Afogados: em debate, ouvintes cobram agilidade no processo de municipalização do trânsito
Um debate sobre a vinda do Detran Móvel hoje e amanhã a Afogados da Ingazeira levantou outras demandas da população na Rádio Pajeú. O serviço ficará à disposição dos usuários para esclarecimento de dúvidas e oferecimento dos principais serviços oferecidos pela autarquia. O Diretor de Atendimento do órgão, Wanderson Florêncio, que também é suplente de vereador em Recife, está em Afogados para coordenar os trabalhos.
A equipe de educação para o trânsito do Detran vai promover palestras e atividades educativas nas escolas da rede pública municipal de ensino, renovação da carteira de habilitação, atendimento do DPVAT, alerta para veículos roubados, consulta de débitos, consulta de pontuação negativa na carteira de motorista, emissão de certidões, dentre outros, são alguns dos serviços que serão ofertados.
Ao lado dele esteve o Secretário de Governo de Afogados da Ingazeira, Heleno Mariano. Acabou sendo o mais solicitado, fruto da grande demanda de ouvintes para que a Prefeitura acelere o processo de municipalização do trânsito. Foram vários ouvintes que reclamaram da realidade de desrespeito nas ruas por parte de motoristas, motociclistas e pedestres e falta de fiscalização.
Segundo Heleno, o modelo mais próximo da realidade de Afogados é o de São José do Egito. “Conhecemos realidades como a de São José e Arcoverde, mas a primeira se encaixa mais na nossa realidade”.
Apesar de ter uma população de apenas 35 mil habitantes, o fluxo de pessoas que visitam a cidade diariamente é enorme, aumentando a frota e os problemas. Segundo levantamento da própria prefeitura, são só de lotações 220 que vem das cidades circunvizinhas para Afogados diariamente.
“Encontramos um lugar por trás da Manoel Borba e a prefeitura já iniciou o trabalho lá. Foi feito um ofício em novembro para a Celpe retirar três postes de lá e até agora o trabalho não foi realizado, isso atrasa o nosso lado”, disse Heleno.
Dentre os demais problemas relatados, imprudência de motociclistas, desrespeito de caminhões de carga e descarga, motoristas que circulam muito além do limite de velocidade mesmo em áreas escolares, estacionamentos em vias proibidas sem punição, desrespeito a semáforos e faixas de pedestres, estacionamento em fila dupla, nas calçadas, dentre outras irresponsabilidades. Heleno prometeu que a prefeitura está lutando para agilizar a municipalização.
Além de Afogados, Serra Talhada, a maior cidade da região, também carece de disciplinamento no trânsito. Na cidade também há reclamações da lentidão no processo.
Ouça como foi o Debate das Dez clicando aqui, e acessando o Portal Pajeú Radioweb