Sem categoria

Aliança com Armando na pauta de encontro com PT nacional

Por Nill Júnior

Fotos

do JC Online

A Executiva estadual do PT desembarca amanhã, em Brasília, para uma reunião com o presidente nacional do partido, Rui Falcão. Na pauta, a aliança com o senador e pré-candidato ao governo Armando Monteiro (PTB). O encontro será exclusivo para tratar da questão em Pernambuco. A cúpula petista já deu sinalizações de que a legenda deve caminhar com o petebista. Porém, no Estado, alguns dirigentes ainda resistem em declarar apoio a Armando.

Os petistas pernambucanos permanecerão na capital federal até a quinta-feira (20), quando ocorre a reunião nacional da legenda.

A ala sindicalista do partido quer promover um debate com os líderes estaduais, mas, devido à viagem a Brasília, a data está indefinida. A corrente Democracia Socialista, liderada pelo ex-secretário executivo de Agricultura do Estado, Oscar Barreto, organiza um “adesivaço” com a militância em prol de uma candidatura própria petista.

O PT terá uma semana decisiva para a legenda no Estado. No sábado (22) e domingo (23), cerca de 300 delegados do partido participarão da reunião da tática eleitoral, que vai definir se à legenda irá apoiar Armando Monteiro ou lançar candidato próprio ao governo.

No final de semana, a presidente estadual do PT, a deputada estadual Teresa Leitão, participou de plenárias em Salgueiro e Palmares. No Sertão, estavam representantes do partido de 14 municípios. Na Mata Sul, reduto de Armando Monteiro, foram integrantes da legenda de dez cidades.

Para Teresa, ambas as reuniões foram favoráveis à formação da aliança com o PTB. “Foram debatidas as duas soluções, mas há uma predominância pela escolha da aliança”, disse.

Oscar Barreto, no entanto, rebateu Teresa Leitão e disse que o tom nas reuniões não foi para aliança. “Mas sim pelo lançamento da candidatura própria. Isso aconteceu em Palmares, em Salgueiro, e em plenárias realizadas no Agreste, outras do Sertão, na Mata Norte e na Região Metropolitana”, disparou.

Outras Notícias

Álvaro e Gabriel Porto demonstram força em ato com João Campos

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, cumpriu agenda política neste domingo (12) no município de Canhotinho, no Agreste do Estado. O socialista participou do lançamento das pré-candidaturas do deputado estadual Álvaro Porto à reeleição e de Gabriel Porto a deputado federal. A programação teve início na antiga fábrica Mucuri, e reuniu lideranças políticas […]

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, cumpriu agenda política neste domingo (12) no município de Canhotinho, no Agreste do Estado.

O socialista participou do lançamento das pré-candidaturas do deputado estadual Álvaro Porto à reeleição e de Gabriel Porto a deputado federal.

A programação teve início na antiga fábrica Mucuri, e reuniu lideranças políticas de diversas regiões de Pernambuco. O encontro também foi visto como mais um movimento de consolidação da pré-candidatura de João Campos ao Palácio do Campo das Princesas.

Presidente da ALEPE e opositor da governadora Raquel Lyra,  Álvaro Porto quis fazer do ato uma grande demonstração de força política.

“Canhotinho é o pontapé inicial de uma pré-campanha onde vamos lutar por um Pernambuco melhor para a nossa gente. Ao lado de João Campos,  Carlos Costae Marília Arraes vamos percorrer os quatro cantos do estado, ouvindo, trabalhando e construindo um futuro melhor para todos”, disse em sua rede social.

Anfitrião, Zeca recebeu Raquel e aliados em Arcoverde

Arcoverde viveu, neste domingo (12), um dos momentos de maior concentração política do interior de Pernambuco ao reunir, durante a 22ª Festa da Divina Misericórdia, lideranças estaduais e nacionais em uma mesma agenda. Ao lado da governadora Raquel Lyra, o prefeito Zeca Cavalcanti recebeu nomes de diferentes campos políticos. Em nota, o movimento “evidenciou a […]

Arcoverde viveu, neste domingo (12), um dos momentos de maior concentração política do interior de Pernambuco ao reunir, durante a 22ª Festa da Divina Misericórdia, lideranças estaduais e nacionais em uma mesma agenda.

Ao lado da governadora Raquel Lyra, o prefeito Zeca Cavalcanti recebeu nomes de diferentes campos políticos. Em nota, o movimento “evidenciou a capacidade de articulação do gestor e projetou o município no centro das discussões do Estado”.

A mobilização teve início ainda pela manhã, com a chegada da governadora ao aeroporto da cidade, sendo recepcionada pelo vice-prefeito Weverton Siqueira, o Siqueirinha,  vereadores e secretários municipais. A agenda seguiu com encontro na residência do prefeito e, posteriormente, com a participação na celebração no CEDEC, que reuniu milhares de fiéis.

Além de Raquel Lyra, estiveram presentes a vice-governadora Priscila Krause, o deputado federal Túlio Gadelha, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho e os deputados estaduais Edson Vieira e Romero Sales Filho.

Durante a agenda, a governadora destacou a relação com o município. “Arcoverde é uma terra que tem identidade, força e fé. Estar aqui ao lado do prefeito Zeca Cavalcanti mostra o quanto essa parceria é importante para Pernambuco seguir avançando”, afirmou.

O prefeito Zeca Cavalcanti ressaltou o significado do momento. “Hoje é um dia de fé, de união e de renovação para todos nós. Ver Arcoverde reunida aqui, com tanta gente movida pela esperança, fortalece ainda mais o nosso compromisso de trabalhar todos os dias por uma cidade melhor.”, declarou.

Flávio usa vídeo de fome da época do governo Bolsonaro para atacar Lula

O pré-candidato ao Planalto Flávio Bolsonaro (PL) usou o trecho de um vídeo gravado durante o governo de seu pai, Jair Bolsonaro (PL), para criticar o presidente Lula. No vídeo, Flávio fala sobre o endividamento no Brasil. “Isso significa comer menos, significa panela vazia. E quase 20% desses brasileiros não estão conseguindo pagar nem a […]

O pré-candidato ao Planalto Flávio Bolsonaro (PL) usou o trecho de um vídeo gravado durante o governo de seu pai, Jair Bolsonaro (PL), para criticar o presidente Lula.

No vídeo, Flávio fala sobre o endividamento no Brasil. “Isso significa comer menos, significa panela vazia. E quase 20% desses brasileiros não estão conseguindo pagar nem a conta de água”, diz o senador. O pré-candidato também cita a alta dos juros no país e o impacto do endividamento por bets.

Enquanto fala, o vídeo exibe cenas de moradores procurando alimentos dentro de um caminhão de lixo. Só que as imagens foram gravadas em outubro de 2021, durante o governo Bolsonaro, e foram divulgadas em uma reportagem do g1 Ceará. As cenas foram gravadas na porta de um supermercado no bairro Cocó, em Fortaleza.

A publicação de Flávio cita uma reportagem do Diário de Nordeste de março deste ano. O texto cita uma cena parecida na mesma cidade: “famílias coletam comida em lixo descartado por supermercado em Fortaleza”. Na reportagem, o veículo local apresenta um vídeo gravado por um morador, mas não é o mesmo divulgado pelo pré-candidato.

Em 2021, o Brasil voltou para o Mapa da Fome depois de mais cinco anos fora. Foi no governo do pai de Flávio que o Brasil registrou mais de 33 milhões de brasileiros passando fome. O número apontava um crescimento de 7,2% em comparação com 2020. No ano passado, o país saiu do mapa, mas a insegurança alimentar ainda atinge 7 milhões de brasileiros.

Na pandemia, imagens de brasileiros pegando ossos de bois repercutiram pelo país. Reportagem do UOL de 2021 mostrou a verdadeira “peregrinação” que famílias faziam para buscar doações —entre elas, a oferta de pedaços de ossos por um açougue.

Festa da Misericórdia testou popularidade de João e Raquel

Da Itapuama FM O clima de religiosidade da 22ª Festa da Divina Misericórdia, neste domingo (12), dividiu espaço com as intensas articulações políticas que miram o Palácio do Campo das Princesas em 2026. A Terra da Misericórdia, na Serra das Varas, Zona Rural de Arcoverde, recebeu as visitas simultâneas da governadora Raquel Lyra e do […]

Da Itapuama FM

O clima de religiosidade da 22ª Festa da Divina Misericórdia, neste domingo (12), dividiu espaço com as intensas articulações políticas que miram o Palácio do Campo das Princesas em 2026.

A Terra da Misericórdia, na Serra das Varas, Zona Rural de Arcoverde, recebeu as visitas simultâneas da governadora Raquel Lyra e do ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo, João Campos.

​O encontro das duas principais lideranças políticas do estado no santuário ocorreu em um momento de intensa movimentação na política local, marcado pelo recente racha entre o prefeito Zeca Cavalcanti e o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Pacheco.

​A novidade do domingo foi a consolidação do apoio de Luciano Pacheco à pré-candidatura de João Campos.

Após o rompimento com o prefeito Zeca, aliado de primeira hora da governadora Raquel Lyra, Pacheco não apenas acompanhou a comitiva do socialista, como declarou oficialmente sua adesão ao projeto de oposição ao governo estadual.

​Enquanto Raquel Lyra circulou acompanhada por Zeca, pela vice-governadora Priscila Krause, secretários e prefeitos da região, João Campos esteve ladeado pelas ex-prefeitas Madalena Britto e Rosa Barros, além de deputados estaduais e federais, vereadores do Recife e pelo próprio Luciano Pacheco.

​A Festa da Misericórdia é um dos maiores eventos religiosos do Nordeste e, em período de pré-campanha eleitoral, torna-se termômetro de popularidade.

Da Coluna do Domingão Um dos mais animados com a agenda de João Campos em Afogados foi o prefeito Sandrinho Palmeira. Para aliados próximos, a melhora da percepção de seu governo, dependendo de fatores gerenciais e entregas, somada à eleição de João o colocam em uma condição de vantagem no debate eleitoral de 2028. Isso […]

Da Coluna do Domingão

Um dos mais animados com a agenda de João Campos em Afogados foi o prefeito Sandrinho Palmeira.

Para aliados próximos, a melhora da percepção de seu governo, dependendo de fatores gerenciais e entregas, somada à eleição de João o colocam em uma condição de vantagem no debate eleitoral de 2028.

Isso porque minimizará o risco de fissuras e racha na sua base, além de fortalecer seu poder de indicação do sucessor. A conferir.