Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Definição pelo apoio do PT a Armando Monteiro sai até março

Publicado em Sem categoria por em 24 de janeiro de 2014

do JC Online

Antes da reunião com petistas pernambucanos, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, incluiu na sua passagem pelo Recife, ontem, uma visita ao senador Armando Monteiro Neto (PTB). A direção nacional quer apoiar o parlamentar na eleição para o governo do Estado, mas encontra resistência entre os correligionários locais, que desejam lançar nome próprio. Em um encontro mantido sob sigilo para a imprensa, Rui Falcão esteve na casa do pré-candidato por quase duas horas. Ficou acertado que a decisão sobre o apoio será dada até março. Também participou da conversa a presidente regional do PT, a deputada estadual Teresa Leitão.

Apesar de sustentar que não haverá imposição da direção nacional, como na eleição de 2012 para prefeito do Recife, em entrevista à imprensa depois do encontro com o senador, diante de diversos petistas “resistentes” como testemunha, Rui Falcão foi claro. “Prefiro apostar que estaremos juntos: nacional e o PT de Pernambuco na mesma posição (sobre a sucessão)”, cravou o presidente nacional.

O senador Armando Monteiro – que queria a definição do PT até fevereiro, mas, agora, deve aguardar até março – lembrou que, em toda a eleição, há o fator “tempo”. “O PT local tem todo o direito de discutir este processo e exaurir esta discussão, mas é evidente que não se pode ficar quatro meses fazendo a construção”, ponderou.

Em meio às resistências de setores do PT para apoiá-lo, o senador Armando Monteiro tem repetido que quer os petistas engajados no seu projeto. “Sabemos que este processo, para que conduza a bons resultados, tem que se dar pela via do convencimento, e não da imposição, porque não queremos fazer uma aliança formal, queremos que o PT de Pernambuco animado.”

Há a expectativa de que, dentro dos próximos 15 dias, o parlamentar se encontre com a presidente Dilma Rousseff (PT). Ele criou um canal de diálogo direto com a petista e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos querem apoiá-lo, segundo o próprio Rui Falcão, na conversa com os jornalistas.

Desde a semana passada, o presidente nacional do PT tem feito visitas aos Estados para analisar os cenários locais. Hoje, ele estará na Paraíba e, em seguida, no Rio Grande do Norte.

Deixar um Comentário