Sem categoria

Identificadas vítimas do acidente na PE 320. Poeta Zé de Mariano, esposa, filha, cunhado e motociclista de Flores morreram

Por Nill Júnior
Com impacto, Siena foi arremessado para tubulação da Adutora do Pajeú. Vítimas morreram com impacto.Ultrapassagem em local proibido causou colisão. Foto cedida ao blog por
Com impacto, Siena foi arremessado para tubulação da Adutora do Pajeú. Vítimas morreram com impacto.Ultrapassagem em local proibido causou colisão. Foto cedida ao blog por Cícero Robson

Um choque entre um caminhão que transportava telhas, placas  OKA- 8436, de Parelhas RN e vinha no sentido Carnaíba-Flores, uma moto guiada por um morador de Flores e um Siena, placas KKG 4121, de Tabira, causou uma tragédia na PE 320 esta manhã.

Informações passadas por Cícero Robson, guarda municipal que reside em Afogados da Ingazeira e estava em uma moto  a poucos metros e testemunhou o acidente, falando à Rádio Pajeú, dão conta de que o Siena, que vinha no sentido Serra-Afogados, tentou ultrapassar a moto placa PFX- 2560, de  Ibupi, guiada por Edinailson Santos 34 anos, de Santana de Almas, município de Flores, cuja identidade foi informada pelo  blogueiro Cauê Rodrigues, também à Rádio Pajeú.

Foto0959
Estado do caminhão dá ideia de como foi impacto

“Deu pra ver o caminhão com placa do Rio Grande do Norte virando. O Siena de Tabira tentou passar na moto numa lombada, bateu na moto e a moto bateu em frente do caminhão. O caminhão dilacerou motorista e a moto. O carro também bateu no caminhão e foi arremessado para o acostamento e chegou a se chocar com tubulação da Adutora do Pajeú”, disse Cícero.  “Quase fui atingido pelas telhas”, afirmou ainda em estado de choque. Com o choque com o caminhão, os ocupantes do Siena  também morreram na hora.

Foto0958

O motorista do caminhão foi levado para Serra Talhada bastante ferido. “No choque com o caminhão a lataria do carro de Tabira se dilacerou”, disse.

Veículo ficou totalmente destruído. Foto : Evandro Lira
Veículo ficou totalmente destruído. Foto : Evandro Lira

Ouça o relato de Cícero Robson, de Afogados da Ingazeira, primeira testemunha do acidente, falando a este blogueiro no Programa Manhã Total (Rádio Pajeú), clicando abaixo :

As informações de Anchieta Santos na Cidade FM, confirmam as mortes dos quatro integrantes do Siena, que era guiado pelo poeta Zé de Mariano. A Polícia Militar confirmou a identidade de todos que estavam no carro. Morreram :

O poeta Zé de Mariano, a filha Mônica Madureira e a esposa, Lourdes Pereira. Tragédia acaba com família. Foto : Reprodução/Facebook
O poeta Zé de Mariano, a filha Mônica Madureira e a esposa, Lourdes Pereira. Tragédia acaba com família. Foto : Reprodução/Facebook

José Anchieta Pereira Lima, o  Zé de Mariano, 60 anos. Foi homenageado na última Missa do Poeta em Tabira.

Maria de Lourdes Pereira Madureira, 53 anos  : esposa de Zé de Mariano, era professora.

Poeta Zé de Mariano, conhecido  por escrever sobre a natureza. Ele guiava o carro. Mulher, filha e cunhado também morreram.
Poeta Zé de Mariano, conhecido por escrever sobre a natureza. Ele guiava o carro. Mulher, filha e cunhado também morreram.

Mônica Pereira Madureira, 23 anos : filha do casal, havia concluído Faculdade em Serra Talhada no fim do ano passado na UFRPE/Uast.

Emanoel Messias Madureira, 64 anos. Irmão de Lourdes e cunhado de Zé de Mariano,  foi jogador do antigo Nacional de Tabira e Atlético de Salgueiro.

Foto0954

Policiais Militares, Corpo de Bombeiros e muitos curiosos estão no local segundo o blogueiro Cauê Rodrigues falando à Rádio Pajeú.

As fotos, cedidas por Cícero Robson ao blog, só foram publicadas quando não representaram constrangimento ainda maior ou choque aos leitores, em respeito também às famílias das vítimas. “Queria alertar para o fato de que dois segundos representam a diferença entre a vida e a morte”, diz Cícero. O Blog recebeu iagens fortíssimas, mas decidiu não publicá-las, respeitando sua linha editorial.

O Secretário do Povo, Evandro Lira, esteve a pouco no local. Ouça os flashes para o programa Comando Geral, da Rádio Pajeú :

Caminhão, com placa do RN, transportava telhas. Motorista nao identificado foi levado para Serra Talhada. Estado seria grave, segundo informações.
Caminhão, com placa do RN, transportava telhas. Motorista nao identificado foi levado para Serra Talhada. Estado seria grave, segundo informações. Foto : Júnior Campos.
A moto guiada por José Enailson Santos 34 anos, de Santana de Almas, município de Flores, cuja identidade foi informada pelo  blogueiro Cauê Rodrigues, também à Rádio Pajeú.
A moto guiada por José Enailson Santos 34 anos, de Santana de Almas, município de Flores, cuja identidade foi informada pelo blogueiro Cauê Rodrigues, também à Rádio Pajeú. Foto : Júnior Campos.

IMG_1484

Na foto de Júnior Campos, a ação dos bombeiros na retirada das vítimas. Todos morreram na hora
Na foto de Júnior Campos, a ação dos bombeiros na retirada das vítimas. Todos morreram na hora. Foto : Júnior Campos.

Outras Notícias

Confirmada a morte de Pedro Henrique, filho do blogueiro Júnior Finfa

A família do blogueiro Júnior Finfa e de Vanda, pais de Pedro Henrique de Sá, o Peu, 38 anos, confirmaram ao blog que não há dúvidas de que ele faleceu em um episódio envolvendo um veículo incinerado em Gravatá, no Agreste. A polícia investiga as circunstâncias do episódio. O blog apurou junto a familiares que […]

A família do blogueiro Júnior Finfa e de Vanda, pais de Pedro Henrique de Sá, o Peu, 38 anos, confirmaram ao blog que não há dúvidas de que ele faleceu em um episódio envolvendo um veículo incinerado em Gravatá, no Agreste.

A polícia investiga as circunstâncias do episódio. O blog apurou junto a familiares que o blogueiro foi para a capital pernambucana para confronto de informações e análise genética, mas que não há dúvidas da identificação pelo veículo e documentação encontrada.

A informação foi confirmada por Valquíria, a Val, esposa do blogueiro, que juntamente com familiares e amigos está dando suporte à mãe de Pedro, Vanda, à irmã Rafaela e demais familiares. O blog aguardou um posicionamento oficial para a publicação, em respeito à família.

Pedro estava incomunicável desde cedo e um carro foi encontrado incinerado na cidade de Gravatá. A polícia confirmou a identidade de Pedro.

Família pede respeito nesse momento de dor

Ainda assim, há muitas informações desencontradas e a família pede prudência até um posicionamento oficial sobre as circunstâncias da morte.

Nossos sentimentos a familiares e amigos.

Campos: Raquel faz “política pequena” ao privilegiar aliados e dar à oposição “pão e água”

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, criticou a governadora Raquel Lyra com base em prefeitos aliados socialistas que afirmam, há tratamento diferenciado em relação aos gestores aliados. Hoje, o Secretário de Cultura e Esportes da gestão Sandrinho, Augusto Martins, disse ao Debate das Dez do programa Manhã Total da Rádio Pajeú que a […]

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, criticou a governadora Raquel Lyra com base em prefeitos aliados socialistas que afirmam, há tratamento diferenciado em relação aos gestores aliados.

Hoje, o Secretário de Cultura e Esportes da gestão Sandrinho, Augusto Martins, disse ao Debate das Dez do programa Manhã Total da Rádio Pajeú que a população não entende porque a gestão Raquel Lyra cedeu Vitor Fernandes para a Expoagro e vai dar Wesley Safadão para a Expocose. Em Sertânia, Pollyana Abreu é aliada da gestora.

Relatos parecidos foram trazidos por Berg Gomes em Carnaíba, Márcia Conrado em Serra Talhada e outros gestores que afirmam, o tratamento é desequilibrado em relação a gestores aliados da governadora.

João criticou a governadora e disse que, apesar de ter lado, não será governador se eleito apenas para os gestores de sua base política.

A entrevista foi conduzida por Alyson Nascimento com participação desse jornalista no programa A Tarde é Sua, da Rádio Pajeú.

https://www.instagram.com/reel/DaOi0aWBbfI/?igsh=MWN1b2NtcWowMWd0Nw==

Tabira recebe sistema de monitoramento climático com instalação de pluviômetros automáticos

A Prefeitura de Tabira deu mais um importante passo no fortalecimento das ações de prevenção e proteção da população com a instalação de três pluviômetros automáticos no município. Os equipamentos foram disponibilizados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), por meio de parceria firmada entre o município e o Ministério da […]

A Prefeitura de Tabira deu mais um importante passo no fortalecimento das ações de prevenção e proteção da população com a instalação de três pluviômetros automáticos no município. Os equipamentos foram disponibilizados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), por meio de parceria firmada entre o município e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com investimento estimado em R$ 60 mil, os equipamentos foram instalados em três unidades de ensino da rede municipal: Escola Municipal Otacílio Pereira da Silva, no bairro Vitorino Gomes; Escola Pedro Ferreira, no bairro da Jureminha; e Escola Municipal de Educação Infantil Edite Leite do Amaral, no bairro da Granja.

A tecnologia permitirá que a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil tenha acesso contínuo e imediato às informações sobre os índices de precipitação registrados em diferentes regiões da cidade. Os dados coletados serão transmitidos automaticamente aos sistemas de monitoramento, contribuindo para análises mais rápidas e precisas das condições climáticas.

Para o prefeito Flávio Marques, a iniciativa representa um avanço significativo na estrutura de prevenção do município.

“Estamos investindo em ferramentas que fortalecem a capacidade de planejamento e resposta da gestão pública. Com esses equipamentos, teremos informações mais precisas sobre o comportamento das chuvas, o que ajuda a antecipar ações e garantir mais segurança para a população”, destacou.

Além de reforçar o trabalho da Defesa Civil, os novos pluviômetros passam a integrar a rede nacional de monitoramento do CEMADEN, contribuindo para a produção de dados que auxiliam na prevenção de desastres naturais e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à gestão de riscos climáticos.

Luciano Torres acompanha agenda de João Campos em Afogados

O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, participou nesta terça-feira 30 de junho da agenda política reunindo lideranças da Frente Popular de Pernambuco. Durante o encontro, Luciano esteve ao lado do pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, e do pré-candidato a vice-governador, Carlos Veras. A comitiva também contou com a presença do vice-prefeito Djalma Nunes […]

O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, participou nesta terça-feira 30 de junho da agenda política reunindo lideranças da Frente Popular de Pernambuco.

Durante o encontro, Luciano esteve ao lado do pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, e do pré-candidato a vice-governador, Carlos Veras. A comitiva também contou com a presença do vice-prefeito Djalma Nunes e dos vereadores Neto Nunes, Djalminha Veras, Lino Filho, Chico Bandeira e Dorneles Alencar.

Em publicação nas redes sociais, Luciano Torres destacou o apoio do grupo político e reforçou o compromisso com o futuro do estado. “Nosso time está junto com João”, escreveu.

A agenda reuniu apoiadores e representantes políticos da região, fortalecendo o diálogo em torno de propostas e articulações para o desenvolvimento de Pernambuco.

Ao final, Luciano Torres reafirmou a mensagem de união do grupo: “Vamos juntos por um Pernambuco cada vez melhor.”

Alcolumbre boicota fim da escala 6×1

Empurrando com a barriga enquanto o foco é a Copa do Mundo. Após ter sido aprovada pela Câmara dos Deputados no fim de maio, a PEC da escala 6X1seguiu para o Senado, onde aguarda os desdobramentos regimentais. Nesta quarta-feira (01/07), o texto será o tema central de uma sessão de debate temático no plenário do […]

Empurrando com a barriga enquanto o foco é a Copa do Mundo.

Após ter sido aprovada pela Câmara dos Deputados no fim de maio, a PEC da escala 6X1seguiu para o Senado, onde aguarda os desdobramentos regimentais.

Nesta quarta-feira (01/07), o texto será o tema central de uma sessão de debate temático no plenário do Senado, marcando a primeira discussão formal da matéria na Casa.

Apesar da urgência sinalizada pelo Poder Executivo para a evolução da pauta, a presidência do Senado já indicou que a matéria passará por uma análise minuciosa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), descartando uma votação direta e expressa no plenário.

A sinalização de que a Casa pretende sugerir alterações de mérito no texto pode fazer com que a proposta retorne para uma nova avaliação dos deputados federais, estendendo o tempo para uma aprovação final. Além disso, o ritmo da tramitação enfrenta entraves internos, como a definição da relatoria da PEC nas comissões temáticas.

Acompanhe a análise do jornalista Nill Júnior para o Jornal Itapuama desta terça-feira (30/06):