Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Ministro da Educação critica retirada da questão de gênero de planos de educação

Publicado em Notícias por em 8 de julho de 2015

Renato Janine participa de debate sobre o primeiro ano do Plano Nacional de Educação / Foto: Agência Brasil

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, lamentou nesta quarta-feira (8) a retirada da questão de gênero de planos estaduais e municipais de educação. Para ele, não existe o que é chamado ideologia de gênero, mas jovens que, no ensino médio, vivem a descoberta do corpo e da sexualidade.

“É uma pena que a discussão tenha se desviado desse aspecto de liberdade das pessoas, que faz parte da educação. Educação é liberdade, é acolhimento, é democracia”, destacou o ministro.

Durante a tramitação do Plano Nacional de Educação (PNE), no Congresso Nacional, a questão de gênero causou polêmica e foi retirada do texto. O trecho suprimido dizia que as escolas deveriam promover a igualdade de gênero, raça e orientação sexual. A expectativa era que os planos estaduais e municipais avançassem no tema.

Janine participou de audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado que fez um balanço do primeiro ano do PNE. A principal meta para o período é a aprovação dos planos estaduais e municipais de educação. Apenas 13 estados já sancionaram suas leis. Entre os municípios, 4.708 estão com os planos sancionados.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: