Associação Mulher Flor do Campo recebe apoio do IPA
O Escritório Municipal do IPA, em Santa Cruz da Baixa Verde, vem acompanhando a Associação Mulher Flor do Campo desde a sua criação. Dessa forma, promove inclusão das associadas nas políticas públicas, contribuindo para a participação em eventos regionais e estaduais, apoiando também a comercialização do artesanato produzido. O Trabalho é coordenado pelo extensionista, Gerlucio Moura.
Podemos citar os seguintes resultados, obtidos por meio dessa ação a emissão da DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) como instrumento da cidadania e acesso às políticas públicas, das 47 mulheres, 44 possuem DAP e a Elaboração e acompanhamento de crédito rural qualificado (PRONAF B), em parceria com o AGROAMIGO para 22 mulheres, nas atividades: bovinocultura de leite, cana-de-açúcar, artesanato, totalizando um montante de aproximadamente R$ 62.800,00; Acesso aos Projetos Distribuição de Sementes e Terra Pronta, antes restrito, hoje acessados por todas as associadas.
Inclusão de 38 famílias no Programa Garantia Safra; Apoio, incentivo e divulgação às atividades não agrícolas por meio da internet e participação de eventos, possibilitando a comercialização; Treinamento em Horta Familiar, para 25 famílias. Seguida da Oficina de Aproveitamento Total dos Alimentos (cascas, entre cascas, folhas, raízes); Oficina de Agregação de Valores aos Produtos Agroeocológicos: Confecção de Banquinhos Pufes com Garrafas pet, para 10 mulheres; A Unidade Acadêmica de Serra Talhada UAST/UFRPE elaborou e executou em parceria com o escritório municipal o projeto Participando
Sem Medo de Ser Mulher, em que foi avaliado e incentivado a participação das mulheres no grupo e na comunidade; Inclusão de 10 mulheres na Chamada Pública ATER PARA MULHERES; 10 famílias na Chamada Pública Brasil Sem Miséria, de 06 famílias no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); Instalação de unidade de Produção Agroecológica Integrada Sustentável-PAIS, na comunidade.