Sem categoria

A crise d’água em Quixaba foi o tema de hoje no Debate das Dez

Por Nill Júnior

Jpeg

Na próxima quinta-feira (16), será realizado em Quixaba uma manifestação em prol da melhoria do abastecimento d’água no município.

Foi formada uma Comissão composta por políticos, religiosos e pessoas da sociedade civil, para representar a população junto a Compesa e autoridades competentes, na tentativa de resolver o problema.

Hoje (14) nos estúdios da Pajeú, representando Quixaba, o Padre Pedro Alexandre, o professor, integrante da Comissão de Protesto e blogueiro, Valdemir, o integrante da Comissão de Protesto, João Bosco, o secretário de obras Luiz Gozaga Araújo e os vereadores, Venceslau Silva e Neudiram Rodrigues, e os representantes da Compesa Sérgio Bruno, gerente em exercício e Washington Jordão, chefe de distribuição regional.

Padre Pedro disse que o problema de abastecimento de água em Quixaba já vem de algum tempo, mas que agora está piorando cada vez mais e que a tentativa da Comissão é de se não conseguir resolver por completo, mas que seja ao menos amenizado.

“Gostaríamos de saber o que a Compesa pode fazer pelo nosso município e se não der para resolver que pelo menos se amenize o problema”, disse Padre Pedro que ainda propôs uma parceria entre todas as autoridades competentes em prol de Quixaba.

Neudiram Rodrigues, disse que o debate em relação ao abastecimento de água no município já vem sendo feito na câmara e que das cidades que estão com problemas no abastecimento Quixaba é quem vem sofrendo mais.

“Não estamos aqui dizendo que vamos resolver mas tentando alguma saída, Dr. Anchieta já tem corrido atrás” disse Neudiram.

João Bosco disse que a formação da Comissão partiu de Padre Pedro que vendo as lamentações da população teve a iniciativa.

Em relação a manifestação que ocorrerá na próxima quinta-feira vai ter uma grande repercussão contanto inclusive com a cobertura da TV Asa Branca.

Bosco aproveitou a ocasião para agradecer a Pajeú e a imprensa em geral pela atenção dada ao problema do município.

Bosco listou as datas que algumas ruas foram abastecidas pela última vez, sendo que algumas estão a mais de quarenta dias sem água e disse que a situação está bem difícil para o município.

Por telefone o ex-prefeito de Carnaíba e atual secretário das Cidades, Dr. Anchieta Patriota, disse que desde semana passada foi procurado pelos representantes da Comissão para que intercedesse junto a Compesa estadual pelo município de Quixaba.

Anchieta disse ainda que na quinta-feira passada, esteve reunido com o chefe de Operações do Interior da Compesa Fernando Lobo e que levou o problema até o mesmo onde houve a promessa de resolver o problema.

Professor Valdemir  disse que a dificuldade no abastecimento d’água que o município vem passando não é de hoje e que isso vem afetando e prejudicando o calendário letivo da cidade, já que sem água fica difícil a preparação da merenda e o uso dos banheiros.

Gonzaga disse que o problema no abastecimento de água em Quixaba “é um descaso” e que tem afetado a cidade de forma geral, prejudicando o açougue público, o hospital que muitas vezes precisa ser abastecido com carro-pipa, as secretarias e até a Prefeitura e deu como alternativa para o problema o desassoreamento do Açude de Serrinha.

“Quero pedir que seja cobrado o desassoreamento do Açude de Serrinha, pois essa Adutora vai continuar dando problemas”, disse Gonzaga.

Venceslau Silva disse que estão satisfeitos com o papel da Compesa em não fugir do problema e estar sempre a disposição para conversar e tentar resolver, também destacou a importância do Açude de Serrinha e disse que já foi feito oficio pedindo o desassoreamento do mesmo, só faltando ser entregue.

Venceslau disse ainda que é muito importante o apoio que todos tem dado a causa e destacou que quem ganha é a população.

“Como vereador quero dizer a vocês o seguinte, lá na câmara nos somos nove irmãos, temos divergências em algumas questões, mas em relação a ajudar a população estamos todos juntos, e fomos eleitos para isso”, disse Venceslau.

Venceslau disse ainda que a população de Quixaba já vem sofrendo há muito tempo com esse problema no abastecimento d’água, e disse que as pessoas não aguentam mais deixar de fazer a feira para comprar água.

Sérgio Bruno disse que a Compesa esta empenhada em resolver o problema de Quixaba e prometeu que entre sete a oito dias todas as Ruas de Quixaba serão abastecidas e as que não recebem água através da rede da Compesa, serão abastecidas com carro-pipa.

Sérgio também explicou que hoje ao contrário de outros municípios que tem uma segunda opção, Quixaba depende exclusivamente do sistema da Adutora e que o mesmo ainda encontrasse em processo de estabilização tendo algumas interrupções.

“Ainda não tivemos dez dias seguidos de abastecimento sem interrupção através da Adutora”, disse Bruno.

Bruno também prometeu analisar a situação do Açude de Serrinha e se for o caso levar o caso a Compesa estadual.

Washington Jordão disse que a Compesa vai fazer o que puder para resolver o problema e destacou que a Adutora do Pajeú é um complemento e que com a vazão que se tem hoje não tem como atender a toda a região de modo satisfatório.

“A Adutora do Pajeú veio como complemento, acontece que no momento ela é a única opção para distribuição d’água, a região esta praticamente toda em colapso, com a vazão que a gente tem hoje é quase impossível prestar um serviço de boa qualidade para todos” disse Washington.

Clique aqui e ouça o Debate na íntegra

Do Pajeú Rádio Web

Outras Notícias

Homem morto após troca de tiros teria ido em casa buscar arma após retirado de evento e foi morto em ambulância

Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 02h30, durante o evento junino realizado na Estação do Forró, em Serra Talhada, um indivíduo armado com um revólver aproximou-se de duas patrulhas policiais, compostas por cinco policiais militares cada, e efetuou disparos contra o efetivo. Diante da injusta agressão, os policiais reagiram à ação do agressor. Ele […]

Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 02h30, durante o evento junino realizado na Estação do Forró, em Serra Talhada, um indivíduo armado com um revólver aproximou-se de duas patrulhas policiais, compostas por cinco policiais militares cada, e efetuou disparos contra o efetivo.

Diante da injusta agressão, os policiais reagiram à ação do agressor. Ele teria sido retirado da festa por perturbação e voltado armado. Essa versão ainda não foi confirmada oficialmente.

Cinco policiais militares foram atingidos: Cb Wilson de Souza Lima, Cb Dênis Carlos de Melo Nunes, 3° Sgt Poliana Maria Sobreira de Lemos, Cb José George Pereira de Oliveira e Cb Cícero José do Nascimento. Entre os atingidos, um deles foi atingido no colete balístico; dois sofreram ferimentos nos pés; um foi atingido na coxa; e outro sofreu lesões na mão, na perna e na região torácica, em área não protegida pelo colete balístico.

Além dos policiais militares, nove civis também foram atingidos durante a ocorrência. Dois já receberam alta médica e sete permanecem em atendimento. Segundo informações preliminares, nenhum dos civis apresenta quadro grave.

O autor dos disparos foi identificado como Édson Alves da Rocha, de 36 anos, residente na localidade de São João dos Gaias.

Após ser ferido, o agressor foi socorrido. Informações preliminares indicam que a ambulância que realizava sua transferência entre unidades hospitalares foi interceptada, e ele morto e tiros. “Ocasião em que o indivíduo veio a óbito. As circunstâncias do fato serão investigadas”, diz a PM.

Dois policiais militares foram encaminhados ao bloco cirúrgico, enquanto os demais receberam atendimento nos hospitais Eduardo Campos e HOSPAM. Posteriormente, dois policiais receberam alta médica: o militar atingido no colete balístico e um dos policiais feridos no pé.

Em relação ao policial que sofreu o maior número de lesões, informações preliminares da equipe médica indicam que o projétil que atingiu a coxa não alcançou o osso nem estruturas vasculares importantes. Da mesma forma, o disparo na região torácica não atingiu órgãos vitais.

https://www.instagram.com/reel/DZ-B4zLO2H8/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Neymar e Virginia: Ministério Público pede contratos de publicidade com casa de apostas

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) pediu uma cópia dos contratos de publicidade firmados pelo jogador Neymar Jr. e pela influenciadora Virginia Fonseca com a casa de apostas Blaze. Segundo apurado pelo g1 nesta quarta-feira (24), o objetivo é investigar as diretrizes e estratégias de marketing adotadas, principalmente em relação ao uso da expressão “renda extra”. Neymar Jr. e […]

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) pediu uma cópia dos contratos de publicidade firmados pelo jogador Neymar Jr. e pela influenciadora Virginia Fonseca com a casa de apostas Blaze. Segundo apurado pelo g1 nesta quarta-feira (24), o objetivo é investigar as diretrizes e estratégias de marketing adotadas, principalmente em relação ao uso da expressão “renda extra”.

Neymar Jr. e Virginia não são investigados. O pedido do Prodecon faz parte de um inquérito civil público instaurado para apurar a conformidade regulatória e a eventual prática de condutas abusivas da plataforma de apostas e cassino on-line.

A Prodecon é um órgão do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Além de Neymar e Virginia, as cópias dos contratos dos influenciadores Lucas Lira e Bruna Sunaika também devem ser encaminhadas pela empresa.

g1 tentou contato com os influenciadores e com a casa de apostas, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Inquérito instaurado

Conforme divulgado pelo MPDFT, a Blaze é operada pela empresa Foggo Entertainment Ltda. Com sede em Curaçao, a plataforma ficou conhecida no Brasil pelas campanhas massivas de marketing com influenciadores e jogos no estilo crash.

O órgão público afirmou que o inquérito foi instaurado na última sexta-feira (19), após denúncias sobre a retenção sistemática de fundos de usuários sob justificativas genéricas, além de um relatório técnico que apontou mais de 42 mil reclamações registradas contra a plataforma.

De acordo com o MPDFT, a medida pode resultar em uma sanção com pedido de danos morais coletivos estimado em R$ 120 milhões. Diante disso, a investigação busca esclarecer possíveis irregularidades relacionadas à retenção indevida de valores e bloqueios arbitrários de contas de usuários; imposição de cláusulas contratuais abusivas e exigências desproporcionais para liberação de bônus (rollover); tratamento de dados pessoais e indícios de publicidade enganosa na captação de clientes e adequação da plataforma às normas que regulamentam as apostas de quota fixa e à legislação de defesa do consumidor.

Medidas

Inicialmente, a Prodecon determinou a inclusão de relatórios do portal Reclame Aqui referentes aos últimos 12 meses. O documento continha informações sobre as denúncias registradas, índices de resposta, solução de problemas e avaliação da empresa.

Agora, a plataforma deve apresentar informações detalhadas sobre os procedimentos de abertura, manutenção, bloqueio e encerramento de contas de usuários, além de documentos relacionados às políticas de bônus, promoções e rollover.

A promotoria também solicitou um relatório sobre as contas bloqueadas ou suspensas, valores retidos e fundamentos adotados para as restrições aplicadas, além de mecanismos de prevenção à lavagem de dinheiro (AML) e sua estrutura societária completa.

Ao criticar Petrúcio Amorim, Rodrigo Pinheiro mente e desvirtua o que disse artista

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, tentou rebater Petrúcio Amorim por sua fala desabafo no Alto do Moura com uma inverdade. Ele tentou dizer em uma coletiva que Petrúcio Amorim reclamou por tocar no Pátio do Moura. Mentira: Petrúcio disse, ao contrário, que teve que brigar pra tocar no Alto do Moura, pois queriam colocá-lo […]

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, tentou rebater Petrúcio Amorim por sua fala desabafo no Alto do Moura com uma inverdade.

Ele tentou dizer em uma coletiva que Petrúcio Amorim reclamou por tocar no Pátio do Moura. Mentira: Petrúcio disse, ao contrário, que teve que brigar pra tocar no Alto do Moura, pois queriam colocá-lo em um palco menor.

Como disse, Petrúcio Amorim não deve tocar mais no São João de Caruaru no ciclo Rodrigo Pinheiro. O gestor não gosta de ser contrariado.

Petrúcio afirmou que houve uma tentativa de transferir sua apresentação para uma comunidade rural dentro da programação do São João na Roça, e que foi necessária uma negociação com a Fundação de Cultura de Caruaru para manter o show no local.

Durante a apresentação, o artista também demonstrou insatisfação com os critérios de montagem da grade do evento e com o horário em que foi escalado, marcado para o meio-dia, o que, segundo ele, o deixou distante das atrações principais da programação.

Técio Teles afirma que filiados do Novo que apoiam João Campos serão expulsos do partido

Blog da Folha O presidente do partido Novo em Pernambuco, Técio Teles, declarou, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM nesta terça-feira (23), que os correligionários que decidirem apoiar a pré-candidatura de João Campos (PSB) ao governo de Pernambuco ou o projeto eleitoral do PT e do PSB serão expulsos da legenda. “Se um filiado do Novo declarar apoio a […]

Blog da Folha

O presidente do partido Novo em Pernambuco, Técio Teles, declarou, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM nesta terça-feira (23), que os correligionários que decidirem apoiar a pré-candidatura de João Campos (PSB) ao governo de Pernambuco ou o projeto eleitoral do PT e do PSB serão expulsos da legenda.

“Se um filiado do Novo declarar apoio a João Campos, será expulso do partido. Essa é a postura de defesa daquilo que a gente acredita. [Mas] se o Novo ganhar a Presidência da República, e o governador for do PT, pouco importa, porque a questão deixa de ser eleitoral e passa a ser em favor da população”, declarou o presidente do Novo.

Teles também sinalizou a possibilidade de a legenda firmar uma aliança com a governadora Raquel Lyra (PSD), mas explicou que essa decisão só será tomada após o período de convenções, em agosto.

O presidente partidário classificou que o pré-candidato à Presidência da República do Novo, Romeu Zema, já tem palanques importantes em Pernambuco, como os nomes cotados aos cargos de deputado estadual e federal.

A gestora estadual, porém, poderia, segundo ele, ser um elemento importante para contribuir com o projeto eleitoral da legenda no estado, unindo eleitores e aliados do centro e da direita.

“Podemos não ter plenitude de adesão ideológica, mas não há escândalos de corrupção no governo dela, e ela faz entregas, como o Arco Metropolitano e a concessão da Compesa. A decisão de não estar com João Campos e com o PSB e o PT já é clara, e não estaríamos com a governadora se ela estivesse com Lula. Mas o presidente já declarou apoio a João. Então, existe um caminho que vem sendo construído”, defendeu.

Tiroteio na Estação do Forró deixa um morto e quinze feridos em Serra Talhada

Blog Júnior Campos A madrugada desta quarta-feira (24) foi marcada por momentos de pânico, correria e tumulto na Estação do Forró, em Serra Talhada, durante as festividades do São João. Segundo informações preliminares divulgadas pelas redes sociais, uma troca de tiros ocorreu no local por volta das 02h30. O confronto resultou na morte de uma […]

Blog Júnior Campos

A madrugada desta quarta-feira (24) foi marcada por momentos de pânico, correria e tumulto na Estação do Forró, em Serra Talhada, durante as festividades do São João.

Segundo informações preliminares divulgadas pelas redes sociais, uma troca de tiros ocorreu no local por volta das 02h30. O confronto resultou na morte de uma pessoa e deixou pelo menos cinco policiais militares feridos.

Ainda esta manhã, a SDS atualizou para quinze pessoas feridas após um homem atirar durante a festa de São João em Serra Talhada no Pátio de Eventos Manoel Martins, conhecido como Estação Forró.

A Secretaria de Defesa Social confirma que cinco dos feridos são policiais militares. Os outros 10 são pessoas que acompanhavam os shows. Todos foram levados para hospitais no município.

O homem suspeito de efetuar os disparos também foi baleado e morreu.

Os policiais atingidos foram socorridos de imediato e encaminhados ao Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam). Até o momento, dois deles permanecem internados sob observação médica. A identidade da vítima que veio a óbito ainda não foi divulgada oficialmente pelas autoridades.

Investigações e relatos

Relatos extraoficiais apontam que o tiroteio teria sido iniciado após uma discussão envolvendo a vítima fatal. Há também informações não confirmadas de que civis teriam sido atingidos e levados ao Hospital Eduardo Campos (HEC), mas as forças de segurança ainda não validaram esses dados.