Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Debate das Dez: a limpeza dos bairros de Afogados da Ingazeira

Publicado em Sem categoria por em 10 de fevereiro de 2014

J

Hoje (10), nos estúdios da Pajeú o secretário de obras e infraestrutura Silvano Brito (Bobinha), a secretária de Assistência Social, Joana D’Arc e lideres comunitários dos bairros de Afogados da Ingazeira, falaram sobre o mutirão de limpeza que está sendo realizado em vários pontos da cidade.

Questões como: o andamento do mutirão, a colaboração das pessoas e a coleta por parte da prefeitura, foram os temas discutidos durante o Debate.

Silvano disse que é um trabalho conjunto entre a Secretaria de Obras e Infraestrutura com a Secretaria Social do município, onde a primeira entra com o suporte, fornecendo máquinas, equipamentos e materiais.

Silvano disse também que estão havendo algumas falhas na coleta das sacolas de lixo, mas que lhe foi passado uma relação dos pontos onde serão juntadas essas sacolas para que ele possa providenciar a coleta.

Joana disse que “O Meu Bairro é Uma Limpeza” é um programa do governo municipal e que este ano está na segunda etapa tendo sido feita a primeira no ano de 2013, disse ainda que é coordenado pela Secretaria de Assistência Social juntamente com a Secretaria de Obras e todos os representantes dos bairros.

Joana disse que esta segunda etapa teve inicio no dia 03 de fevereiro e conta com a colaboração de 121 mulheres mais os representantes dos bairros chegando assim a 150 pessoas no total trabalhando efetivamente na limpeza dos bairros.

Joana disse também que por se tratar de uma questão de saúde pública, Madalena Brito e Artur Amorim estão fazendo um trabalho de sensibilização para que os PSFs, os postos e unidades de saúde passem a se envolver de forma direta.

Joana disse que a meta do governo é que os bairros se mantenham limpos e que para isso conta-se com todo o empenho e compromisso das pessoas envolvidas.

Joana disse que é muito difícil contar com a colaboração dos moradores.

“A saída é essa, há uma semana que estamos fazendo uma coleta significativa do lixo, mas os moradores não estão colaborando, se limpa, mas é só a gente virar as costas que eles vão lá e jogam de novo”, desabafou Joana.

Joana disse que é uma questão de educação e que irá ser feita uma campanha de conscientização, junto com as escolas, com o governo e com os PSFs.

“A saída é a conscientização”, disse Joana.

Infraestrutura

Aproveitando a presença do secretário de obras e infraestrutura nos estúdios da Pajeú, Evandro Lira, O Secretário do Povo, trouxe à pauta o drama dos moradores de algumas ruas do bairro São Francisco, que estão sofrendo com ruas alagadas, esgoto a céu aberto, ruas intransitáveis e verdadeiros barreiros de esgoto.

Evandro entrevistou alguns moradores da rua Cândido Pedro, que estão revoltados com a situação em que estão tendo que conviver.

Silvano falou sobre os problemas que os moradores estão enfrentando e disse quais serão as soluções que a Secretaria irá tomar diante disso. Veja no vídeo abaixo:

Os representantes dos bairros reclamaram da postura de uma grande parte da população que não ajudam na limpeza da cidade e que ao contrário, jogam lixo em lugares indevidos e colocam-no fora do dia ou do horário da coleta passar.

O que ficou muito evidente durante o debate, foi que esta faltando uma maior conscientização por parte da população que ao tentar se livrar do lixo de dentro de suas casas sujam a cidade causando um grande transtorno para todos, pois junto com o lixo proliferam-se insetos e animais como baratas e ratos, que por sua parte espalham vários tipos de doenças.

Clique aqui e ouça o debate na íntegra

Do Portal Pajeú Rádio Web

Deixar um Comentário