Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Humberto propõe mutirão federal para o Maranhão

Publicado em Sem categoria por em 14 de janeiro de 2014

Integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal constataram, hoje (13), durante visita a São Luís, a situação “deprimente e caótica” do sistema prisional no Estado do Maranhão e defenderam medidas urgentes para resolver o problema.

Os senadores se reuniram com representantes da sociedade civil na sede da OAB estadual pela manhã e depois seguiram para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde um motim em dezembro passado deixou quatro mortos, três deles decapitados.

Para os parlamentares, o descaso com a aplicação da lei de execução penal tem sido um dos principais indutores das revoltas dos detentos. São incontáveis os casos de pessoas que já cumpriram suas penas e continuam presas e os daqueles que já teriam direito à progressão do regime, mas ainda não obtiveram o benefício.

“Nós devemos encaminhar solicitação de um mutirão federal para dentro da penitenciária. Há presos provisórios e presos com penas pequenas, e outros que já cumpriram quase toda a pena e não recebem nenhum tipo de beneficio de progressão”, defendeu o senador Humberto Costa (PT-PE), que integra a comitiva.

Somente em 2013, foram 60 mortes e 169 fugas ocorridas em Pedrinhas, que hoje abriga 2.196 presos, 23% a mais do que a capacidade de 1.770 detentos. A superlotação também é tida como um fator gerador das constantes rebeliões.

Para os membros da CDH, a medida de intervenção federal no complexo penitenciário deve, por enquanto, ser descartada até que haja uma avaliação mais precisa de todo o quadro.

“O que precisamos é aquilo que o Governo Federal procurou fazer desde a semana passada com entendimento com o Governo do Estado: ações conjuntas com a soma de esforços e ações para que possamos encontrar soluções para o sistema aqui do Maranhão e que também podem servir plenamente para outros Estados”, avaliou Humberto, que, juntamente com os demais representantes da Comissão, encontrou-se com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), no início da noite desta segunda-feira (13).

Além de Humberto, também integram a comitiva os senadores Ana Rita (PT-ES), João Capiberibe (PSB-AP), João Alberto Souza (PMDB-MA), Lobão Filho (PMDB-MA) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

 

Deixar um Comentário