Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Prefeitos do Pajeú buscam parceria com a Codevasf para plano de resíduos sólidos na região

Publicado em Sem categoria por em 27 de março de 2014

joao bosco com os prefeitos do cimpajeú

Da Assessoria da Codevasf ao blog

Uma comissão de prefeitos do Consórcio dos Municípios do Sertão do Pajeú (Cimpajeú) esteve reunida esta semana com o superintendente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba) em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar.

O encontro ocorreu na sede do órgão em Petrolina e contou com o reforço do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, que é prefeito de Afogados da Ingazeira, um dos municípios a integrar o colegiado municipal.

A pauta principal do encontro foi à viabilização da parceria da entidade com a Codevasf para a implantação do Plano Integrado de Resíduos Sólidos do Sertão do Pajeú.

A região foi a primeira do estado a concluir o projeto do plano integrado que é uma exigência do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, instituído através de lei federal para que o Brasil atinja uma das metas do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que é de alcançar o índice de reciclagem de resíduos de 20% até 2015.

joão bosco e prefeitos do cimpajeu

“Foi uma reunião importante com o Cimpajeú que agrega 21 municípios. Recebemos essa demanda importante que é a questão dos resíduos sólidos e vários outros assuntos de interesse da região. Vamos levar esses pleitos para Brasília, principalmente a dos resíduos sólidos e brevemente teremos essas repostas”, revelou o superintendente da 3ª SR da Codevasf, João Bosco Lacerda de Alencar.

João Bosco tem pautado a sua gestão tendo como finalidade, dialogar com as diversas representações da sociedade civil existentes nos municípios da área de atuação da Codevasf em Pernambuco que soma 69 municípios. Ele já recebeu para encontros na superintendência em menos de dois meses de gestão, a comissão de mulheres trabalhadoras do campo, famílias de agricultores da região do Pontal e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a Comissão Pró Canal do Sertão para o Araripe e agora os prefeitos da região do Pajeú.

O prefeito de Serra Talhada e presidente do Cimpajeú, Luciano Duque, enalteceu a postura de João Bosco e ficou satisfeito em saber que pode ter com o superintendente uma aproximação maior com o órgão, facilitando a resolução das demandas da região.

“Viemos tratar sobre o tema de resíduos sólidos e acabamos colocando outros temas na pauta como abastecimento de água, saneamento, cisternas e a questão dos poços na região. O que desejamos realmente foi encaminhado e esperamos ser atendidos no tempo adequado”, frisou Duque. O prefeito de Serra Talhada elogiou a postura de João Bosco em procurar se aproximar dos municípios mais distantes da sede da 3ª SR em Petrolina.

O Cimpajeú foi o  o primeiro consórcio de municípios em Pernambuco a apresentar o plano de gestão integrada dos resíduos sólidos.

Para o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, que preside a Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe – esse contato é importante para alinhar as políticas públicas sejam elas do governo federal, estadual ou municipal. Ele conta que essa é uma obrigação institucional da Amupe.

“Na medida em que temos responsabilidade e compromisso social, vamos buscar a integração das ações, isto significa otimização, mais resultados e a busca da melhoria da vida da população, urbana e rural e a Codevasf é uma grande parceira”, observou Patriota.

Além de Luciano Duque e de José Patriota, a reunião com o superintendente João Bosco Lacerda contou com a participação dos prefeitos Edvan Pessoa (Tuparetama), Luciano Torres (Ingazeira), Romério Guimarães (São José do Egito), Tássio José (Santa Cruz da Baixa Verde) e Francisco Dessoles (Iguaracy).

Deixar um Comentário