Outras Notícias
Lula vai ter mais de um palanque em vários estados para aproximar o centro, inclusive em PE, diz Wellington Dias
O ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social) afirma que a campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser acompanhada por uma articulação voltada ao centro político. Em entrevista ao GLOBO, o ministro avalia que o principal erro do terceiro mandato foi não consolidar uma maioria simples na Câmara e no Senado, diz […]
O ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social) afirma que a campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser acompanhada por uma articulação voltada ao centro político. Em entrevista ao GLOBO, o ministro avalia que o principal erro do terceiro mandato foi não consolidar uma maioria simples na Câmara e no Senado, diz que faltou cuidado e atenção na relação com os aliados, e defende a construção de palanques estaduais capazes de assegurar governabilidade em um eventual novo mandato.
Dias atuará na coordenação de campanha da reeleição ao petista, com foco na região Nordeste. Ex-governador do Piauí e senador licenciado, o ministro afirma que é preciso retomar o diálogo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), defende a prerrogativa de Lula em reenviar o nome de Jorge Messias a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e diz que a atuação de Flávio Bolsonaro (PL) junto ao governo Donald Trump que resultou na classificação do PCC e do CV como organizações terroristas é para “abafar o escândalo do Master”.
O Globo perguntou: haverá duplo palanque em Pernambuco? Ele respondeu: “Sim. Lá temos o João Campos e a Raquel Lyra. Vamos lembrar que ela se colocou primeiro como oposição (em 2022) e no segundo turno teve uma posição mais de neutralidade, mas uma parte considerável do nosso time ficou com ela”.
E seguiu: “A eleição agora vai dizer qual é o time do governo. Hoje não está claro, tem gente que é governo em Brasília e oposição no estado, ou o contrário. Hoje, temos palanques nos estados muito melhores do que tínhamos em 2022”, completou o ministro e futuro coordenador da campanha.
A declaração atinge de morte a ideia do pre-candidato do PSB, João Campos, de ter Lula apenas em seu palanque no estado, principal estratégia para tentar vencer a governadora Raquel Lyra.
Pesquisa Real Time Big Data sai dia 11 em Pernambuco
O Real Time Big Data registrou a pesquisa PE-09426/2026 para governo do Estado e Senado. Serão 1.600 entrevistados a partir de 9 de junho. A divulgação está prevista para o dia 11. Ao contrário do Paraná Pesquisas, a pesquisa não tem possibilidade de recuo do instituto. Semana passada, a pesquisa eleitoral do Instituto Paraná Pesquisas […]
O Real Time Big Data registrou a pesquisa PE-09426/2026 para governo do Estado e Senado. Serão 1.600 entrevistados a partir de 9 de junho. A divulgação está prevista para o dia 11.
Ao contrário do Paraná Pesquisas, a pesquisa não tem possibilidade de recuo do instituto. Semana passada, a pesquisa eleitoral do Instituto Paraná Pesquisas que mediria intenções de voto para o Governo de Pernambuco, Senado e Presidência da República foi cancelada. A informação foi confirmada pelo diretor do instituto, Murilo Hidalgo, que atribuiu o cancelamento a questões operacionais relacionadas ao cronograma da coleta de dados.
“Nós cancelamos porque vamos fazer o campo na terça, quarta e quinta, mas não vai conseguir fazer porque outras demandas atrasaram”, afirmou o diretor da Paraná Pesquisas.
Dema não digeriu troca por Fernando Monteiro em Custódia
O deputado federal Waldemar Oliveira, não digeriu a movimentação política do grupo do ex-prefeito Manuca de Custódia. Segundo informações chegadas ao Blog do Finfa, nestes três anos e cinco meses, Dema colocou R$ 29 milhões em emendas para o município. Procurado por este blogueiro neste domingo, Dema agradeceu à população custodiense pela votação que obteve […]
O deputado federal Waldemar Oliveira, não digeriu a movimentação política do grupo do ex-prefeito Manuca de Custódia.
Segundo informações chegadas ao Blog do Finfa, nestes três anos e cinco meses, Dema colocou R$ 29 milhões em emendas para o município.
Procurado por este blogueiro neste domingo, Dema agradeceu à população custodiense pela votação que obteve nas eleições de 2022, mas confirmou sua chateação pela forma que aconteceu a mudança.
Na cidade, o grupo político de Manuca e Messias do Dnocs trocou Dema por Fernando Monteiro. Fernando dioz estar insatisfeito com o grupo da governadora Raquel Lyra.
“Realmente me surpreendi com a forma que fui tratado, sei que houve a participação do Governo do Estado, estou no limiar da insatisfação”, afirmou Waldemar
João Campos liga modo ataque e critica situação de hospitais
O pré-candidato a governador João Campos, do PSB, usou suas redes sociais para criticar a situação dos hospitais de Pernambuco a partir da queda do forro no hospital Getúlio Vargas, tendo como alvo a governadora Raquel Lyra. “Pessoal, estou aqui em Inajá e acabo de receber mais uma notícia triste sobre a saúde de Pernambuco. […]
O pré-candidato a governador João Campos, do PSB, usou suas redes sociais para criticar a situação dos hospitais de Pernambuco a partir da queda do forro no hospital Getúlio Vargas, tendo como alvo a governadora Raquel Lyra.
“Pessoal, estou aqui em Inajá e acabo de receber mais uma notícia triste sobre a saúde de Pernambuco.
Depois dos casos no Hospital da Restauração, no Agamenon Magalhães e no Barão de Lucena, agora foi a vez da pediatria do Hospital Getúlio Vargas registrar a queda de parte do teto.
Felizmente ninguém ficou ferido. Mas não podemos continuar dependendo da sorte. Quando episódios assim se repetem, fica evidente que a saúde deixou de ser prioridade no nosso estado”, disse.
Pra sorte do país, Bolsonaros tem o dom da auto implosão
Da Coluna do Domingão Essa semana foi marcada pela ameaça americana em voltar a taxar o Brasil em virtude do nosso pix, usando outros argumentos sem base temporal ou com imprecisão, mas com foco no nosso sistema instantâneo de pagamentos, que ameaça as bandeiras de cartão de crédito americanas como Visa e Mastercard, e sistemas […]
Da Coluna do Domingão
Essa semana foi marcada pela ameaça americana em voltar a taxar o Brasil em virtude do nosso pix, usando outros argumentos sem base temporal ou com imprecisão, mas com foco no nosso sistema instantâneo de pagamentos, que ameaça as bandeiras de cartão de crédito americanas como Visa e Mastercard, e sistemas como o Google Pay, Amazon e outros gigantes americanos.
O problema não é apenas do estrago no Brasil, mas o receio de que o sistema seja copiado em outros países, ameaçando a hegemonia americana globalmente.
Como bem destaca o cientista social e jornalista João Filho, o ataque norte-americano ao Pix e o aumento das tarifas imposto aos produtos brasileiros certamente ocorreria com ou sem a visita de Flávio Bolsonaro no fim de maio. “Os filhos de Bolsonaro, junto do golpista hereditário Paulo Figueiredo, não tem tanta moral assim no governo norte-americano. Lembremos o sufoco que foi para conseguir a foto com Trump, que nem se deu ao trabalho de levantar da cadeira para recebê-los. Eles têm um lance mais estreito com o secretário de estado Marco Rubio, é verdade, mas estão longe de influenciar a política externa dos norte-americanos”.
O problema é que lá atrás, antes dos encontros de Lula com Trump, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo de fato conseguiram atenção do governo Trump, que impôs tarifas e determinou suspensão vistos com a Lei Magnitsky, maioria das medidas revogadas com o encontro de Trump e o presidente brasileiro.
Problema é que no dia em que as ameaças de novas tarifas eram anunciadas, Trump publica a foto do encontro com Flávio, Eduardo e Paulo Figueiredo. Foi a faca e o queijo para que fossem ligados às medidas. A coisa piorou com o vídeo de Eduardo citando o sistema de transferência americano, o Zelle, e dando a impressão de que os Bolsonaro, pelo perfil entreguista, poderiam sugerir que o Brasil adotasse o modelo americano. Pegou mal, porque o pix é um patrimônio nacional.
Pra sorte do país, e isso não tem a ver com direita ou esquerda, os fatos vão minando a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro. Somem-se sua biografia que cheira a ficha corrida – rachadinha, relação com milicianos, lavagem de dinheiro – o recente escândalo do dinheiro conseguido com o “irmão” Daniel Vorcaro, ao que tudo indica para manter o irmão de sangue com vida luxuosa nos Estados Unidos, mais aquilo que ainda promete ser revelado no curso da pré-campanha.
João Filho acrescenta que a campanha de Flávio foi para os EUA tentar resolver um problema e voltou com dois. “Agora, além de ter que justificar sua relação financeira com o autor da maior fraude da história do Brasil, Flávio precisa explicar também por que o governo americano anunciou aumento da tarifa e atacou o Pix poucos dias após a sua visita à Casa Branca”.
Essa é a sorte do país: depois, que ascenderam do esgoto da política, os Bolsonaros mostraram uma qualidade indiscutível: a da magnífica capacidade de auto implosão, mergulhados em despreparo e escândalos. Essa é a única boa notícia que esse clã consegue nos dar…

















