Carnaíba: Projeto de manejo sustentável é lançado na Matinha
Colaborou Aldo Vidal
Na manhã desta 3ª feira (20) na comunidade de Matinha, em Carnaíba, foi lançado o Projeto de Implantação de Manejo Sustentável da Agrobiodiversidade para o Combate à Desertificação. A ação tem como objetivo preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população.
Durante sua fala o prefeito Zé Mário disse que para a gestão é uma alegria ver um projeto como esse sendo desenvolvido no município. “É um sonho para todos nós que lutamos para que esse projeto esteja acontecendo”, disse. O prefeito aproveitou para agradecer o apoio dos associados e parabenizou os moradores pela união para que as conquistas estejam chegando para zona rural como cisterna de placa, poço instalado com chafariz, recuperação de estradas e entre outras obras.
A presidente da Associação de Matinha, Maria Adilza parabenizou os governos pela agilidade na liberação dos recursos e na execução da obra. “Há 13 anos nós fundamos essa associação com apenas 13 sócios e hoje estamos com 80. Agradecemos ao ex prefeito Anchieta Patriota e ao prefeito Zé Mário pelo apoio dado a nossa comunidade, disse Adilza.
O ambientalista Luís de Joel falou emocionado do lançamento do Projeto e lembrou da luta para trazer essa ação para Carnaíba. “Agradeço a toda equipe da secretaria de Meio Ambiente por trazer esse projeto para Carnaíba, muitas vezes participamos das conferências e pouco é feito, mas agora está sendo diferente por que as ações estão acontecendo”, frisou Luís.
Presente na solenidade o ex prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, disse que para tudo isso esteja acontecendo não foi da noite para o dia. Houve um esforço do seu governo junto ao governo do estado e hoje com o apoio do Prefeito Zé Mário.
Anchieta alertou para o problema do desmatamento existente na região e convidou todos para se engajarem na defesa e preservação do meio ambiente.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do governo do estado, Carlos Eduardo Cavalcanti (Kaká) não escondeu a emoção de ver o Projeto como este sendo lançado na comunidade de Matinha por que antes de ser efetivado como secretário ajudou a escrever esta história. “O sonho de cada um é quem vai dizer como o Projeto vai se desenvolver economicamente como por exemplo a apicultura com a implantação de uma fábrica de mel”, declarou Kaká.