Sem categoria

Aécio sobe, e chance de Dilma ser reeleita no 1º turno diminui

Por Nill Júnior

dilma-aecio-eduardo

Diminuiu a chance de a presidente Dilma Rousseff vencer no primeiro turno a eleição de 5 de outubro. Uma das principais razões foi o crescimento das intenções de voto do pré-candidato do PSDB, o senador Aécio Neves (MG).

Segundo o Datafolha, no cenário mais provável a petista teria hoje 37% das intenções de voto e os outros candidatos estariam com 38%, somados. É uma situação de empate técnico, pois a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento do Datafolha foi feito ontem e anteontem com 2.844 entrevistas, em 174 municípios do país.

Apesar de ter variado na margem de erro, a curva de Dilma não é estável. Ela tem recuado gradualmente nos levantamentos do Datafolha –enquanto seus dois principais rivais estão em ascensão.

No cenário hoje mais provável para a disputa de outubro, liderado por Dilma com 37%, o segundo colocado é Aécio, com 20%. Ele tinha 16% no início de abril. O tucano ganhou quatro pontos e apresentou a maior variação entre todos os candidatos.

eleicao
Arte: Folha de São Paulo

O terceiro colocado é Eduardo Campos (PSB), que registrou 11% agora e também apresenta curva ascendente, sempre dentro da margem de erro –tinha 10% em abril e 9% em fevereiro. O pessebista é conhecido muito bem ou um pouco por 25% dos eleitores. Essa taxa é de 86% para Dilma e de 42% para Aécio.

Segundo o Datafolha, 16% dos entrevistados dizem que votariam hoje em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 8% declaram que ainda estão indecisos.

Dilma e o PT fizeram um esforço nos últimos dias para estancar sua perda de popularidade e frear o movimento pela volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a presidente.

Segundo o Datafolha, 58% dos eleitores acham que Lula deveria ser o candidato do PT. Entre os que declaram preferência pelo partido, 75% dizem preferir Lula como candidato nas eleições deste ano.

Outras Notícias

Real Time Big Data: Em um dos cenários, Marília e Miguel lideram corrida ao Senado

O Instituto Real Time Big Data divulgou nesta quinta-feira (11) um novo levantamento com três cenários sobre a corrida ao Senado por Pernambuco. A ex-deputada federal Marília Arraes (PDT) lidera dois deles e tem empate técnico com Miguel Coelho (União Brasil). No primeiro cenário simulado pelo instituto, Marília lidera com 26% das intenções de voto e é seguida pelo senador Humberto Costa (PT), que tem 19% pela segunda vaga à […]

O Instituto Real Time Big Data divulgou nesta quinta-feira (11) um novo levantamento com três cenários sobre a corrida ao Senado por Pernambuco. A ex-deputada federal Marília Arraes (PDT) lidera dois deles e tem empate técnico com Miguel Coelho (União Brasil).

No primeiro cenário simulado pelo instituto, Marília lidera com 26% das intenções de voto e é seguida pelo senador Humberto Costa (PT), que tem 19% pela segunda vaga à Casa Alta. Empatado tecnicamente com Costa, aparece Mendonça Filho (PL), que soma 16% e também está empatado pela margem de erro com Túlio Gadelha (PSD) e Eduardo da Fonte (PP), que têm respectivamente 13% e 12%. Paulo Rubem (Rede) fecha a lista com 4%.

Aqueles que votariam em branco ou nulo somam 4%, enquanto os indecisos, 6%.

No segundo cenário testado, Marília aparece com 25%, numericamente à frente, mas tecnicamente empatada com Miguel Coelho (União Brasil), que soma 21%. Na sequência, vêm Mendonça Filho, com 16%, Humberto Costa, com 15%, e Tulio Gadelha, com 12%, todos tecnicamente empatados pela terceira vaga. Paulo Rubem fecha novamente a lista com 4%.

Aqueles que votariam em branco ou nulo somam 3%, enquanto os indecisos, 4%.

No último cenário simulado, Marília pontua 28%, maior vantagem entre os cenários. Em seguida, vêm Humberto Costa, com 19%, Mendonça Filho, com 18%, e Tulio Gadelha, com 15%, todos tecnicamente empatados. Fernando Dueire (PSD), com 5%, e Paulo Rubem, com 4%, fecham a lista.

Os eleitores que votariam em branco ou nulo somam 4%, enquanto os indecisos, 7%.

A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 1.600 eleitores de Pernambuco, entre os dias 9 e 10 de junho. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos do próprio instituto e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo PE-09426/2026.

Cadastramento para plataformas como 99Moto vai até 19 de junho em Arcoverde

ARCOTTRANS regulamenta transporte por aplicativo em motocicletas em Arcoverde A Autarquia de Trânsito, Transportes e Segurança de Arcoverde (ARCOTTRANS) publicou a Portaria nº 009/2026, que estabelece as regras para o credenciamento de empresas operadoras de aplicativos de transporte individual de passageiros por motocicleta no município. A medida regulamenta a atividade com base na Lei Complementar […]

ARCOTTRANS regulamenta transporte por aplicativo em motocicletas em Arcoverde

A Autarquia de Trânsito, Transportes e Segurança de Arcoverde (ARCOTTRANS) publicou a Portaria nº 009/2026, que estabelece as regras para o credenciamento de empresas operadoras de aplicativos de transporte individual de passageiros por motocicleta no município. A medida regulamenta a atividade com base na Lei Complementar Municipal nº 07/2026 e define exigências para plataformas, condutores e veículos.

De acordo com a portaria, as empresas interessadas em operar o serviço deverão obter credenciamento junto à ARCOTTRANS, apresentando documentação jurídica, fiscal e uma apólice de Seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP), com cobertura mínima de R$ 25 mil por passageiro. O Certificado de Credenciamento Operacional terá validade de 12 meses e deverá ser renovado anualmente.

A norma também estabelece que o cadastro dos condutores será realizado pelas próprias plataformas, que deverão encaminhar mensalmente à autarquia uma relação completa dos motoristas ativos, acompanhada da documentação exigida, incluindo CNH categoria A com observação de Exercício de Atividade Remunerada (EAR), antecedentes criminais negativos, comprovante de curso especializado reconhecido pelo CONTRAN e regularidade junto ao INSS ou como MEI.

Quanto aos veículos, somente poderão operar motocicletas com potência mínima de 150 cilindradas, idade máxima de oito anos de fabricação e licenciamento regular em Pernambuco. Os veículos também deverão passar por vistoria anual para verificação de itens de segurança, como pneus, iluminação, freios, suspensão, além da obrigatoriedade de equipamentos como protetor de pernas, antena corta-pipa e alças de apoio para passageiros.

A portaria ainda determina o compartilhamento mensal de dados consolidados pelas operadoras para fins de planejamento da mobilidade urbana, incluindo número de corridas realizadas, quilometragem percorrida e áreas com maior concentração de embarques e desembarques.

Real Time Big Data: João Campos tem 45% e Raquel, 40%

Na simulação de segundo turno,  João 46% a 41% para Raquel  A nova pesquisa divulgada pela CNN Brasil em parceria com o instituto Real Time Big Data aponta a manutenção da liderança de João Campos na disputa pelo Governo de PePernambo, se comparado ao levantamento anterior. De acordo com os números divulgados pela CNN, João […]

Na simulação de segundo turno,  João 46% a 41% para Raquel 

A nova pesquisa divulgada pela CNN Brasil em parceria com o instituto Real Time Big Data aponta a manutenção da liderança de João Campos na disputa pelo Governo de PePernambo, se comparado ao levantamento anterior.

De acordo com os números divulgados pela CNN, João Campos aparece com 45% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra registra 40% na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

Em seguida, aparece Ivan Moraes (PSOL) com 3%. O candidato do Missão, Renan Hallais, não pontuou na pesquisa.

Do total de entrevistados, 6% declararam votar em branco ou nulo e outros 6% não souberam ou não responderam.

Segundo turno

No único cenário de segundo turno simulado, entre João Campos e Raquel Lyra, o ex-prefeito lidera com 46%, enquanto a atual governadora tem 41%.

Dentre os entrevistados, 6% votariam em branco ou nulo, enquanto 7% não souberam ou não responderam.

O Instituto Real Time Big Data ouviu 1.600 pessoas entre os dias 9 e 10 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa está cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo PE-09426/2026.

Justiça manda Meta remover vídeos de Wesley Safadão por propaganda eleitoral antecipada no São João de Campina Grande

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) mandou a Meta, responsável pelo Instagram, remover vídeos e fotos de Wesley Safadão por uma suposta propaganda eleitoral antecipada durante um show no Parque do Povo, no São João 2026 de Campina Grande, em que ele fez o gesto de um “foguete” no palco, movimento que, de acordo […]

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) mandou a Meta, responsável pelo Instagram, remover vídeos e fotos de Wesley Safadão por uma suposta propaganda eleitoral antecipada durante um show no Parque do Povo, no São João 2026 de Campina Grande, em que ele fez o gesto de um “foguete” no palco, movimento que, de acordo com o órgão, faz referência ao senador Efraim Filho (União Brasil), pré-candidato ao Governo da Paraíba.

Na terça-feira (9), o Ministério Público Eleitoral da Paraíba (MPE-PB) denunciou Wesley Safadão, o próprio Efraim Filho e citou o prefeito Bruno Cunha Lima em uma ação. A decisão do TRE-PB foi tomada nesta quarta-feira (10), em resposta a ação, pelo desembargador Rodrigo Clemente de Brito Pereira.

Com a decisão da Justiça Eleitoral, fica determinado que a Meta suspenda em até 24 horas a exibição do vídeo apontado pelo Ministério Público e de uma fotografia específica publicada na mesma ocasião, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. Ambos os materiais foram publicados no Instagram.

Como justificativa para remover o vídeo e considerar o material uma propaganda eleitoral antecipada, o magistrado observou haver indícios de irregularidade no ato de Wesley Safadão mencionar a presença de Efraim no evento, faz referência ao símbolo do “foguete” e reproduz o gesto associado à pré-campanha do senador. Em seguida, Efraim responde com o mesmo movimento diante do público.

“No caso presente, a utilização do palco principal do Parque do Povo e da estrutura do Maior São João do Mundo para divulgar ou reforçar determinada pré-candidatura, conferindo-lhe visibilidade privilegiada, mostra-se censurável e contrária à legislação eleitoral”, diz trecho da decisão do relator.

Também ficou decidido a preservação dos dados das publicações mesmo após eventual despublicação, para servir durante o desenrolar do processo. Foi determinado ainda que Efraim Filho, Bruno Cunha Lima e Wesley Safadão não tornem a fazer manifestações de caráter eleitoral em palcos, apresentações artísticas ou estruturas de eventos financiados com recursos públicos.

O vídeo foi gravado no Parque do Povo, em Campina Grande, na sexta-feira (5), dia de apresentação do cantor no São João da cidade. O MPE, na denúncia, também apontou que Wesley Safadão afirmou ao público naquele momento que: “o foguete, está aqui o foguete”.

A representação do MPE também destacou que o episódio ocorreu em um evento de grande alcance popular e realizado com apoio e investimentos públicos, citando nominalmente o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) que, segundo o órgão, deveria zelar elo cumprimento das normas eleitorais durante a realização do São João.

Raquel Lyra lança 26ª Fenearte com investimento de R$ 16 milhões

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quarta-feira (10), o lançamento da 26ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que vai receberá um investimento de R$ 16 milhões, o maior aporte financeiro da história do evento. Com o tema “Seleiros de Pernambuco: Ofício que Transforma”, a edição deste ano da maior feira de […]

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quarta-feira (10), o lançamento da 26ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que vai receberá um investimento de R$ 16 milhões, o maior aporte financeiro da história do evento. Com o tema “Seleiros de Pernambuco: Ofício que Transforma”, a edição deste ano da maior feira de artesanato da América Latina será realizada de 8 a 19 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O evento de lançamento contou com a presença dos artesãos Fafá Belém, de Petrolina, Irineu do Mestre, de Salgueiro, e Jailson Marcos, do Recife, representantes da tradição e da diversidade do couro pernambucano. A vice-governadora Priscila Krause também participou do lançamento.

“Neste ano, abrimos as portas da Fenearte reverenciando os mestres seleiros de Pernambuco, aqueles que transformam couro em arte, além dos vaqueiros pernambucanos, que representam nossa história, nossa identidade e também movimentam a economia criativa, o turismo e a produção local. Agradeço aos artesãos que confiam na força do trabalho, e isso faz nosso estado crescer. Não tenho dúvida de que esta será a maior edição da nossa história”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A estrutura do evento contará com cerca de 700 estandes e reunirá mais de 5 mil expositores do Brasil e do exterior. A feira deste ano reverencia os artesãos e artesãs que transformam o couro em arte, preservando saberes ancestrais e ressignificando um material que, ao longo da história da humanidade, foi utilizado por diferentes culturas para abrigo, proteção e ornamento.

“A Fenearte traz um potencial gigantesco de crescimento e projeção da economia criativa. Milhares de pessoas que circulam estimulam a economia como um todo, não só o mercado criativo, como também o turismo e todo o envolto do artesanato, da moda autoral, do design, que potencializa o Estado de Pernambuco para o mundo”, ressaltou Danielle Jar Souto, secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

A 26ª edição tem a expectativa de superar os números históricos do ano passado, que movimentou mais de R$ 160 milhões e recebeu cerca de 340 mil visitantes. A diretora-presidente interina da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberta Andrade, destacou a importância da Fenearte para a economia pernambucana. “Sempre inovador. O Governo do Estado sempre chegando junto. A Fenearte é uma grande resposta, é uma política pública muito importante para a economia pernambucana”, afirmou.

Acompanharam a solenidade de lançamento o secretário de Turismo e Lazer, Roberto Asfora Filho; a secretária de Cultura em exercício, Ana Paula Jardim, e o vereador do Recife Agora é Rubem.