Notícias

Amupe promove encontro para vereadores em Tabira e Bezerros

Por Nill Júnior

As inscrições podem ser feitas através do site da Amupe ou da plataforma Sympla

O encontro “O Legislativo, a Transparência e o Controle Social nos Municípios do Pajeú e do Agreste”, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), através do seu Projeto Gestão Cidadã, em parceria com a União Europeia, que acontece no Sertão, na câmara municipal da cidade de Tabira, na próxima terça-feira, dia 10/12, e no Agreste, em Bezerros, dia 11/12.

Esta é uma das várias ações que a Amupe promove com o intuito de fomentar  práticas mais democráticas e com o firme propósito de contribuir para melhor qualificar  as políticas públicas. Para este encontro, estão convocados vereadores, assessores e representantes dos Grupos de Trabalho do Gestão Cidadã, compostos por membros da sociedade civil e gestores públicos municipais.

Uma gestão mais democrática e participativa é responsabilidade de todos os atores e sujeitos. Para a coordenadora do Gestão Cidadã, Ana Nery, “o envolvimento dos vereadores na discussão, é fundamental para qualificar as políticas implementadas dos municípios”, ressaltou.

Pela manhã, estão confirmados para palestrar sobre transparência e participação social como mecanismos de aproximação entre a população e o Legislativo Municipal, o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, o prefeito de Triunfo, João Batista e o presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Josinaldo Barbosa. Logo após, será realizada uma rodada de fala com as câmaras melhores colocadas no Índice de Transparência das Câmaras dos Municípios, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em 2017.

Na parte da tarde será realizada a oficina “Otimizando os Instrumentos de Transparência e Participação para democratização da Gestão Pública”, com André Araripe, que é assessor parlamentar na câmara municipal do Recife, especialista em Desenvolvimento Urbano e consultor em processos de democratização da gestão pública.

Outras Notícias

Márcia se reúne com Câmara e firma convênio para pavimentação

Cooperação financeira entre o Estado e o município garantirá a pavimentação asfáltica em diversas ruas da área central da cidade O Governo de Pernambuco e o município de Serra Talhada assinaram, nesta segunda-feira (10), um convênio no valor total de R$ 4,4 milhões que garante a pavimentação de diversas ruas da cidade. A prefeita Márcia […]

Cooperação financeira entre o Estado e o município garantirá a pavimentação asfáltica em diversas ruas da área central da cidade

O Governo de Pernambuco e o município de Serra Talhada assinaram, nesta segunda-feira (10), um convênio no valor total de R$ 4,4 milhões que garante a pavimentação de diversas ruas da cidade.

A prefeita Márcia Conrado foi recebida pelo governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas nesta tarde para firmar a cooperação financeira.

Este é o sexto convênio formalizado nos últimos dias para pavimentação de ruas em municípios do Sertão e do Agreste, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco.

“Com a recuperação das ruas, a população de Serra Talhada ganha em mobilidade e a economia também é beneficiada pela melhoria da infraestrutura de transporte”, reforçou o governador Paulo Câmara.

De acordo com a prefeita, o convênio celebrado possibilitará a recuperação asfáltica da área central do município, beneficiando a população de aproximadamente 88 mil habitantes do município.

“O governador Paulo Câmara tem feito um trabalho muito importante em Serra Talhada. Faltando alguns meses para terminar sua grande trajetória à frente do Estado, ele vai deixar mais uma marca na nossa cidade”, destacou.

Na semana passada, o Governo do Estado já havia estabelecido convênios para pavimentação de vias em outros cinco municípios: Afogados da Ingazeira e Flores, também no Sertão do Pajeú; Dormentes, no São Francisco; Exu, no Araripe; e São Caetano, no Agreste Central, totalizando R$ 23,8 milhões e atendendo a um total de 276 mil moradores.

Brejinho realiza a 10ª Conferência Municipal de Saúde

A cidade de Brejinho realizou nesta quinta-feira (21), a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que trouxe como tema central “Saúde é Democracia: Participar, Cuidar e Transformar com o Sus”. O evento reuniu autoridades, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil para debater propostas e fortalecer as políticas públicas na área. Estiveram presentes o prefeito […]

A cidade de Brejinho realizou nesta quinta-feira (21), a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que trouxe como tema central “Saúde é Democracia: Participar, Cuidar e Transformar com o Sus”. O evento reuniu autoridades, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil para debater propostas e fortalecer as políticas públicas na área.

Estiveram presentes o prefeito Gilson Bento, o vice-prefeito Naldo Alves, vereadores, secretários municipais, representantes do Conselho Municipal de Saúde, a representante da X Gerência Regional de Saúde, Nyeli Brito, além de representantes dos mais diversos segmentos da sociedade.

A secretária de Saúde, Amanda Araújo, ressaltou a relevância do encontro como espaço de diálogo e construção coletiva:

“A Conferência é um momento de escuta, de reflexão e de compromisso com o futuro da saúde em nosso município. É aqui que reunimos diferentes vozes para fortalecer o SUS e garantir um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente para nossa população”, destacou.

O prefeito Gilson Bento reforçou a importância da participação popular no fortalecimento da gestão pública em saúde:

“A saúde é um direito fundamental, e só conseguimos avançar quando trabalhamos juntos, ouvindo a população e transformando suas necessidades em políticas públicas. Brejinho tem se dedicado a melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços de saúde, e essa Conferência é uma prova de que estamos no caminho certo”, afirmou.

A Conferência também foi marcada pela apresentação de propostas e pela escolha de delegados que irão representar Brejinho na etapa estadual, contribuindo com ideias e soluções para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

SANTA CRUZ: Prefeito Tássio entrega obra com investimento de mais de R$ 430 mil

O Prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Tássio Bezerra, entregou nesta segunda-feira, 20 de julho, a Unidade Básica de Saúde Severiano Diniz, no centro da cidade. O equipamento de saúde custou R$ 432 mil, e é fruto da emenda do deputado federal, Silvio Costa Filho. De acordo com o prefeito Tássio Bezerra, a […]

O Prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Tássio Bezerra, entregou nesta segunda-feira, 20 de julho, a Unidade Básica de Saúde Severiano Diniz, no centro da cidade.

O equipamento de saúde custou R$ 432 mil, e é fruto da emenda do deputado federal, Silvio Costa Filho.

De acordo com o prefeito Tássio Bezerra, a UBS vai beneficiar cerca de 2 mil pessoas.

“Estamos entregando a UBS Severiano Diniz com muita alegria. Serão 2 mil pessoas atendidas por este equipamento de saúde. A nossa Atenção Básica vai prestar um serviço mais eficiente a nossa população. Parabenizamos toda equipe que já começou a atuar aqui na UBS e desejamos que a população possa fazer o bom uso dos serviços médicos disponibilizados”, afirmou o prefeito.

A prefeitura vai inaugurar na próxima segunda-feira (27), às 09h30, com transmissão pelas redes sociais da prefeitura, as Praças Zé de Tana, a Praça de Eventos do município e a Praça Seu Jessé, na Rua Padre Cícero.

As praças que foram totalmente revitalizadas ganharam novo calçamento e estão mais confortáveis e seguras, com novos bancos e nova iluminação de LED.

TCE nega recurso e mantém multa a Guga Lins

O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco negou Recurso Ordinário do prefeito de Sertânia, Guga Lins que questionava o teor do Acórdão TC nº 0881/15 (Processo TC nº 1570015-0), emitido pela Primeira Câmara da Corte, que julgou irregulares as contas relativas à Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Sertânia, referente ao 3º quadrimestre do […]

Guga-Lins

O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco negou Recurso Ordinário do prefeito de Sertânia, Guga Lins que questionava o teor do Acórdão TC nº 0881/15 (Processo TC nº 1570015-0), emitido pela Primeira Câmara da Corte, que julgou irregulares as contas relativas à Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Sertânia, referente ao 3º quadrimestre do exercício financeiro de 2013, aplicando multa de R$ 14.000,00 ao prefeito.

A decisão para o não acolhimento do recurso foi tomada por unanimidade do Pleno da Corte, acolhendo o voto da Relatora, Conselheira Teresa Duere.

Segundo o julgamento, ocorrido no dia 25 de novembro, em respeito à jurisprudência do Tribunal (Acórdãos TC nº s 1030/14, 614/14 e 517/14), a Corte conheceu do Recurso Ordinário e, no mérito, negou-lhe provimento, mantendo o Acórdão atacado (TC n.º 0881/15) em todos os seus termos.

 ds

Petrolina, Salgueiro, Araripina e Ouricuri lideram óbitos por Covid-19

Nesta sexta-feira, 12 de março, fez exatamente um ano da confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Pernambuco. O Jornal do Sertão coletou informações sobre números de casos confirmados, curas clínicas e mortes causadas pela doença ao longo desses 12 meses de pandemia. Mortes no Sertão: no balanço divulgado pelas secretarias municipais de Saúde, o Sertão pernambucano […]

Nesta sexta-feira, 12 de março, fez exatamente um ano da confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Pernambuco.

Jornal do Sertão coletou informações sobre números de casos confirmados, curas clínicas e mortes causadas pela doença ao longo desses 12 meses de pandemia.

Mortes no Sertão: no balanço divulgado pelas secretarias municipais de Saúde, o Sertão pernambucano soma, até o momento, 652 óbitos por Covid-19.

Estão incluídas no levantamento as cidades de Afrânio, Araripina, Belém do São Francisco, Bodocó, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Lagoa Grande, Moreilândia, Ouricuri, Orocó, Parnamirim, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Serrita, Terra Nova e Trindade.

O município que lidera a lista de óbitos é Petrolina, com 225. Só no boletim divulgado nesta sexta-feira, foram seis mortes.

A segunda cidade com mais mortes por Covid-19 é Salgueiro com 76. Seguida por Araripina com 66 e Ouricuri com 46. Até agora, o Sertão contabilizou 41.244 casos de Covid-19, sendo que 37.713 pacientes já estão curados.