Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Movimento dos Atingidos por Barragens ocupa prédio da CHESF, em Recife

Publicado em Sem categoria por em 27 de março de 2014

chesf

O Movimento dos Atingidos por barragens (MAB) ocupa hoje pela manhã (27) 05h o escritório  central da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) em Recife-Pe. A ação faz parte da jornada nacional de lutas do movimento que está se mobilizando em 13 estados do Brasil. Nesse momento mais de 500 atingidos vindos dos estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Bahia, Paraíba e Pernambuco estão montando acampamento neste momento com apoio de outras organizações.

Os Atingidos cobram do Estado Brasileiro a institucionalização da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) e a criação de um fundo social com recursos de royalties e compensação financeira do setor elétrico para pagar a dívida que o estado tem com as famílias atingidas por barragens.

Fará parte das atividades um seminário com o tema: “A visão popular da energia e petróleo no contexto atual” que debaterá a situação e perspectiva da cadeia industrial do petróleo e seus trabalhadores; O Panorama geral da questão energética: o golpe nas tarifas de energia elétrica e a situação dos atingidos por barragens.

A pauta reivindicatória das famílias atingidas é composta por pontos nacionais e regionais que desde 2012 são cobrados pela população, como: terra para reassentamentos e para produção de alimentos; abastecimento d’água para as comunidades atingidas; e eletrificação das moradias com o programa “luz para todos”, assim como apoio capacitação em produção  agro ecológica para famílias atingidas pelas barragens.

Deixar um Comentário