Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Cidades sertanejas aderem a Pacto dos Municípios pela Segurança Publica

Publicado em Sem categoria por em 22 de maio de 2014
DSC01793

Foto: Bruna Verlene

por Bruna Verlene – especial de Serra Talhada

Na tarde desta quinta (22) as cidades de Serra Talhada, Calumbi, São José do Belmonte, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo e Custódia  assinaram o Pacto dos Municípios pela Segurança Pública, com o Ministério Publico de Pernambuco. O Pacto dos Municípios tem como objetivo  combater a violência que vem se expandindo nas cidades de Pernambuco, mesmo no interior.

Estiveram presentes na solenidade que aconteceu na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, o Procurador Geral do Estado  Aguinaldo Fenelon de Barros , os prefeitos Luciano Duque (Serra Talhada), Marcelo Pereira (São José do Belmonte) e Erivaldo José (Calumbi). As demais cidades enviaram representantes. Também participaram autoridades militares, dirigentes da OAB, delegados , promotores, comerciantes, vereadores e a população em geral.

DSC01786

Foto: Bruna Verlene

O Pacto dos municípios é dividido em 10 eixos, entre eles o cadastramento de bares, segurança no perímetro escolar e iluminação publica.

O criador do projeto, o promotor  Paulo Augusto de Freitas falou sobre o Pacto dos Municípios. “Esse projeto foi embrionado na reunião do Pacto pela Vida, onde na oportunidade o procurador  disse ao governador e a todos os presentes que violência não se combate com repressão. O trabalho da polícia ostensiva é importante, mas violência se combate também com cidadania. Já  são 39 cidades que aderiram ao projeto, e que os municípios tem uma importância muito grande no combate a violência.”.

DSC01798

Foto: Bruna Verlene

O promotor  falou também da instalações de câmeras de segurança nos principais locais das cidades, como inibidor de violência. “Nos estabelecimentos privados como lanchonetes, lojas, sempre tem câmeras instaladas. A câmera  inibe, traz uma barreira para o criminoso. Se ele ousar ultrapassar essa barreira, o trabalho da polícia será facilitado, porque ele estará sendo identificado”.

Após a apresentação do projeto, os prefeitos e representantes das prefeituras que aderiram ao Pacto dos Municípios, assinaram o convênio.

DSC01867

Foto: Bruna Verlene

Em sua fala, Aguinaldo Fenelon  ressaltou a importância do Pacto, e do dialogo entre as autoridades e a população. “As instituições não conversam nesse país, isso é um grande erro. O Ministério Público vem com essa proposta, de conversar com essas entidades e com os poderes públicos. Enquanto os que promovem o crime se falam todos os dias, as autoridades não se falam, e o Ministério Publico está provocando isso. O MP está trazendo um projeto novo e vai ajudar os prefeitos dessa região a combater a violência”.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: