Sem categoria

Brotas alcança a marca dos 46% de sua capacidade

Por Nill Júnior

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

do Afogados Online

Com as últimas chuvas que caíram em nossa região, principalmente na área do Alto Pajeú, a Barragem de Brotas já recebeu um excelente volume de água. De acordo com o coordenador de distribuição da Compesa em Afogados da Ingazeira, Washington Jordão, a barragem alcançou até essa sexta-feira (2) a marca dos 46% de sua capacidade, pouco mais de 9 milhões de metros cúbicos.

Jovens se arriscam durante todo o dia pulando da parede da barragem. O histórico de tragédias que nós temos quando a barragem começar a “tomar” água, infelizmente, é assustador: Sempre há pessoas perdendo a vida.

Outras Notícias

Em Afogados, depois de pedido pra criar Secretaria de Esportes, vereadora quer Secretaria da Juventude

Assim como no caso de César Tenório, querendo criar uma nova estrutura para Esportes, a ideia de Lucineide é sem sentido nesse momento. Entre criar novas, fortalecer asque já existem. Depois de César Tenório, que propôs estudo para desmembrar a Secretaria de Cultura e Esportes, transformando em uma em duas pastas, a vereadora Lucineide do […]

Assim como no caso de César Tenório, querendo criar uma nova estrutura para Esportes, a ideia de Lucineide é sem sentido nesse momento. Entre criar novas, fortalecer asque já existem.

Depois de César Tenório, que propôs estudo para desmembrar a Secretaria de Cultura e Esportes, transformando em uma em duas pastas, a vereadora Lucineide do Sindicato (PT) apresentou o Requerimento nº 408/2026 na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira solicitando ao Poder Executivo um estudo técnico, administrativo, jurídico e orçamentário sobre a viabilidade de criação da Secretaria Municipal de Juventude.

A proposta é direcionada ao prefeito Alessandro Palmeira e deverá ser encaminhada ao Executivo após a tramitação na Casa Legislativa, caso aprovado em plenário.

Na justificativa, a vereadora destaca que a juventude representa uma parcela importante da população e possui demandas específicas nas áreas de formação, qualificação, trabalho, cultura, esporte, participação cidadã e desenvolvimento social.

Segundo Lucineide, a criação de uma estrutura administrativa dedicada especificamente à juventude poderia ampliar o diálogo do município com os jovens, identificar suas necessidades e potencialidades e contribuir para uma maior articulação das ações municipais com programas e recursos disponibilizados pelos governos estadual e federal.

O requerimento ressalta, entretanto, que a iniciativa não determina diretamente a criação da secretaria, nem estabelece cargos, funções ou despesas para o Executivo. A parlamentar pede inicialmente apenas a realização dos estudos necessários para avaliar a viabilidade da medida.

Secretarias existentes podem absorver programas específicos para a Juventude. Todas elas podem ter atividades específicas para os jovens, sem necessidade de  nova estrutura para uma Secretaria, que mplica criação de novos cargos, estrutura administrativa, sede e outros penduricalhos. Assim como no caso de César Tenório, querendfo criar uma nova estrutura para Esportes, a ideia de Lucineide é sem sentido nesse momento. Entre criar novas, fortalecer as que já existem.

Lá vem pesquisa Datafolha em Pernambuco

O instituto Datafolha afere nova pesquisa em Pernambuco para medir a disputa pelo governo estadual e pelas duas vagas ao Senado nas eleições de outubro. O levantamento será feito entre 18 e 20 de agosto, com divulgação prevista para a próxima sexta-feira (21), e será o primeiro do instituto no Estado desde o início oficial […]

O instituto Datafolha afere nova pesquisa em Pernambuco para medir a disputa pelo governo estadual e pelas duas vagas ao Senado nas eleições de outubro.

O levantamento será feito entre 18 e 20 de agosto, com divulgação prevista para a próxima sexta-feira (21), e será o primeiro do instituto no Estado desde o início oficial das campanhas eleitorais, em 16 de agosto.

Na disputa pelo governo, o questionário vai apresentar aos eleitores os nomes de Guilherme Fonseca, Ivan Moraes, João Campos, Professor Jeremias do Banco, Professora Camila, Raquel Lyra, Renan e Victor Assis.

A sondagem medirá a intenção de voto em cenário estimulado e também identificar o grau de rejeição de cada candidato entre os pernambucanos.

O levantamento também avaliará o momento político da atual governadora. O Datafolha perguntará aos entrevistados como classificam a administração de Raquel Lyra, que completou três anos e sete meses à frente do governo estadual, além de medir aprovação e desaprovação do trabalho realizado.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PE-07041/2026 e vai entrevistar 1.204 pessoas. A margem de erro máxima prevista é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento é conduzido pelo Datafolha Instituto de Pesquisas Ltda., contratado pela Empresa Folha da Manhã S.A. e pela Globo Comunicação e Participações S/A.

Lula e Flávio decidem não ir ao debate da Band

Os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) não devem participar do debate da Band marcado para o domingo (23), às 20h. A emissora havia adiado o encontro de 16 para 23 de agosto na tentativa de garantir a presença de Lula. A equipe do petista avalia como pouco […]

Os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) não devem participar do debate da Band marcado para o domingo (23), às 20h. A emissora havia adiado o encontro de 16 para 23 de agosto na tentativa de garantir a presença de Lula.

A equipe do petista avalia como pouco provável a participação nos primeiros debates. Segundo a campanha, o presidente está concentrado nas agendas de governo e de campanha. Politicamente, a avaliação é que Lula seria o principal alvo, já que a maioria dos demais candidatos é de direita.

Sem Lula, a tendência é que as críticas se concentrem em Flávio, que aparece em segundo lugar nas pesquisas. O senador já condicionou sua presença em debates à participação do presidente. Ele afirmou estar disposto a ir apenas se o petista também comparecer.

Há questionamentos sobre o critério de convite da Band, que incluiu nomes como Augusto Cury (Avante) e Renan Santos (Missão). Lula deve priorizar debates de maior audiência no primeiro turno, como o da TV Globo, e os do segundo turno.

Laura Cardoso, um dos principais nomes da dramaturgia brasileira, morre aos 98 anos

Morreu, aos 98 anos, a atriz Laura Cardoso, um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira. A informação foi divulgada em seu perfil oficial no Instagram, na madrugada desta terça-feira (18). “Nossa grande estrela se despediu de nós. Laura Cardoso estará para sempre em nossos corações. Obrigada por tudo, nossa amada e eterna Laura Cardoso”, diz […]

Morreu, aos 98 anos, a atriz Laura Cardoso, um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira. A informação foi divulgada em seu perfil oficial no Instagram, na madrugada desta terça-feira (18).

“Nossa grande estrela se despediu de nós. Laura Cardoso estará para sempre em nossos corações. Obrigada por tudo, nossa amada e eterna Laura Cardoso”, diz a publicação.

De acordo com Fátima Cardoso, filha da atriz, Laura faleceu na noite desta segunda-feira (17), após se sentir mal em sua residência, no bairro de Sumaré, na Zona Oeste de São Paulo, por volta das 23h20. A atriz deixa duas filhas, netas e bisneto.

A cerimônia de velório da atriz acontecerá nesta terça-feira, entre 8h e 14h, no bairro da Bela Vista, na região central de São Paulo.

Lula diz que não permitirá interferências após descoberta de petróleo no AP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (17) que a descoberta de petróleo na foz do rio Amazonas, no Amapá, representa a “soberania nacional” brasileira. A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa durante visita ao navio-sonda da Petrobras em Oiapoque. “Isso aqui significa soberania nacional. Um país que tem […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (17) que a descoberta de petróleo na foz do rio Amazonas, no Amapá, representa a “soberania nacional” brasileira. A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa durante visita ao navio-sonda da Petrobras em Oiapoque.

“Isso aqui significa soberania nacional. Um país que tem um petróleo dessa qualidade não vai permitir que ninguém meta o dedo nele”, disse. As informações são da CNN.

Na sexta-feira (14), a Petrobras anunciou que encontrou sinais de petróleo e gás em um poço perfurado na região. Nesta segunda, a empresa confirmou a descoberta de hidrocarbonetos no poço Morpho, no bloco FZA-M-59, na costa do Amapá.

Desde as primeiras tarifas anunciadas pelos Estados Unidos contra o Brasil, Lula tem reforçado a ideia de que seu governo defende a soberania nacional. O Planalto lançou em 2025 o plano Brasil Soberano para justamente mitigar os efeitos da sobretaxação de produtos.

Além de Lula, a presidente da estatal, Magda Chambiard, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), estiveram na visita à estrutura da Petrobras montada para fazer os estudos na região.

Eles reforçaram o discurso de Lula e chamaram a medida de um passo mais para a garantia da soberania brasileira.

Silveira afirmou que o país não pode prescindir da sua soberania para poder enfrentar mazelas sociais.

“Nenhum brasileiro, em sã consciência, pode abrir mão da sua soberania e das suas riquezas naturais para poder combater miséria, combater a fome, fazer o desenvolvimento”, disse o ministro durante o evento.

Alcolumbre foi outro que discursou durante o evento. Depois de semanas de um afastamento com o Planalto, ele esteve ao lado de Lula e agradeceu os esforços do presidente para os trabalhos da estatal na região.

“Presidente, em nome do povo amapaense, em nome deste pedaço de chão do Brasil, no extremo norte do Brasil, novamente nossos agradecimentos por enfrentarmos este desafio, tendo sob a sua liderança a proteção da defesa da soberania nacional. Viva o petróleo, viva a Petrobras, viva o futuro do Brasil. Muito obrigado!”, disse Alcolumbre.