Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Gonzaga Patriota apresenta Projeto de Lei que proíbe ônibus com motor dianteiro

Publicado em Sem categoria por em 17 de dezembro de 2013

5020453434O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição de ônibus com motor dianteiro para operar no sistema de transporte coletivo.

O texto acrescenta que os veículos com motor dianteiro existentes no sistema de transporte coletivo serão substituídos gradativamente por ônibus com motor traseiro ou central, observando o limite de idade média da frota para operação, conforme a legislação vigente.

A justificativa da proposta é baseada em uma pesquisa feita pelo Ministério Público do Distrito Federal que mostrou que 45% dos cerca de 15 mil motoristas e cobradores do transporte público da capital federal apresentavam perda auditiva. O motivo é o alto barulho do motor que fica na frente – ao lado do motorista – de 98% dos ônibus que transitam pela cidade.

Gonzaga Patriota ainda justifica que, além do barulho, o motor tem vibrações e emana muito calor, o que pode prejudicar a saúde dos rodoviários, que ainda enfrentam o barulho do trânsito. Nos últimos 11 anos, quase cinco mil rodoviários pediram licença do trabalho e ficaram mais de dois milhões de dias sem trabalhar devido à perda crescente de audição; alguns até se aposentaram por invalidez.

O parlamentar explica que esta proposta beneficiará também os passageiros. “O motor na traseira também proporciona maior conforto para os passageiros, uma vez que produz menor nível de ruído e menor irradiação térmica no interior do ônibus. As vantagens operacionais ganham destaque na oficina, porque o motor traseiro permite fácil acesso para operações de manutenção e de inspeção diária”, frisa Patriota.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: