Sem categoria

Armando vê adesão como sinal de fraqueza

Por Nill Júnior

DSC_0876

da Folha de Pernambuco

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo PTB, o senador Armando Monteiro Neto, usou de ironia ao repercutir a troca de palanque feita pelo prefeito no município de Gravatá, Bruno Martiniano (PTB), que se aliou à chapa majoritária encabeçada pelo ex-secretário da Fazenda, Paulo Câmara (PSB), no último sábado (19).

“Essa decisão de Bruno tem muito a ver com a Semana Santa, onde temos Cristo, muitos Judas e até Maria Madalena”, disparou. O petebista, mesmo sem mostrar ressentimentos, alegou que esse assunto já é “passado” dentro do partido. “Vamos fazer a seguinte equação: pressão e coação, versus insegurança e fragilidade é igual ao adesismo. Quando uma pessoa é frágil, é fraca, ela está sucessível a ceder quando é coagida. Mas quando ela tem firmeza e princípios, essas coisas podem até acontecer, mas nada muda”, disse Neto.

O prefeito Bruno Martiniano declarou seu apoio não só à chapa completa da Frente Popular – Paulo Câmara, Raul Henry (PMDB) e Fernando Bezerra Coelho (PSB) -, como também pedirá votos ao presidenciável socialista Eduardo Campos, ao invés de Dilma Rousseff, como seu partido já decidiu.

O anúncio foi feito no último sábado, no Hotel Portal de Gravatá, e contou com cerca de 300 participantes. “É uma honra estar recebendo o seu apoio Bruno, pois sei o quanto você é responsável e verdadeiro em suas atitudes. Este encontro só vem comprovar uma palavra que norteia o nosso projeto “União”. Somos um time preparado para o avanço”, enfatizou Câmara.

No mesmo lugar, há dez dias atrás, durante a realização do Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmara e Prefeituras Municipais de Pernambuco, promovido pela União dos Vereadores (UVP), Armando Monteiro Neto disse que foi saudado pelo gestor petebista como “meu governador”. “Veja bem, existem questões na política que conseguimos explicar, mas existem questões de caráter que não há o que se explicar”, afirmou.

A tranquilidade de Armando Neto pode ser justificada pelo fato de que há socialistas que também estão interessados em subir no seu palanque. “Se você soubesse o quanto tem de pessoas do PSB que querem vir para o nosso lado, apesar da patrulha… Mas não estamos no poder, não agimos coagindo as pessoas”, criticou.

Na quinta-feira (17) passada, o petebista recebeu apoio do vice-prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Bezerra (PDT), e mais dois vereadores socialistas da mesma cidade. Talvez por isso, o dirigente do PTB não pretende fazer uso da Lei de Fidelidade Partidária contra o prefeito de Gravatá.

Outras Notícias

MP ingressa com Inquérito Civil contra reeleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara de Iguaracy

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou com Inquérito Civil para investigar a antecipação da eleição de Tenente de Viana como presidente para o biênio 2027-2028. A notícia foi publicada no Diário Oficial. Luiz de Tenente reeleito presidente da Câmara Municipal de Iguaracy de forma antecipada e aprovada com 8 votos favoráveis em sessão plenária. […]

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou com Inquérito Civil para investigar a antecipação da eleição de Tenente de Viana como presidente para o biênio 2027-2028. A notícia foi publicada no Diário Oficial.

Luiz de Tenente reeleito presidente da Câmara Municipal de Iguaracy de forma antecipada e aprovada com 8 votos favoráveis em sessão plenária.

A chapa eleita e empossada para o respectivo período foi composta por Tenente de Viana presidente, Rômulo Lopes vice, Bruna Torres Primeira Secretária e Amaury Torres segundo Secretário.

Só que a Primeira Promotoria de Justiça, através do promotor Thiago Barbosa,  questiona a legalidade do processo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que a antecipação da eleição para a Mesa Diretora é inconstitucional se ocorrer muito tempo antes do mandato. A votação deve ocorrer com contemporaneidade ao início do mandato para garantir a alternância de poder e a representatividade real dos parlamentares.

A eleição para o segundo biênio só pode ocorrer a partir de outubro do ano anterior ao término do primeiro mandato.

Eleições realizadas anos antes ou logo no primeiro dia da legislatura para os dois biênios são consideradas inconstitucionais e correm risco de anulação pelos Tribunais de Justiça e Ministérios Públicos Estaduais. O inquérito tem o número nº 02253.000.016/2026.

Gilson Bento confirma apoio a Ricardo Teobaldo 

O prefeito Gilson Bento anunciou que irá apoiar o nome de Ricardo Teobaldo para deputado federal. A informação foi confirmada pelo deputado federal Silvio Costa Filho, que destacou que a decisão aconteceu através de um acordo político construído entre as lideranças. Segundo Silvio Costa Filho, a parceria representa “a continuidade de um trabalho político voltado […]

O prefeito Gilson Bento anunciou que irá apoiar o nome de Ricardo Teobaldo para deputado federal. A informação foi confirmada pelo deputado federal Silvio Costa Filho, que destacou que a decisão aconteceu através de um acordo político construído entre as lideranças.

Segundo Silvio Costa Filho, a parceria representa “a continuidade de um trabalho político voltado para o desenvolvimento de Brejinho e de toda a região”. E seguiu: “O parlamentar ressaltou ainda a importância da união entre as lideranças para fortalecer os investimentos e ações em benefício da população”.

Ricardo Teobaldo agradeceu o apoio recebido e afirmou que, caso seja eleito deputado federal, dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado por Silvio Costa Filho em favor do município de Brejinho. O pré-candidato destacou o compromisso de manter a parceria política e buscar novos recursos para ampliar as ações no município.

Já o prefeito Gilson Bento enfatizou a relação de amizade construída ao longo da vida pública com Silvio Costa Filho. Gilson afirmou que o pedido feito pelo deputado representa uma missão a ser cumprida.

“Silvio Costa é um amigo que construí na vida pública, uma pessoa que sempre esteve ao lado de Brejinho. Um pedido vindo dele representa para mim uma missão a ser cumprida”, destacou o prefeito.

CBNE2 fortalece presença e articulação territorial no Sertão pernambucano com agenda de incidência e ação em rede

Entre os dias 21 e 23 de maio, a Cáritas Brasileira Nordeste 2 (CBNE2) promove uma agenda estratégica de articulação e incidência territorial no Sertão pernambucano, com atividades nos municípios de Salgueiro, Afogados da Ingazeira e Petrolina. A iniciativa reafirma o compromisso da instituição com o fortalecimento da presença da rede Cáritas nos territórios e […]

Entre os dias 21 e 23 de maio, a Cáritas Brasileira Nordeste 2 (CBNE2) promove uma agenda estratégica de articulação e incidência territorial no Sertão pernambucano, com atividades nos municípios de Salgueiro, Afogados da Ingazeira e Petrolina.

A iniciativa reafirma o compromisso da instituição com o fortalecimento da presença da rede Cáritas nos territórios e com a construção coletiva de ações voltadas à promoção da justiça social, da dignidade humana e da participação popular.

A proposta é consolidar processos de cooperação territorial, fortalecer vínculos com as igrejas locais e ampliar a capacidade de incidência da Cáritas diante dos desafios sociais, econômicos e ambientais vivenciados pelas populações do Sertão.

A agenda também marca um importante movimento de sinodalidade e fortalecimento da atuação da Cáritas junto às dioceses da região, contando com a participação de bispos diocesanos e lideranças locais. Os encontros buscam impulsionar estratégias conjuntas de presença pastoral e ação social, potencializando iniciativas já desenvolvidas nos territórios e ampliando o alcance das ações da rede.

Ao longo dos três dias, serão realizados momentos de escuta, partilha e alinhamento entre as entidades membros e a equipe da sede regional da Cáritas Brasileira Nordeste 2. A agenda também prevê apresentações dos projetos desenvolvidos pela instituição nos territórios, além de diálogos com os bispos para impulsionar a atuação da Cáritas nas comunidades dos respectivos municípios.

Em um contexto marcado por desigualdades históricas e múltiplos desafios sociais, a iniciativa reforça a importância da atuação em rede, da solidariedade organizada e da incidência política comprometida com as populações mais vulnerabilizadas do Semiárido pernambucano.

 

 

Presidente da Comissão de Prefeitas da FNP, Márcia Conrado destaca protagonismo feminino durante evento no Rio de Janeiro

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, participou nesta segunda-feira (18) da segunda edição do “Elas Governam”, iniciativa realizada pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) voltada ao fortalecimento da presença feminina na gestão pública municipal. O encontro reuniu prefeitas, vice-prefeitas e secretárias municipais de diversas regiões do país em uma agenda de debates […]

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, participou nesta segunda-feira (18) da segunda edição do “Elas Governam”, iniciativa realizada pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) voltada ao fortalecimento da presença feminina na gestão pública municipal. O encontro reuniu prefeitas, vice-prefeitas e secretárias municipais de diversas regiões do país em uma agenda de debates sobre enfrentamento ao feminicídio, políticas públicas para as mulheres e o protagonismo feminino nos espaços de decisão.

Vice-presidente de Políticas de Gênero da FNP e presidente da Comissão de Prefeitas da entidade, Márcia Conrado foi uma das articuladoras do projeto. A programação desta edição também contou com a cerimônia simbólica de posse da diretoria do Fórum Nacional de Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres.

Além dos debates, o encontro reforçou a construção de uma articulação nacional entre mulheres que ocupam cargos de liderança nos municípios. “Quando mulheres se unem para trocar experiências e construir soluções, quem ganha são os municípios e toda a população. Precisamos ampliar cada vez mais esses espaços de diálogo e fortalecimento feminino na gestão pública”, enfatizou Márcia Conrado.

Durante o evento, a prefeita destacou o crescimento da iniciativa e a necessidade de ampliar o debate sobre a participação feminina na política e na gestão pública. “Desde que assumimos esse trabalho na FNP, criamos o ‘Elas Governam’ com o objetivo de fortalecer a atuação das mulheres na administração municipal. A primeira edição, em Campo Grande, aconteceu em apenas um dia, mas foram tantos temas importantes debatidos que nesta segunda edição tivemos que ampliar a programação para dois dias. Isso mostra a força e a necessidade desse espaço”, concluiu Conrado.

Settrans ensina povo a usar giradouro

Você não leu errado: a Secretaria de Trânsito de Afogados da Ingazeira realizou blitze educativa na rotatória do bairro Padre Pedro Pereira. Foram feitas orientações sobre a sinalização, preferências e segurança no trânsito. A iniciativa faz parte do Maio Amarelo, mas atende uma demanda: a de que motoristas não sabem usar o giradouro. As regras […]

Você não leu errado: a Secretaria de Trânsito de Afogados da Ingazeira realizou blitze educativa na rotatória do bairro Padre Pedro Pereira.

Foram feitas orientações sobre a sinalização, preferências e segurança no trânsito. A iniciativa faz parte do Maio Amarelo, mas atende uma demanda: a de que motoristas não sabem usar o giradouro.

As regras de trânsito em giradouros (rotatórias) baseiam-se na preferência de quem já circula na via circular. O motorista que vai entrar na rotatória deve aguardar, reduzindo a velocidade, até que haja espaço seguro. A sinalização adequada com setas é fundamental em todas as manobras.