Busca por Henrique Pizzolato completa 42 dias sem sucesso
Por Nill Júnior
Quarenta e dois dias após a descoberta da fuga de Henrique Pizzolato, as investigações da Polícia Federal ainda não apontam para caminhos promissores que possam levar à prisão do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, condenado no processo do mensalão.
Por enquanto, policiais afirmam que não é possível confirmar nem mesmo se ele está ou não na Itália –país em que possui cidadania e seu destino mais provável.
Condenado a 12 anos e 7 meses de detenção em regime fechado, o próprio Pizzolato divulgou por meio de seu advogado, um dia após a expedição de seu mandado de prisão, uma nota dizendo que havia fugido para a Itália com o objetivo de escapar das consequências de um “julgamento de exceção”.
Além disso, alegou que gostaria de ver seu caso sendo novamente analisado pela Justiça italiana, onde não haveria pressões “político-eleitorais”.
Devido à sua cidadania, ele estaria em relativa segurança na Itália, uma vez que o país europeu não extradita seus nacionais.
Pizzolato só poderia ser preso se o Brasil conseguisse fazer com que a Justiça italiana abrisse um processo relativo aos crimes do mensalão e, após novo julgamento, o condenasse.
Isso tudo, porém, seria algo extremamente difícil de acontecer, segundo especialistas em direito internacional ouvidos pela Folha.
Tão logo sua carta foi divulgada, a Polícia Federal incluiu o nome de Pizzolato na chamada difusão vermelha da Interpol, deixando-o na lista internacional de criminosos procurados.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (24) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” mostra o presidente Lula (PT) com 40% das intenções de voto no cenário de 1º turno, oito pontos à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL), que tem 32%. No levantamento anterior, divulgado em 20 de junho, o presidente tinha 41%, e o […]
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (24) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” mostra o presidente Lula (PT) com 40% das intenções de voto no cenário de 1º turno, oito pontos à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL), que tem 32%.
No levantamento anterior, divulgado em 20 de junho, o presidente tinha 41%, e o senador, 31%. Os números mostram um cenário de estabilidade.
Na sequência Ronaldo Caiado (PSD): 4% (eram 3%); Romeu Zema (Novo): 3% (eram 2%): Renan Santos (Missão): 3% (eram 3%); Augusto Cury (Avante): 2% (eram 2%); Samara Martins (UP): 1% (eram 2%); Cabo Daciolo (Mobiliza): 1% (eram 1%) e Rui Costa Pimenta (PCO): 1% (eram 1%).
Não pontuaram Hertz Dias (PSTU), Edmilson Costa (PCB) e Leonardo Avalanche (PRTB).
Em branco/nulo/nenhum: 8% (eram 7%). Não sabem: 3% (eram 4%).
O Datafolha entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 22 e 24 de julho, segundo dados informados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado sob o número BR-01166/2026.
Segundo turno
O presidente Lula (PT) tem 48% das intenções de voto no 2º turno, contra 43% do senador Flávio Bolsonaro (PL). Os números mostram um cenário de estabilidade na disputa.
Na pesquisa anterior, divulgada em 20 de junho, Lula tinha 47%, e Flávio, 43%. No cenário de 1º turno, Lula lidera com 40%, e Flávio tem 32%.
A prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreuo, acaba de comentar com exclusividade ao Blog Júnior Cavalcanti adecisão do Desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira que liberou a realização do show de Wesley Safadão na Expocose. A prefeita destacou que o anúncio foi fruto de planejamento desde o ano passado e sugeriu que a oposição no município […]
A prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreuo, acaba de comentar com exclusividade ao Blog Júnior Cavalcanti adecisão do Desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira que liberou a realização do show de Wesley Safadão na Expocose.
A prefeita destacou que o anúncio foi fruto de planejamento desde o ano passado e sugeriu que a oposição no município ajudou a municiar o Ministério Público.
“Teve várias denúncias, a gente sabe de onde veio, porque teve muita gente que teve oportunidade de fazer durante os anos que passaram nas gestões de Sertânia e não fizeram, e a gente em tão pouco (tempo) fez. É aquele ditado: a árvore que dá fruto é apedrejada”.
Depois, comemorou e chamou a população para acompanhar o show, previsto para este sábado, dia 25. A governadora Raquel Lyra participará do evento.
O ex-deputado federal Fernando Ferro (PT) esteve, na última quinta-feira (23), no lançamento do livro “Papo Reto”, do pré-candidato a governador Ivan Moraes, da chapa PSOL/Rede e PCB. O evento ocorreu no Boteco do Carioca e contou com a participação do pré-candidato ao Senado Paulo Rubem Santiago e de pré-candidaturas proporcionais da Federação PSOL/Rede. Em […]
O ex-deputado federal Fernando Ferro (PT) esteve, na última quinta-feira (23), no lançamento do livro “Papo Reto”, do pré-candidato a governador Ivan Moraes, da chapa PSOL/Rede e PCB.
O evento ocorreu no Boteco do Carioca e contou com a participação do pré-candidato ao Senado Paulo Rubem Santiago e de pré-candidaturas proporcionais da Federação PSOL/Rede.
Em suas redes sociais, Ferro publicou uma foto ao lado de Ivan Moraes e do vice-presidente do PT, Pedro Alcântara. “Noite de grandes encontros”, destacou.
O ex-deputado federal, nos debates internos do PT, defendeu incluir o apoio do partido à pré-candidatura de Ivan Moraes para o governo de Pernambuco, a fim de construir múltiplos palanques para o Presidente Lula no estado.
Apresentação está mantida para o dia 26 de julho, em Sertânia O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) autorizou a realização do show de Wesley Safadão na 52ª EXPOCOSE, em Sertânia. Conforme destacaram o Blog Júnior Cavalcanti e a Secretaria de Comunicação de Sertânia, a decisão foi proferida pelo desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira, […]
Apresentação está mantida para o dia 26 de julho, em Sertânia
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) autorizou a realização do show de Wesley Safadão na 52ª EXPOCOSE, em Sertânia.
Conforme destacaram o Blog Júnior Cavalcanti e a Secretaria de Comunicação de Sertânia, a decisão foi proferida pelo desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira, após recurso apresentado pelo Município de Sertânia.
O Tribunal suspendeu os efeitos da liminar anterior, que havia determinado o cancelamento do show, a proibição de pagamentos e a divulgação da suspensão da apresentação.
Ao analisar o recurso, o desembargador considerou que não existem, neste momento, provas atuais e suficientes que demonstrem a incapacidade financeira do Município para cumprir o contrato.
A decisão destacou que os dados utilizados inicialmente se referiam ao encerramento do exercício de 2025 e não poderiam, isoladamente, comprovar a situação financeira do Município em julho de 2026. O MP havia apontado um déficit de R$ 13,5 milhões.
O Tribunal também levou em consideração os possíveis prejuízos que o cancelamento poderia provocar para comerciantes, trabalhadores, prestadores de serviços, empresários e demais pessoas que organizaram suas atividades em função da EXPOCOSE.
Além de liberar a apresentação, a decisão afastou a multa diária pessoal de R$ 50 mil que havia sido imposta à prefeita Pollyanna Abreu.
O Município deverá apresentar documentos administrativos, financeiros e contábeis no prazo determinado pelo Tribunal, enquanto o processo continua seguindo os trâmites legais.
A decisão não representa o encerramento definitivo da ação, mas garante a manutenção do show enquanto o processo é analisado.
Divulgado nesta quinta-feira (23), o Anuário Brasileiro de Segurança Pública pinta um cenário crítico para Pernambuco. Em números absolutos, o estado é o terceiro mais violento do Brasil, com 2.970 homicídios em 2025, atrás apenas da Bahia e do Ceará. A atual taxa de 33 mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes segue superando, […]
Divulgado nesta quinta-feira (23), o Anuário Brasileiro de Segurança Pública pinta um cenário crítico para Pernambuco. Em números absolutos, o estado é o terceiro mais violento do Brasil, com 2.970 homicídios em 2025, atrás apenas da Bahia e do Ceará.
A atual taxa de 33 mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes segue superando, e muito, a média nacional de 19,1 – e ainda longe da marca menor de 10 prevista como “minimamente aceitável” pela OMS. A taxa de aumento de feminicídios, segundo o estudo, é três vezes maior que a nacional: enquanto no Brasil o aumento foi de 4%, em Pernambuco foi de 12,5%.
Pernambuco também é destaque negativo no quesito roubo de veículos. Enquanto o Brasil registrou uma redução de mais de 20% nessa modalidade, o estado andou na contramão e teve um aumento de 0,8%, atingindo a segunda maior taxa do país (299,3 por 100 mil habitantes) – quase quatro vezes a média nacional. Além disso, a criminalidade urbana se manifesta fortemente no furto e roubo de celulares, com Olinda ocupando a 8ª posição no ranking nacional de municípios com as maiores taxas deste crime.
O documento também destaca um avanço preocupante na letalidade policial, que cresceu 32,1% entre 2024 e 2025, passando de 78 para 103 mortes. Esse índice é o maior crescimento registrado em todo o Nordeste e é 5,4 vezes superior à média nacional de aumento para o mesmo período. Atualmente, a taxa de mortes por intervenção policial em Pernambuco é 2,2 vezes maior que a média da região Nordeste.
“Em um governo sem marca e sem rumo, a crise assume as mais variadas faces. Penando com tetos caindo na saúde, correndo para maquiar o que pode, sem atrair investimentos e batendo recorde de gastos com shows e cachês, o governo Raquel Lyra também não disse a que veio na segurança pública – considerada a maior preocupação da população”, afirma o deputado estadual Diogo Moraes (PSB).
A complexidade da violência no estado é agravada pela atuação do crime organizado. O Porto de Suape foi identificado pela pesquisa como um ponto estratégico no corredor logístico para o tráfico internacional de cocaína, atraindo a disputa entre grandes facções como o PCC e o Comando Vermelho. “Essa presença do crime organizado não apenas impulsiona a mortalidade, mas também é uuma ameaça direta à economia local, pois eleva custos, afasta investimentos e compromete a competitividade do complexo. E a gente não consegue ver qualquer ação minimamente coordenada no sentido de combater esses grupos”, explica.
“A política de segurança de Raquel Lyra é apenas colocar policiais militares em bairros mais abastados e desfilar com viaturas pelas ruas e helicópteros no céu. É um espetáculo grotesco e que mostra toda falta de planejamento dessa gestão. Um governo sério e comprometido teria feito – como Eduardo Campos com o Pacto pela Vida – um programa estruturado, com monitoramento constante. A governadora demorou praticamente um ano para ir à primeira reunião de segurança pública. E sabe-se lá se ela foi para outras”, diz o deputado.
Você precisa fazer login para comentar.