Sem categoria

Abertas inscrições para o 1º concurso de Quadrilhas Matutas de Afogados da Ingazeira

Por Nill Júnior

Quadrilha Junina Sanfonar (2)

No próximo dia primeiro de Junho – inaugurando o ciclo junino – acontece em Afogados da Ingazeira, o primeiro grande concurso municipal de quadrilhas matutas. O objetivo é valorizar, difundir e incentivar, com apoio institucional, essa que é uma das mais fortes e belas tradições da nossa cultura sertaneja.

Desde o ano passado a Prefeitura de Afogados vem incentivando os grupos organizados que brincam os festejos juninos dançando quadrilha. Com esse apoio, a quadrilha matuta Afogadense “Junina Sanfonar” chegou a final do Concurso Pernambucano de Quadrilhas Juninas, patrocinado pela Prefeitura do Recife, ficando com o vice-campeonato.

As inscrições estarão abertas até o dia 23 de Maio e podem ser feitas diretamente na Secretaria Municipal de Cultura e Esportes (com sede no Ginásio Desportivo Municipal), no horário de 7 às 13 horas. Maiores informações, assim como o regulamento do concurso, também podem ser obtidas através do endereço eletrônico: [email protected]

Quadrilha_junina sanfonar

Poderão participar do concurso, qualquer quadrilha junina de Afogados da Ingazeira, constituída de no mínimo por 12 e no máximo 20 pares. “A grande riqueza de um povo, de uma nação, está na sua cultura, nas suas raízes e tradições ancestrais. A tarefa do gestor público é estimular os grupos culturais e apoiar suas manifestações, seja qual for a linguagem artística. Estamos muito confiantes que a nossa juventude vai dar um show nesse concurso, declarou o Secretário de Cultura, Alessandro Palmeira.

Outras Notícias

Carlos Evandro recebe Raquel Lyra para um café da manhã selando aliança

O ex-prefeito de Serra Talhada,  Carlos Evandro,  confirma no sábado pela manhã seu alinhamento com a governadora Raquel Lyra. A aliança será o ponto alto da agenda política da governadora. No campo administrativo,  Raquel realiza a entrega de duas creches,  com início da programação prevista para as dez da manhã. Antes, será recebida por Carlos […]

O ex-prefeito de Serra Talhada,  Carlos Evandro,  confirma no sábado pela manhã seu alinhamento com a governadora Raquel Lyra.

A aliança será o ponto alto da agenda política da governadora. No campo administrativo,  Raquel realiza a entrega de duas creches,  com início da programação prevista para as dez da manhã.

Antes, será recebida por Carlos em um café da manhã na sua residência. Carlos tem convidado aliados para o ato.

Carlos é mais uma das grandes lideranças locais a se afastar da prefeita Márcia Conrado,  depois de Luciano Duque e Sebastião Oliveira. Márcia tem jogado as fichas nas eleições de João Campos e na votação do marido, Breno Araújo, pré-candidato a Estadual.

Muitos já dão como certo seu alinhamento com o grupo de Luciano e Miguel Duque,  inclusive na composição da chapa em 2028, depois de um afastamento que durou duas eleições. O alinhamento também envolve o Deputado Estadual e candidato a reeleição Fabrício Ferraz.

Kari Santos fez giro por Sertão e Agreste

Entre os dias 19 e 24 de junho, a vereadora do Recife Kari Santos (PT) realizou uma intensa agenda pelos principais polos juninos de Pernambuco. A parlamentar passou pelos municípios de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Pesqueira, Sanharó, Caruaru, Gravatá e Serra Negra, além de participar da programação do Sítio Trindade, no Recife. Durante […]

Entre os dias 19 e 24 de junho, a vereadora do Recife Kari Santos (PT) realizou uma intensa agenda pelos principais polos juninos de Pernambuco.

A parlamentar passou pelos municípios de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Pesqueira, Sanharó, Caruaru, Gravatá e Serra Negra, além de participar da programação do Sítio Trindade, no Recife.

Durante a passagem pelas cidades, Kari participou das festividades juninas, visitou lideranças locais e dialogou com a população.

Ao longo do percurso, Kari destacou a emoção de ser reconhecida e acolhida por pessoas de diferentes regiões do estado. A vereadora é conhecida por sua atuação nas redes sociais e pela defesa de pautas ligadas aos direitos dos trabalhadores, das mulheres, da juventude e da educação, a vereadora afirma ter ficado impressionada com o carinho recebido.

“Foi uma experiência muito emocionante. Em cada cidade que passei, encontrei pessoas que acompanham nosso trabalho, que me abordavam para conversar, tirar fotos e compartilhar suas histórias. Ver esse reconhecimento em diferentes regiões de Pernambuco aumenta ainda mais a minha responsabilidade e reforça meu compromisso de seguir lutando por um país mais justo, com mais direitos, oportunidades e dignidade para o nosso povo”, afirmou.

Segundo a parlamentar, o período junino permitiu não apenas celebrar uma das mais importantes manifestações culturais do Nordeste, mas também ouvir de perto os desafios e sonhos da população do interior.

“O São João tem essa capacidade de unir as pessoas em torno da nossa cultura, das nossas tradições e da nossa identidade. Volto para Recife encantada com a receptividade do povo sertanejo e agrestino, e ainda mais convencida da importância de construir políticas públicas que olhem para Pernambuco por inteiro”, destacou.

Durante a agenda, Kari participou de atividades culturais, visitou polos juninos e manteve encontros com lideranças políticas, representantes de movimentos sociais e moradores das cidades visitadas.

A vereadora também ressaltou a força da cultura popular como instrumento de geração de renda, fortalecimento da economia local e preservação das tradições pernambucanas.

Na agenda, Kari esteve na Rádio Pajeú,  onde participou do programa Primeira Página,  apresentado por Nill Júnior. Ela falou de seu combate ao bolsonarismo e defesa do lulismo.

Também defendeu a definição do partido no apoio a João Campos. Perguntada sobre posições de petistas alinhados com Raquel Lyra, disse que esse assunto deverá ser tratado pelo presidente estadual do partido, Carlos Veras.

Dr. Pedro celebra vitória do Brasil com Luciano Duque e Renildo Calheiros

O prefeito Dr. Pedro Alves, de Iguaracy,  acompanhou a vitória do Brasil sobre a Escócia ao lado da primeira-dama Dra. Graça Valadares, amigos, servidores municipais, vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e populares. Entre os convidados estavam os deputados Luciano Duque e Renildo Calheiros, que foram recepcionados pelo prefeito e receberam agradecimento público pelas ações e investimentos […]

O prefeito Dr. Pedro Alves, de Iguaracy,  acompanhou a vitória do Brasil sobre a Escócia ao lado da primeira-dama Dra. Graça Valadares, amigos, servidores municipais, vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e populares.

Entre os convidados estavam os deputados Luciano Duque e Renildo Calheiros, que foram recepcionados pelo prefeito e receberam agradecimento público pelas ações e investimentos destinados ao município.

Em sua fala, Dr. Pedro destacou que compartilhar o momento ao lado dos parlamentares tornou a celebração ainda mais especial, ressaltando que ambos têm desempenhado papel importante na conquista de obras e recursos para Iguaracy.

Ao falar sobre Renildo Calheiros, o prefeito lembrou da longa parceria construída ao longo dos anos e destacou que, somente na atual gestão, o deputado já contribuiu para viabilizar quase R$ 7 milhões em investimentos para o município. Entre as conquistas estão R$ 749.846,57 destinados à pavimentação de oito ruas na sede e no distrito de Jabitacá, a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte I, orçada em R$ 1.732.137,99, a implantação de uma Creche Padrão FNDE Tipo I, no valor de R$ 4.515.000,00, além da entrega de uma retroescavadeira para reforçar os serviços da administração municipal.

Dr. Pedro também enalteceu o trabalho do deputado estadual Luciano Duque, afirmando que o parlamentar conquistou rapidamente o respeito e a confiança da população por meio de ações concretas. Segundo o prefeito, graças ao empenho de Duque, Iguaracy foi contemplada com três micro-ônibus, quatro ensiladeiras, três tratores com grades de aração, quatro roçadeiras, dois dessalinizadores destinados às comunidades da Queimada I e Caatingueira, aproximadamente R$ 5 milhões em recursos da Compesa para investimentos em obras, além do piçarramento com terraplanagem da PE-282. O deputado também assumiu o compromisso de destinar, em breve, um novo ônibus para o Transporte Fora do Domicílio (TFD).

Fazendo uma analogia com o placar da partida, o prefeito afirmou que a vitória da Seleção Brasileira simbolizou o momento positivo vivido pelo município e dedicou o resultado aos deputados Luciano Duque e Renildo Calheiros, pelo compromisso demonstrado com Iguaracy. A homenagem também foi estendida aos vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e à população.

Prestigiaram o encontro o ex-presidente do IPA e pré candidato a deputado federal, Miguel Duque, o vice-prefeito Marquinhos Melo, os vereadores Chico Torres, Lequinho, Jorge Soldado, Amaury e Simão Rafael; os ex-vereadores Fábio Torres, Manoel Olímpio, Chico de Sales, Juciano, Neguinho de Irajaí, Marinho, Janduir Simões e Inácio Alves; além das lideranças Carlinhos de Trindade, Luiz da Sucam, Itinho do Sindicato e diversos apoiadores da gestão municipal.

Fraude nas Americanas: PF cumpre novos mandados, e Justiça manda bloquear R$ 54 bilhões

G1 A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira (25), com apoio do Ministério Público Federal (MPF), a 2ª fase da Operação Disclosure, que investiga a fraude bilionária nas Americanas — cujo prejuízo, agora, pode chegar a R$ 54 bilhões, de acordo com os laudos técnicos periciais. Os agentes saíram para cumprir 9 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. A 10ª […]

G1

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira (25), com apoio do Ministério Público Federal (MPF), a 2ª fase da Operação Disclosure, que investiga a fraude bilionária nas Americanas — cujo prejuízo, agora, pode chegar a R$ 54 bilhões, de acordo com os laudos técnicos periciais.

Os agentes saíram para cumprir 9 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. A 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro também determinou o sequestro de bens e valores em nome dos envolvidos de R$ 54 bilhões.

Desta vez, a força-tarefa busca apurar se acionistas das Americanas e representantes de bancos privados também participaram do esquema.

Entre os alvos estão os acionistas Carlos Alberto da Veiga Sicupira e Paulo Alberto Lemann, além de Eduardo Saggioro Garcia, apontado como operador direto dos sócios. Também são alvo da operação executivos ligados a instituições financeiras. Veja todos os alvos no blog de Camila Bomfim.

Paulo Alberto Lemann, acionista das Americanas e um dos alvos, é filho de Jorge Paulo Lemann, economista e empresário que não é alvo da operação desta quinta.

Segundo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, ex-executivos da companhia montaram um esquema para inflar artificialmente os lucros e o caixa da empresa, ocultando dívidas e manipulando balanços para valorizar as ações negociadas na Bolsa.

De acordo com a investigação, os envolvidos recebiam bônus milionários atrelados ao desempenho financeiro e lucravam com a venda de papéis valorizados artificialmente.

“Os suspeitos teriam conhecimento de supostas fraudes contábeis praticadas ao longo de anos, relacionadas a operações de risco sacado e a contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) supostamente contabilizados sem lastro econômico”, afirmou a PF.

“As apurações apontam indícios, em tese, dos crimes de manipulação de mercado e associação criminosa”, emendou.

A fraude contábil das Americanas veio à tona em 11 de janeiro de 2023, quando a companhia informou ter identificado inconsistências em lançamentos contábeis que, inicialmente, somavam cerca de R$ 20 bilhões — o que levou a empresa a pedir recuperação judicial.

Santana defende Petrúcio Amorim e critica desvalorização dos artistas autênticos no São João

O desabafo do cantor Petrúcio Amorim no último fim de semana durante show no Alto do Moura, em Caruaru, ainda repercute no cenário cultural. Em entrevista a TVE Bahia, antes de se apresentar na cidade de Amargosa na noite do dia 24, Santanna, o cantador, defendeu o amigo, salientando a importância do artista para a […]

O desabafo do cantor Petrúcio Amorim no último fim de semana durante show no Alto do Moura, em Caruaru, ainda repercute no cenário cultural.

Em entrevista a TVE Bahia, antes de se apresentar na cidade de Amargosa na noite do dia 24, Santanna, o cantador, defendeu o amigo, salientando a importância do artista para a música nordestina.

Santanna aproveitou a ocasião para criticar enfaticamente o que chamou de “engrenagem que quer tirar o forró da grade” das principais festas juninas da região.

Ele destacou a importância de preservar o São João sem cara de festival, como quer fazer Caruaru, pois essa festa carrega a identidade do Nordeste.