Sem categoria

Comissão Parlamentar do Alto Pajeú recebe MP na reunião de hoje em Iguaracy

Por Nill Júnior

17934129

por Anchieta Santos

Cumprindo o calendário mensal de reunião a Comissão Parlamentar do Alto Pajeu chega hoje a Iguaracy para discutir as demandas da municipalidade com o MP.

Promotores de toda região foram articulados pelo Dr. Lucio Luiz de Almeida para o encontro de hoje que acontece na Câmara de vereadores ás 09hs.

O Presidente da Comissão Joel Gomes está otimista quanto ao sucesso da reunião diante da garantia do apoio do Prefeito Francisco Dessoles e do Presidente da Câmara Francisco Sales.

Outras Notícias

O Blog e a História: quando Arcoverde abandonou SAMU às vésperas do São João

Em 8 de junho de 2022 SAMU ofereceu serviço de prontidão para ajudar a salvar eventuais vítimas de acidentes e outras ocorrências em evento que reunirá milhares. Prefeitura simplesmente largou o serviço. Valor de duas atrações do evento pagariam seis meses do serviço. Cidade teve 242 atendimentos de janeiro a maio desse ano. A prefeitura de […]

Em 8 de junho de 2022

SAMU ofereceu serviço de prontidão para ajudar a salvar eventuais vítimas de acidentes e outras ocorrências em evento que reunirá milhares.

Prefeitura simplesmente largou o serviço. Valor de duas atrações do evento pagariam seis meses do serviço. Cidade teve 242 atendimentos de janeiro a maio desse ano.

A prefeitura de Arcoverde teve oferta de um esquema especial de atuação do SAMU no período junino, onde milhares de pessoas acessam a cidade, e disse não. A revelação foi feita pela coordenação do programa falando ao blog e á Rádio Pajeú.

Segundo o Coordenador Geral Médico do SAMU III Macro, do qual Arcoverde faz parte, o médico Jener Castelo Branco Mourão e Vinicius Machado, Controlador Interno, a prefeitura foi a última a largar o serviço, que mensalmente, atualmente custa R$ 2,52 mês per capita. São cerca de R$ 180 mil mês. Pelo poderio de receitas do município, o valor chega a ser módico. Duas atrações do pomposo São João de Arcoverde pagariam 6 meses do serviço que poderia salvar vidas. E o valor deve cair com a adesão do Governo Federal, que arca com a maior parte, 50%.

A alegação da gestão Wellington LW é de que teria “um serviço próprio”. Mas a pactuação do SAMU garante por exemplo prioridade a acidentados, a chamada “vaga zero”, mais mapeamento da área, avaliação de risco, articulação com a rede, dentre outras ações de planejamento. Em suma, um paciente encaminhado tem total prioridade no atendimento na rede de referência. “O debate nunca é pelas vidas a serem salvas. É sempre pelo valor”, disse um dos coordenadores. Numa busca rápida, Arcoverde tem quase R$ 6 milhões em caixa próprio da saúde, parte para financiamento de programas como o SAMU. Basta ver no link  do site do CONASEMS. Arcoverde teve 242 atendimentos de janeiro a maio desse ano.

No domingo, a Coluna do Blog destacou que dos 35 municípios da III Macro pactuados com o SAMU, apenas um ano e cinco meses depois, apenas dez cidades permanecem no consórcio. O blog trouxe a relação dos municípios.

Restam como justificativa falta de vontade política,  desinteresse, desconhecimento da importância do serviço ou simplesmente por não estar preocupado com o tema. São vinte e quatro gestores alinhados com a omissão de socorro, de mãos dadas com a morte em casos de urgência e emergência.  Algumas dessas cidades tem serviço público de saúde limitado. O SAMU faria muita diferença entre salvar e perder vidas.

Alguns até surpreendem por entrarem na lista pelo discurso avançado e compromisso firmado com o tema da saúde em campanha. Também não há predominância de um veio ideológico. Tem esquerdista,  de centro e de direita. Em nome da vida, vale dizer que ainda dá tempo de repensar.

Coluna do Domingão: Bolsonaro enterrado vivo por Michelle e filhos

A análise certeira é de João Filho, cientista social e jornalista,  no Intercept: o inferno astral pelo qual passa a candidatura de Flávio Bolsonaro,  do Partido Liberal do Rio de Janeiro, parece não ter hora para acabar. Desde que o Intercept revelou que o maior bandido do Brasil, Daniel Vorcaro, financiou o filme “Dark Horse” […]

A análise certeira é de João Filho, cientista social e jornalista,  no Intercept: o inferno astral pelo qual passa a candidatura de Flávio Bolsonaro,  do Partido Liberal do Rio de Janeiro, parece não ter hora para acabar. Desde que o Intercept revelou que o maior bandido do Brasil, Daniel Vorcaro, financiou o filme “Dark Horse” a pedido do primogênito de Jair, a coisa tem degringolado de uma maneira difícil de segurar. Se o bolsonarismo não fosse uma seita, a candidatura do filho de Jair Bolsonaro já teria naufragado.

Desta vez a pancada não veio do jornalismo, mas do seio da própria família. Depois de sofrer ataques públicos dos enteados e do núcleo americano do bolsonarismo, Michelle Bolsonaro se vingou de todos eles com um vídeo de 27 minutos, em que revela as entranhas da sua “tradicional família brasileira”.

Com um nível de elegância, clareza retórica e perspicácia política que os homens criados por Jair Bolsonaro jamais alcançarão, Michelle revidou os ataques que Flávio, Eduardo Bolsonaro, do PL de São Paulo, e os parajornalistas Allan dos Santos e Paulo Figueiredo têm feito publicamente contra ela. “Eles me tratam como se eu fosse idiota. Como se eu fosse alguém que chegou ontem, mas eu não sou. Eu sei mais do que eles pensam”, disparou Michelle, deixando claro que não aceitará o papel de coadjuvante e está disposta a brigar pelo espólio eleitoral de Jair Bolsonaro.

Ou seja, fica evidente que Bolsonaro já não é tratado como um ativo ppr Michelle,  Flávio,  Eduardo e Carlos. É um morto-vivo. Sem enterrá-lo,  e aos olhos do país,  brigam por sua herança política,  quem fica com a maior fatia da seita chamada bolsonarismo.

Diferente dos filhos de Jair, não houve indiretinhas, mensagens cifradas ou ameaças veladas. Michelle demonstra de maneira clara e direta os motivos pelos quais gravou o vídeo e a quem ele está endereçado. Marcou posição e se mostrou distante do destrambelhamento dos enteados.

A primeira-dama da prisão domiciliar deixou claro que não tem qualquer preocupação com o desgaste da candidatura de Flávio Bolsonaro. O timing do fogo-amigo é revelador. No momento em que o noticiário mirava as relações de Jaques Wagner, senador pelo PT da Bahia, com a turma do banco Master e dava um respiro para Flávio, Michele não pensou duas vezes ao acender o pavio de uma nova bomba e jogar no colo do enteado.

Além disso, o vídeo foi feito sob medida para dialogar com as mulheres e com os evangélicos, que são justamente as faixas do eleitorado em que Flávio tem perdido força nos últimos meses. Todo o esforço feito nos últimos dias para para suavizar sua imagem junto ao eleitorado feminino escorreu pelo ralo no momento em que a própria madrasta foi a público denunciar suas humilhações.

Michelle não é melhor que os 01, 02, 03 e 04. Como eles, absorveu as artimanhas e formas de fazer política do bolsonarismo. Não esqueçamos Queiroz e a alcunha de “Micheque”, só pra dar um exemplo. A diferença é que aparenta ser mais sabida que os irmãos trapalhões. Por essa eles não esperavam…

A rota de João 

João Campos vai ficar dois dias no Pajeú esta semana,  com maior possibilidade de aportar entre terça e quarta. No momento,  pelo que o blog apurou, Serra Talhada,  Afogados da Ingazeira,  Solidão,  São José do Egito,  Brejinho e Itapetim podem estar na rota do socialista. O martelo e a definição completa serão batidos nesta segunda.

Tira-teima

Em Serra Talhada,  com a migração de Carlos Evandro para a oposição,  todas as principais lideranças estão em palanque oposto à prefeita Márcia Conrado. Em contraponto,  a gestora tem a máquina e a maioria dos vereadores. Não são poucos os que dizem que o resultado da eleição estadual é que vai definir o xadrez da Capital do Xaxado até 2028.

Já era tempo 

Arcoverde abandonou o importante serviço do SAMU em junho de 2022, às vésperas do São João, porque a gestão Wellington Maciel não quis pagar à época R$ 180 mil por mês para manter o serviço. A alegação da gestão Wellington LW é de que teria “um serviço próprio”. Agora,a informação é de que a gestão Zeca Cavalcanti vai reativar o serviço.

Que vergonha, Simão!

A descaracterização do São João também bateu em Petrolina com uma dimensão maior e com outros modelos de desrespeito. Além de shows milionários esvaziados no Festival (qual o propósito?),  preços inacessíveis para o povo,  o tratamento à imprensa local foi o pior dos polos no Estado.

Dois pesos…

Jornalistas e repórteres dos veículos locais recebiam uma pulseira simples que não dava acesso a lugar algum. “Só dá acesso a um supervisor do evento” ou dificultador. Uma das noites teve protesto dos profissionais que se recusaram a cobrir, tamanha humilhação. “Uma verdadeira Tag de rebaixamento”. Já Virgínia,  Portal Léo Dias e cia, tinham acesso vip e ainda levaram muito dinheiro para mostrar uma festa que a cidade não viu.

Paguem o povo

A empresa Senthury Serviços, oficialmente registrada como Senthury Serviços de Limpeza em Prédios e em Domicílios Ltda, CNPJ 12.004.773/0001-25,  mantém contrato ativo com a Superintendência Regional do Nordeste, para atuar nas agências do INSS no Maranhão, Pernambuco e Bahia. Problema é que está com o salário atrasado dos funcionários, além de FGTS e (piada pronta) INSS. Quem está sofrendo são os funcionários, muitos passando dificuldade.

A regra

A partir de 4 de julho, os sites e as redes sociais da gestão Raquel Lyra  terão que ficar fora do ar ou só veicular informações de interesse público que não resultem em promoção da gestão, como campanhas de saúde. Além disso, todas as aparições do logotipo do Governo em placas, veículos e prédios públicos terão que ser encobertas ou substituídas pelo brasão do Estado em sua forma original e neutra, sem estilizações que permitam identificar o governo de Raquel.

Lá vem cisterna 

A região do Pajeú será contemplada com 456 cisternas por meio de um programa da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), destinado a municípios pernambucanos que possuem reconhecimento vigente de situação de emergência em razão da estiagem. Ao todo, 57 cidades do estado receberão 4.611 cisternas.

Cidades contempladas

No Pajeú, serão beneficiados os municípios de Serra Talhada (150 cisternas), Itapetim (99), Flores (72), Solidão (65), Tabira (40), Ingazeira (10), Iguaracy (10) e Santa Terezinha (10), totalizando 456 cisternas. Além deles, Betânia (83) e Sertânia (70), no Sertão do Moxotó, também foram contempladas, assim como Floresta (150), no Sertão de Itaparica.

Fetape com Raquel 

Pela primeira vez, a Fetape,  Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco,  rompeu com os Campos Arraes. Ligada a Doriel Barros,  a presidente Cícera Nunes defendeu a reeleição da governadora. “Com certeza, você será reeleita com a força do povo pernambucano do campo e da cidade”, exaltou.

Frase da semana:

Quando a gente fica isolado,  não precisa dar satisfação a quem isolou.

De Carlos Evandro,  respondendo pergunta desse blogueiro sobre ter comunicado ou não da sua decisão de romper à própria Márcia Conrado.

Em Belo Jardim, João Campos destaca capacidade de entrega

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) prestigiou, neste sábado (27), o lançamento da pré-candidatura de Zé Guri Júnior (Republicanos) a deputado federal. O futuro postulante à Câmara dos Deputados foi o vereador mais votado de Belo Jardim nas duas últimas eleições municipais. Após uma caminhada que mobilizou a população por ruas do bairro Santo […]

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) prestigiou, neste sábado (27), o lançamento da pré-candidatura de Zé Guri Júnior (Republicanos) a deputado federal. O futuro postulante à Câmara dos Deputados foi o vereador mais votado de Belo Jardim nas duas últimas eleições municipais.

Após uma caminhada que mobilizou a população por ruas do bairro Santo Antônio, o ato se concentrou em uma casa de eventos e reuniu lideranças de todo o Agreste Central.

No discurso, João Campos elogiou a conexão de Zé Guri Júnior com as causas populares e se comprometeu a ser um parceiro de Belo Jardim em pautas como o acesso à água e a duplicação da BR-232.

“A gente precisa sonhar, ter esperança, mas o que difere um governante que sabe fazer e o que não sabe fazer é o compromisso e a capacidade de entrega. Prometeram fazer a duplicação da BR-232, passaram quatro anos e não colocaram uma pá de cal. Sabe por que eu quero ser governador? Para, no primeiro semestre do meu governo, a gente ter a obra começando. Vamos com esse time e com esse propósito, Belo Jardim”, disse.

Zé Guri Júnior afirmou que os únicos avanços recentes registrados em Belo Jardim se devem ao olhar do Governo Lula para a região.

“As entregas que acontecem hoje aqui são projetos do presidente Lula, como o Minha Casa Minha Vida. A mudança verdadeira é João Campos. Vocês conhecem meu coração. Eu trabalho demais e vou trabalhar muito mais. Não tenho dúvida que esse grupo vai mudar a história de Belo Jardim e de Pernambuco”, declarou.

Também participaram do ato o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), os prefeitos de São Caetano, Josafá Almeida, e de Sanharó, César Freitas, o pré-candidato a deputado estadual Jobson Almeida (Republicanos), o ex-prefeito de Belo Jardim João Mendonça, vereadores da cidade e outras lideranças da região.

Presidente da Fetape orienta voto em Raquel 

A Fetape, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco rompeu sua histórica ligação com os Campos Arraes. Cícera Nunes, presidente da entidade,  defendeu Raquel Lyra em evento no IPA. Ela é do grupo de Doriel Barros, outro petista da turma “Luquel”. “Com certeza, você será reeleita com a força do povo pernambucano do campo e da cidade”, exaltou.

Lá vem cisterna 

A região do Pajeú será contemplada com 456 cisternas por meio de um programa da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), destinado a municípios pernambucanos que possuem reconhecimento vigente de situação de emergência em razão da estiagem. Ao todo, 57 cidades do estado receberão 4.611 cisternas.

Quem leva?

No Pajeú, serão beneficiados os municípios de Serra Talhada (150 cisternas), Itapetim (99), Flores (72), Solidão (65), Tabira (40), Ingazeira (10), Iguaracy (10) e Santa Terezinha (10), totalizando 456 cisternas. Além deles, Betânia (83) e Sertânia (70), no Sertão do Moxotó, também foram contempladas, assim como Floresta (150), no Sertão de Itaparica.

Frase da semana:

“Quando a gente fica isolado não precisa dar satisfação a quem isolou”.

De Carlos Evandro, respondendo pergunta desse blogueiro sobre ter procurado ou não a prefeita Márcia Conrado para formalizar seu afastamento.

Agenda de Raquel confirmada oficialmente para este domingo em Serra, no mesmo horário

A Governadora Raquel Lyra cumpre agenda institucional no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, neste domingo, 28 de junho de 2026. A agenda foi adiada por conta das condições meteorológicas que não favoreceram a possibilidade de voo entre Recife e Serra, segundo informação oficial. A agenda terá entrega de Creches, de 6 ônibus […]

A Governadora Raquel Lyra cumpre agenda institucional no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, neste domingo, 28 de junho de 2026.

A agenda foi adiada por conta das condições meteorológicas que não favoreceram a possibilidade de voo entre Recife e Serra, segundo informação oficial.

A agenda terá entrega de Creches, de 6 ônibus escolares, autorização para início das obras do Ilumina PE, com implantação de 880 pontos de iluminação, contemplando o acesso ao Vanete Almeida.

Ainda autorização para início das obras da Creche de Santa Cruz da Baixa Verde.

Será às 10h na Rua Manoel Elói Vicente da Silva, nº 125, Bairro Nossa Senhora das Graças. A informação é de Edson Henrique, Gerente de Articulação Regional da Casa Civil.

Prefeito de Belo Jardim celebra prisão e agressão a criminoso por populares

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela comemorou em suas redes sociais a captura, agressão e prisão de um homem acusado de furtos no comércio na cidade por populares. Ao publicar o vídeo, escreveu: “Quero parabenizar a ação rápida da população, que ajudou a conter um homem de praticar furtos em estabelecimentos comerciais da nossa […]

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela comemorou em suas redes sociais a captura, agressão e prisão de um homem acusado de furtos no comércio na cidade por populares. Ao publicar o vídeo, escreveu:

“Quero parabenizar a ação rápida da população, que ajudou a conter um homem de praticar furtos em estabelecimentos comerciais da nossa cidade.

Não podemos aceitar que o comércio e as famílias de Belo Jardim sejam prejudicados por ações criminosas.

Agora, cabe às autoridades competentes conduzir o caso, para que a Justiça seja feita e as medidas cabíveis sejam tomadas”.

https://www.instagram.com/reel/DaGYYDpRRAQ/?igsh=MTV6M3A1bDc4bW9iNQ==