formados por ruim e péssimo, chegam a 16%. O grupo que considera a administração regular representa 35% dos entrevistados.

Em relação ao levantamento de maio, houve crescimento de três pontos percentuais na avaliação positiva, que passou de 41% para 44%. A avaliação regular permaneceu praticamente estável, variando de 36% para 35%. Já a avaliação negativa caiu de 19% para 16%. O percentual de entrevistados sem opinião passou de 4% para 5%.

Os números sugerem que, entre maio e junho, a gestão Raquel Lyra apresentou melhora nos indicadores de avaliação qualitativa, com aumento da percepção positiva e redução das avaliações negativas. Na aprovação administrativa, o cenário permaneceu estável, mantendo um índice superior a 60% e registrando queda na desaprovação.

Dados da pesquisa

A pesquisa tem o número de identificação PE – 02553/2026. Tem trabalho de campo entre 13 e 16 de junho, com 1.070 entrevistas. A margem de erro de 3% para mais ou para menos.

TRE nega liminar do MDB e mantêm pesquisa Múltipla

Triste fim do partido que já teve como expoente no auge o ex-governador Jarbas Vasconcelos. O MDB virou uma sub legenda do PSB no Estado. Sem ter agenda ou ocupação prática,  o partido se presta a esse papel ridículo, tal qual ventríloco de quem manda ou papagaio de pirata. Para poupar o PSB do desgaste […]

Triste fim do partido que já teve como expoente no auge o ex-governador Jarbas Vasconcelos. O MDB virou uma sub legenda do PSB no Estado.

Sem ter agenda ou ocupação prática,  o partido se presta a esse papel ridículo, tal qual ventríloco de quem manda ou papagaio de pirata.

Para poupar o PSB do desgaste de tentar vetar o acesso à informação da sociedade pernambucana previsto na Constituição,  tentou barrar a divulgação da pesquisa Múltipla. Mais uma vez,  deu com os burros n’água.

O desembargador eleitoral Fernando Braga Damasceno negou a liminar com os mesmos argumentos pelos quais o TRE restabeleceu a divulgação da pesquisa anterior: concluiu que os documentos apresentados pelo Múltipla demonstraram sua espertize e capacidade para realizar a pesquisa, assim como a parceria histórica com o blog.

Na ação, o MDB alegava que “a pesquisa apresentava irregularidades que comprometeriam sua credibilidade”.

Mas, ao analisar o caso, o magistrado entendeu que não ficou demonstrada a probabilidade do direito alegado pelo partido. A decisão destaca que o Instituto Múltipla apresentou documentos que provam sua capacidade e competência técnica para realizar pesquisas.

Diante disso, o TRE-PE indeferiu o pedido liminar para retirada da pesquisa dos meios de divulgação.

Triste fim, MDB…