Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Serra: IPA, UFRPE/UAST e SENAI apresentam máquina de debulhar feijão verde

Publicado em Sem categoria por em 10 de junho de 2014

hj

Na manhã desta segunda-feira (09) foi apresentado ao governo municipal de uma máquina debulhadora de feijão verde, projeto coordenado pela UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), desenvolvido pelo IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O evento contou a presença de diversos secretários de governo, entre eles o secretário de Agricultura,  José Pereira, principal interessado na tecnologia e presença também do prefeito do município, Luciano Duque.

O projeto que vem sendo desenvolvido a três anos, tem a frente o pesquisador do IPA, Antônio Timóteo e é  coordenado pelo professor Carlos Alberto Teixeira (curso de máquinas agrícolas e energia) da UFRPE.

yg

“A origem do projeto se deu em meados de 1980 sob os cuidados do professor Paulo Miranda, que lamentavelmente já não está conosco, e foi retomado há 03 anos. Nós observamos que o trabalho ainda é feito de modo muito manual, muito artesanal. Para se ter idéia, uma pessoa chega a debulhar, de forma manual, cerca de 1 kg e 300g em uma hora de serviço, nesta máquina que ainda está em fase de testes e ajustes, pode-se debulhar em média 200 kg no mesmo espaço de tempo”, afirmou o pesquisador do IPA Antônio Timóteo.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o objetivo é chegar a uma máquina na linha de eletrodoméstico, ou seja, de tamanho reduzido e que possa atender a pequenas produções ou quitandas e supermercados, de forma prática e higiênica, capaz de agregar valor ao produto que é muito comercializado na região.

“A gente sabe que o setor agrícola da região ainda é pouco automatizado e então estamos nesta parceria, buscando desenvolver máquinas de baixo custo que possam ser adquiridas por pequenos produtores, esta será, em breve, uma máquina de bom custo/benefício”, disse o professor Carlos Alberto.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: