Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Triunfo é primeira cidade do interior a incentivar a produção cultural por meio do Sistema Municipal de Cultura

Publicado em Sem categoria por em 29 de janeiro de 2014

BANNER

Os artistas e produtores de Triunfo, no sertão do estado, agora têm todas as condições de realizarem novos projetos com garantia de recursos oriundos do Sistema Municipal de Cultura de Triunfo (SMC). O primeiro edital, batizado de Pipa 2014, foi lançado nesta terça-feira, 28, pelo prefeito Luciano Bonfim e o Secretário de Cultura, Evanildo Fonseca, no salão nobre
da Prefeitura.

foto

O município, famoso por ser a terra dos Caretas, é o primeiro do interior do Estado a criar e implementar um sistema de incentivo à cultura (Recife e o Governo de Pernambuco são os outros). O Pipa 2014 destina um total de R$ 60 mil para o financiamento de projetos em quatro áreas: Arte, Patrimônio Cultural, Esportes e Turismo.

“Essa ação é o resultado de propostas recebidas da comunidade triunfense através do nosso programa de governo Juntos por Triunfo. Estamos atendendo à nossa população num seguimento que tem uma grande expressividade em nosso município que é a cultura” afirmou o prefeito Luciano Bonfim.

IMG_0802

As inscrições vão de 10 a 27 de fevereiro e para participar é preciso ser cadastrado como produtor cultural na Secretaria de Turismo, Cultura e Desportes. O Edital foi criado a partir de encontros entre os dirigentes da Secretaria e representantes dos Conselhos de Turismo e Cultura do município.

“Esse sistema é a estruturação de uma sólida base organizacional necessária ao desenvolvimento do setor cultural, capaz de oferecer às futuras gerações um legado criativo, sólido e proativo, que agora estamos tirando do papel e deixando mais essa contribuição para Triunfo.” ressalta o Secretário de Turismo e Cultura, Evanildo Fonseca.

IMG_0820

LINHAS DE AÇÃO – A iniciativa permite a inscrição de projetos em 35 seguimentos das quatro áreas determinadas: Arte, Patrimônio Cultural, Esportes e Lazer e Turismo. O Edital oferece, por exemplo, a oportunidade da realização de um projeto no seguimento de esportes radicais ou ainda algo voltado para pessoas com necessidades especiais. Também apostou-se na tecnologia com a possibilidade de inscrição de projetos no seguimento de artes digitais.

“Achei de fundamental importância para a cidade. É realmente um marco na cultura de Triunfo. A gestão está realmente de parabéns. Agora é só convocar os produtores, fazer bons projetos para que o programa se consolidar cada vez mais” disse o produtor cultural Paulo Henrique Martins,da banda Ambrozino Martins.

O Edital e os formulários necessários para a participação dos interessados estão disponíveis no portal da Secretaria de Turismo de Triunfo (www.turismotriunfo.com.br). O Sistema Municipal de Cultura de Triunfo foi criado pela Lei no. 1.222/2011 de 16 de dezembro de 2011.

Deixar um Comentário