Afogados de Ingazeira vence concurso cultural e recebe premiação em Brasília
Com o slogan “a educação é a arma mais poderosa” a Escola Municipal EJAI 2, do Município de Afogados de Ingazeira (PE), foi uma das vencedora do concurso Curta Histórias. A cerimônia de premiação foi realizada na tarde de ontem, 28 de maio, em Brasília.
Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), a iniciativa já está na sua segunda edição. O objetivo é incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento de atividades de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras. Para este ano, o tema escolhido foi personalidades negras e os participantes deveriam produzir um vídeo de até um minuto mostrando a importância da diversidade étnico-racial.
A Escola Municipal EJAI 2 concorreu na categoria Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e foi escolhida como vencedora pela comissão julgadora do prêmio. O vídeo do grupo fala sobre Nelson Mandela, considerado como o mais importante líder da África Negra.
O prefeito de Afogados de Ingazeira, José Patriota, fez questão de acompanhar os representantes da escola e os alunos participantes do vídeo durante a solenidade. De acordo com o gestor, essa temática é muito importante e deve ser trazida cada vez mais para o ambiente da sala de aula.
Emoção
José Luiz da Silva, um dos estudantes que ajudou a construir do projeto, não conseguiu esconder a emoção ao falar sobre o prêmio que acabara de receber. “Quando a professora convidou, eu aceitei de todo o coração. Não pensava que ia ser vitorioso. Eu estou feliz da vida. Não tem palavras para sair da minha boca. Tanto eu, como meus filhos e a minha esposa”.
Aproximadamente 500 escolas brasileiras se inscreveram no concurso e mais de 600 vídeos foram recebidos. Estiveram presentes no evento de premiação representantes da Fundação Telefônica, Fundação Vale, Fundação Cultural Palmares, Ministério da Educação e Ministério da Cultura.