Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Prefeitura trabalha para receber selo do UNICEF

Publicado em Sem categoria por em 2 de Abril de 2014

Atividades nas escolas

colaborou Rodrigo Lima

Em Outubro do ano passado foi promovido a 1ª Semana do Bebê  pela prefeitura de  Afogados da Ingazeira, com o objetivo de promover ações de promoção à saúde da primeira infância e mobilizar a sociedade para a defesa de políticas públicas para melhoria na qualidade de vida das crianças.

Esse foi o primeiro passo na construção de políticas que possam levar Afogados a receber o selo do Unicef. A Coordenadora Regional do UNICEF (PE, PB, AL), Jane Santos, esteve na cidade, a convite do então Secretário Municipal de Saúde, Gildázio Moura, para acompanhar e prestigiar as atividades programadas.

Nesta semana foi aconteceu uma reunião entre o governo municipalcom a participação de diversas entidades – CREAS/Regional, Maçonaria, Conselho de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Grupo Mulher Maravilha, Conselho Municipal de Saúde, dentre outros – para instalar a Comissão Intersetorial pelos direitos da infância e adolescência. A ação é integrada e envolve, da parte do Governo Municipal, as Secretarias de Saúde, Cultura e Esportes, Educação e Assistência Social.

Bebê Prefeito (3)

O selo é uma estratégia do UNICEF para promover a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes no semiárido nordestino e na Amazônia legal brasileira – áreas prioritárias para aquele organismo internacional. Os municípios que se inscrevem no selo, assim como Afogados da Ingazeira, assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 17 anos e um plano municipal de ação para enfrentar os principais problemas que afetam crianças e adolescentes.

A Comissão intersetorial tem o objetivo de realizar o planejamento, execução e acompanhamento das ações previstas na metodologia do Selo UNICEF município aprovado. A articuladora do UNICEF em Afogados da Ingazeira, Juliana Brito, informou que a comissão já começa a trabalhar forte na organização da semana do bebê 2014 e no planejamento de uma grande ação de mobilização para o enfrentamento à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

´”O Prefeito José Patriota definiu como uma das prioridades do Governo, a elaboração de uma política pública integral de atenção à infância e adolescência. Só como exemplo, em menos de um mês inauguramos um centro de educação infantil, uma escola para 800 crianças e assinamos ordem de serviço para construção de outra escola, dessa vez na zona rural. Enfim, estamos trabalhando muito para atingir as metas do UNICEF,” informou Juliana Brito, que, na comissão, também representa a Secretaria Municipal de Saúde.

Deixar um Comentário