Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

SMS na Campanha Nacional de Controle da Hanseníase

Publicado em Sem categoria por em 26 de janeiro de 2014

No próximo dia 31 de janeiro é o dia dedicado a Campanha Nacional Contra Hanseníase. Em Serra Talhada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa a tratar do assunto já a partir desta segunda-feira (27), quando a Secretaria estará realizando no auditório da Secretaria de Educação do Município (SEST), a partir das 9 horas capacitação com ACS’s (Agentes Comunitários de Saúde) da Zona Rural para identificação de casos suspeitos. A capacitação será ministrada pelo secretário de Saúde do Município, Dr. Luiz Aureliano, pelo enfermeiro Helton Bezerra, coordenador de hanseníase, pela Enfermeira Cibelly Brandão e pelo Coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde, Aron Lourenço.

No dia 29, o secretário concederá entrevista para rádios locais falando sobre o assunto e também acontecerá palestras nas Unidades de Saúde da Família do Município.

As atividades continuam no dia 30, com palestra sobre Prevenção da Incapacidade para Portadores de Hanseníase, na Academia das Cidades no Bairro do IPSEP às 18 horas.

No dia 31 tem palestra no Centro Municipal de Saúde, das 8 às 10 horas, o tema é: Hanseníase: como identificá-la e tratá-la evitando a incapacidade, sob a responsabilidade do secretário de saúde e do coordenador de hanseníase.

Neste dia o público pode participar, inclusive para se consultar sobre hanseníase, a SMS vai disponibilizar dermatologista para fazer exames nos pacientes.

A Hanseníase, popularmente conhecida como Lepra, é uma doença infecto contagiosa, crônica de grande importância para saúde pública devido a sua magnitude e seu alto teor incapacitante e apesar de não existir uma forma de prevenção específica, existem medidas que podem evitar as incapacidades, por isso é importante um diagnóstico precoce, a fim de promover uma melhor qualidade de vida para o paciente.

Deixar um Comentário