Comenda Agamenon Magalhães será novidade dos 163 anos de Serra Talhada
Na próxima terça-feira Serra Talhada comemora 163 de emancipação política e a Prefeitura já começa a se preparar para festejar a data.
A cidade que se orgulha dos filhos ilustres, entre eles o ex-governador Agamenon Magalhães, político que fez história no Estado e no País, foi deputado Federal, Ministro da Justiça e do Trabalho no Governo do então Presidente Getúlio Vargas, interventor de Pernambuco e depois Governador eleito, faleceu em pleno exercício do seu mandato, deixando uma lacuna no meio político. Na época era um dos nomes mais fortes para concorre a Presidência da Republica.
Este ano, o Prefeito Luciano Duque, sancionou a Comenda Agamenon Magalhães, instituída na Lei Orgânica do Município para agraciar aos seus benfeitores, a Comenda é a maior honraria concedida pelo Governo Municipal e será entregue pela primeira vez a personalidades escolhidas pelo seu papel no desenvolvimento local.
Nesta primeira edição serão dez os agraciados: D. Maria do Carmo Magalhães Monteiro, filha do ex-governador, Desembargador Jovaldo Nunes, Senador Humberto Costa, Deputado Federal Inocêncio Oliveira, Dr. Newton Gibson, Dr. João Cosme, João Duque de Sousa, Dr. Josias Albuquerque, Professor Valmar Correia e o Desembargador Francisco Cavalcanti, todos com relevantes serviços prestados ao município.
A Comenda será entregue no dia 05 de maio, segunda-feira, em cerimônia que será realizada a partir das 19:30 h. no Marias Recepções, na mesma oportunidade o prefeito reinaugura o busto do ex-governador Agamenom Magalhães, na praça que leva o seu nome, no centro da cidade (Concha Acústica) e colocará placa alusiva a data, logo depois, a partir das 22 horas a festa acontece na Estação do Forró com Kennedy Brasil e Daniel São Paulo, Forró Pegado e Forró da Brucelose.
No dia 06, dia do aniversário da emancipação política da cidade, a festa começa cedo, a partir das 7 horas da manhã com desfile cívico na Rua Enock Ignácio de Oliveira. Os organizadores garantem que será o maior desfile cívico de toda região, diversas instituições e escolas participarão entre elas 34 bandas marciais, fanfarras e filarmônica.
Logo após o desfile tem o tradicional corte do bolo que mais uma vez vai acontecer na praça de alimentação do Pátio da Feira.