Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Marcha em Brasília: enviado de Dilma é vaiado por prefeitos. Patriota fala em nome do Nordeste

Publicado em Sem categoria por em 13 de maio de 2014

auditório lotado

Por Rodrigo Lima – Especial de Brasília

Mais de quatro mil Prefeitos, segundo dados fornecidos pela CNM, participaram da abertura oficial da XVll Marcha Nacional de Prefeitos em Brasília, ocorrida na manhã desta terça (13), no auditório principal do Centro Internacional de Convenções da capital federal.

A abertura contou com as presenças dos Senadores Ana Amélia, Euclides Melo, Valdir Raupp, Ângela Lacerda, Cassildo Maldaner e Eduardo Suplicy e do Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. Antes do início das falas, o Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, entregou ao Presidente da CNM, Paulo Ziulkovski, um relatório sobre governança pública, estudo iniciado na marcha de 2013.

Patriota falou reprsentando o Nordeste

Foram escolhidos representantes das cinco regiões do país para discursar na abertura do evento. As associações municipalistas do Nordeste escolheram o Presidente da AMUPE e Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, para representá-los. “A crise brasileira está instalada nos municípios. O Prefeito é a autoridade pública mais cobrada deste país. Nenhuma política pública tem sucesso nesse país sem a participação e colaboração efetiva das Prefeituras. Só um novo pacto federativo pode nos apontar caminhos mais igualitários na partilha da arrecadação entre União, Estados e Municípios,” afirmou Patriota.

Segundo o Presidente da AMUPE, as Prefeituras não aguentam mais ter que arcar com as responsabilidades de execução e financiamento de projetos e programas aprovados em Brasília sem as devidas contrapartidas financeiras que as viabilize.

Prefeitos cobram 2% de reajuste no fpm

Outro ponto bastante abordado nas falas dos presentes foi as graves perdas financeiras sofridas pelos municípios com os diversos processos de desoneração fiscal. O Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentou um estudo mostrando que as perdas chegam a casa dos 77 bilhões de Reais só nos últimos cinco anos.

O Governo Federal enviou como representante o subchefe para assuntos federativos do Ministério das Relações Institucionais, Gilberto Dominicci. Em sua fala, ele foi bastante vaiado, tendo, inclusive, o seu discurso interrompido pelo barulho. O que se pode apurar é que a revolta dos Prefeitos é com o que eles chamam de “desatenção”.

O Presidente da Federação Catarinense de Municípios, Hugo Lembeck, cobrou a presença da Presidente Dilma. “Um evento como esse, dessa magnitude e importância política, teria que ter aqui, no mínimo, uma ‘tropa’ de ministros de estado. Além de não vir, a Dilma manda um subchefe. Com todo o respeito que temos a ele, é muito pouco para a importância desta marcha,” declarou.

A CNM confeccionou e distribuiu com os Prefeitos mapas do Brasil estilizados contendo a reivindicação do aumento de 2% no valor do FPM.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: