Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Familiares e amigos se despedem de Inaldo Sampaio

Publicado em Notícias por em 11 de novembro de 2019

Egipciense, Inaldo foi um dos nomes mais importantes do jornalismo estadual do nosso tempo

Atualizado às 17h45

Faleceu no Recife na madrugada desta segunda-feira (11), aos 64 anos de idade, o jornalista Inaldo Sampaio. Ele vinha lutando desde 2016 contra um câncer na próstata e posteriormente um tumor na coluna. Natural de São José do Egito (PE), Inaldo deixa esposa (Teresa Cristina) e os dois filhos (Joana e João Marcelo). O enterro aconteceu no fim da tarde, no cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Familiares, diversas autoridades, políticos e amigos, prestaram a última homenagem ao jornalista.

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e Direito pela Faculdade de Direito do Recife, Inaldo trabalhou por 12 anos no jornal O Globo, no Rio de Janeiro. Assinou durante 22 anos a coluna de política Pinga Fogo, no Jornal do Commercio. Há 24 anos atuava no setor de comunicação social do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e atualmente era comentarista político na rádio CBN, além de assinar coluna no Diario de Pernambuco e escrever o blog Política com “P” Maiúsculo. O último texto, “Lula só não pode incendiar o país”, foi publicada na edição desta segunda.

Além da paixão pela política e pelo jornalismo, Inaldo também tinha vocação para a música. Fundou, na década de 90, a banda Pinga Fogo, na qual tocava saxofone. Fez inúmeros shows pelo estado e em cidades do interior.

Considerado um dos mais sérios e esclarecidos analistas políticos no país, Inaldo Sampaio, apesar de bastante reservado em sua vida pessoal, tinha como uma das características a solidariedade para com o próximo. Era daquelas pessoas que praticavam o bem sem pensar em retribuição. Vai fazer falta para o mundo do jornalismo, da política e, sobretudo, na vida daqueles que tiveram o prazer de conviver com ele.

Velório de Inaldo Sampaio, no Cemitério Morada da Paz, Paulista. Foto: Jr Finfa

Inaldo com os prefeitos Adelmo Moura (Itapetim) e Tânia Maria (Brejinho) além do ex-prefeito Zé Vanderlei na última quinta.

Jornalista passou a poucos dias por procedimento no Hospital Português. na foto, com irmãos. O procedimento foi bem sucedido, mas ele teve um infarto essa madrugada

Autoridades emitem pesar: o governador Paulo Câmara lamentou seu falecimento.Foi com profundo pesar que recebi a noticia do falecimento do jornalista Inaldo Sampaio. Inaldo era um profundo conhecedor da política pernambucana e defensor intransigente da democracia. Emprestou seu talento aos três principais jornais da capital, além de varias rádios e páginas da internet. Quero expressar minha solidariedade à família e aos amigos”.

“Hoje, lamentamos a partida do jornalista e colunista político Inaldo Sampaio. Sua reconhecida atuação à frente das colunas Fogo Cruzado e Pinga-Fogo, sua passagem pelos três jornais da capital, sem contar o trabalho exercido no rádio e no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, por 24 anos, são marcas indeléveis que servem de exemplo para os jornalistas do futuro, cientes de que informar é a base de qualquer democracia. Em nome de todos que fazem a Assembleia Legislativa, manifestamos nossas condolências, tendo certeza de que sua ausência é sentida pela sociedade pernambucana. Nos solidarizamos à dor da sua família e amigos”, disse o Deputado Eriberto Medeiros, Presidente da ALEPE.

O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares externou pesar e decretou luto oficial de três dias. “Nossa cidade perde um ilustre representante. Um jornalista de bela trajetória e um batalhador. Nesse momento, venho me solidarizar com toda família pela perda de seu ente querido. Deus os ajude a superar esta grande dor e coloco-me à disposição, juntamente com todos os egipcienses, pela falta que nos fará na defesa de dias melhores para nossa cidade e nos ideais que abrilhantaram seus dias aqui na terra”.

A Câmara de Vereadores do município também externou luto e afirmou que a Terra dos Poetas perde um dos seus grandes filhos. “O jornalismo e a política pernambucanos ficam carentes. Inaldo sempre será lembrado por suas ações e por seu profissionalismo, reconhecido além fronteiras de Pernambuco”.

O Prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da AMUPE, José Patriota,  expressou profundo pesar pela morte de quem chamou de “grande pajeuzeiro, jornalista de talento, referência na cobertura política em nosso Estado”. E seguiu: “Que Deus o receba em sua morada e possa trazer conforto para familiares e amigos nesse momento de irreparável perda”.
“O Jornalismo fica menor com a partida de Inaldo Sampaio. Em toda minha trajetória política, convivi com Inaldo e seu faro pela notícia, tanto que nos tornamos amigos. Ele exerceu com maestria sua profissão. Sempre correto, esteve presente nos grandes momentos da política pernambucana e brasileira. Nesse momento de tanta dor, estendo meus sinceros sentimentos a sua esposa Teresa e aos seus filhos, Joana e João Marcelo, familiares e todos os amigos”, disse o Deputado Ricardo Teobaldo, do PODEMOS.

“O jornalismo pernambucano e brasileiro perdeu uma das suas principais vozes, o colunista e comentarista político Inaldo Sampaio. Ele sempre será admirado pela disposição em suas análises. Suas colunas diárias sempre trouxeram informações importantes para Pernambuco e para o Brasil. Com ele, morre não apenas um grande ser humano, mas um estilo de jornalismo. Não tenho dúvida que ele fará muita falta a todos nós. Neste momento de dor, nossa solidariedade à esposa Teresa Cristina e filhos, além dos amigos que ele reuniu ao longo da vida”, afirmou Sílvio Costa Filho.

“É com profundo pesar que recebi a notícia da morte do jornalista e amigo Inaldo Sampaio. O Brasil, Pernambuco e o jornalismo, particularmente, amanhecem em luto pela perda deste destacado profissional que, com senso crítico apurado, dedicou seu melhor à defesa das liberdades democráticas. Fica o exemplo de coerência e comprometimento em contribuir na construção de um futuro, onde as liberdades, em suas expressões mais amplas, sejam a tônica frente a tantos ataques e retrocessos nos últimos tempos”, disse o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura.

“A vida tem vários mistérios, e o maior deles é a morte. Nunca poderemos entender o porquê de um ente amado ter que partir. A dor que sentimos é imensurável. Nestas horas não há nenhuma palavra que possa ser dita que seja capaz de confortar os nossos corações. Tudo parece perder o sentido e ficar pequeno diante de tamanho sofrimento. A única coisa que nós, amigos, podemos fazer é nos colocarmos à disposição para ouvir no momento em que quiserem falar e, oferecer, os nossos ombros e coração amigo para apoiar todos os familiares. Não há nada capaz de reparar uma perda como esta, mas em nome da amizade e amor de quem fica, e em honra da memória do amigo Inaldo Sampaio que se foi, é preciso continuar vivendo. É preciso transformar o luto em uma luta pela vida e pela felicidade, e transformar a dor em saudade e serenidade”, afirmou a prefeita de Brejinho, Tânia Maria.

“Acordo hoje notícia do falecimento do nosso querido conterrâneo o jornalista Inaldo Sampaio São José Egito perde muito com partida de Inaldo defensor através da sua profissão jornalística das boas ações para nossa terra é muito perde Pernambuco e o Brasil reconhecido pelas suas qualidades profissionais meus sentimentos a todos familiares”, afirmou o ex-deputado José Marcos de Lima.

“Em nome de todos da Terra de Zédantas, nos solidarizamos com a família. Um profissional ímpar, que foi Inaldo, amante da música, assim como nós de Carnaíba. A morte tirou do nosso Estado, um dos melhores jornalistas da atualidade, cuja responsabilidade e apuro com os princípios do bom jornalismo eram marcas registradas da sua profícua trajetória profissional. Seu legado de trabalho, certamente, será lembrado ainda por muitas gerações e merece o nosso respeito e admiração. Em face dessa prematura perda, os carnaibanos estão de luto e recebam votos de pesar”, afirmou Anchieta Patriota, prefeito de Carnaíba.

O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, recebeu com pesar a notícia do falecimento do jornalista e amigo, Inaldo Sampaio.  “O jornalismo está de luto. O estado de Pernambuco perdeu uma das maiores referências dessa área.  Perdemos o amigo Inaldo Sampaio, reconhecido por sua responsabilidade e ética com a notícia. Esse grande homem e profissional sai de cena em um momento em que essas características são cada vez mais necessárias ao país. Inaldo Sampaio deixa como legado o compromisso com a verdade.  Nos juntamos, neste momento, aos demais amigos e familiares, a quem desejamos os nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade”, disse.

“Inaldo Sampaio foi um jornalista competente e crítico, com excelente trânsito entre todos os que fazem a política em Pernambuco. Seu olhar sempre atento e suas análises, que alcançaram todas as regiões do Estado, em veículos diversos, farão falta. Minhas condolências a todos os seus familiares e amigos neste momento de perda”, afirmou Fernando Monteiro, deputado federal.

Lamentando a morte do jornalista, o Prefeito Sebastião Dias disse que ele fará muita falta e complementou dizendo: “o jornalismo perde muito. Era um grande amigo e viabilizou  muitas oportunidades para mim”.

“Com pesar, recebemos hoje a notícia do falecimento do jornalista Inaldo Sampaio. De origem sertaneja, natural de São José do Egito, Inaldo se tornou referência no jornalismo político pernambucano como colunista do Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco e, por último, do Diário de Pernambuco, além de ter sido também repórter de O Globo. Durante sua trajetória, buscou a imparcialidade, fazendo a leitura dos fatos com perspicácia e isenção. O jornalismo de Pernambuco perde com sua morte”, diz Sileno Guedes, Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e Presidente estadual do PSB.

“É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento de nosso conterrâneo Inaldo Sampaio. A perda de um talentoso jornalista, que sempre distribuiu motivação e bom ânimo a todos os pernambucanos e aos que desfrutaram de sua presença, nos deixa perplexos e enlutados. Juntamo-nos em oração à sua família e amigos para que esta perda possa ser compreendida com a esperança do conforto de Deus”, disse o ex-prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães e família.

“Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do jornalista Inaldo Sampaio. Referência da Comunicação em nosso Estado, Inaldo representava a imparcialidade e honestidade dos fatos com interpretações autênticas e verdadeiras. Sertanejo de São José do Egito, o jornalista Inaldo Sampaio cumpriu seu papel de apresentar as versões dos acontecimentos, sejam elas na política ou no cotidiano dos pernambucanos. Meus sinceros sentimos aos familiares do nosso querido Inaldo Sampaio”, diz o Deputado Rogério Leão.

“É com grande que recebemos a notícia do falecimento do amigo Inaldo Sampaio, homem honrado que deixa um legado de trabalho em todas as suas passagens como jornalista. Que Deus conforte a família e amigos”, diz Gilberto Rodrigues, do Grupo Fênix de Comunicação e família.

“A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do Jornalista Inaldo Sampaio. O jornalismo político pernambucano perde um dos seus grandes expoentes. Inaldo deixa um legado de jornalismo feito com ética, profissionalismo e compromisso com a verdade. Desejamos aos seus familiares e amigos nossos sinceros votos de pesar e que Deus possa confortar todos neste momento de dor”. assinou a nota o Presidente Igor Mariano.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: