Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Meteorologistas avaliam que chuvas devem ficar dentro do normal nos próximos 3 meses

Publicado em Sem categoria por em 1 de janeiro de 2014
chuvas-em-afranio1

Parte do Nordeste enfrentou maior seca dos últimos 50 anos. Previsões são animadoras para primeiro trimestre de 2014.

Depois de um fim de ano seco e muito quente, todas as previsões dos especialistas indicam  chuvas para o primeiro trimestre de 2014. Embora a previsão não seja conclusiva devido às informações referentes aos oceanos ainda estarem em plena evolução, essa é uma boa notícia saída da II Reunião de Análise e Previsão Climática para a o Norte do Nordeste do Brasil, coordenada pela AESA – Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba.

Nesse evento estiveram presentes representantes dos centros estaduais de meteorologia do Nordeste, CPTEC/INPE, UFCG, Defesa Civil Estadual e instituições afins.

Isso porque há  uma condição favorável para o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico causador de chuvas na região no período de fevereiro a maio, para posições mais ao sul em relação à linha do Equador.

Assim, com a análise dos parâmetros climáticos globais referentes ao mês de novembro de 2013, existe uma tendência de que as chuvas para os próximos três meses (janeiro, fevereiro e março de 2014) fiquem próximas da normalidade.

Deixar um Comentário