Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Cultura Popular dá o tom do Carnaval de Pernambuco 2014

Publicado em Sem categoria por em 21 de fevereiro de 2014

Frevo

O Carnaval de Pernambuco ocupa, a partir deste final de semana, as ruas de dezenas de cidades da Região Metropolitana do Recife, passando pela Zona da Mata, Agreste e Sertão. É um carnaval plural, para todos os gostos, e principalmente para a tradição da folia de Momo. O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Fundarpe) e Secretaria de Turismo (Empetur), está investindo em torno de R$ 21 milhões numa programação diversificada, com artistas locais, regionais e nacionais, além de um foco especial nas atrações da cultura popular. São mais de 300 apresentações de palco e mais de 300 cortejos, com 90% da grade de programação formada por artistas pernambucanos.

A importância da cultura popular no Carnaval de Pernambuco se fortalece ainda com ações como Encontro de Coco de Olinda, Encontro de Cavalo Marinho, Encontro de Bois nas comunidades e em pontos turísticos do Recife, Polo dos Maracatus em Olinda, Polo dos Caboclinhos em Goiana, Encontro de Maracatus de Baque Solto, de Nazaré da Mata, Carnaval da Casa da Cultura, além de outros apoios.

O Governo do Estado também patrocina atrações que irão tocar em palcos do Recife e Olinda, além do polo da Casa da Cultura e Casa da Rabeca onde, a partir do domingo (2), acontece o 10º Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca do Brasil, com dezenas de apresentações de maracatus de baque solto e caboclinhos.

CARNAVAL-TRIUNFO-MASCARAS

São cidades polo do carnaval: Águas Belas, Arcoverde, Belém de São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo e Vitória de Santo Antão. Montagem dos palcos, som, iluminação, segurança privada e ordenamento do trânsito são algumas das responsabilidades assumidas pelas prefeituras com o intuito de acolher bem artistas e público.  A Fundarpe e Empetur atuam em cada município, colaborando tecnicamente para o sucesso das apresentações programadas.

A programação do Carnaval de Pernambuco, nas cidades polo, é formada através de uma parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras. A programação de cada cidade é feita a partir de artistas inscritos na convocatória e convidados. Um diálogo que objetiva contemplar os diversos ritmos, estilos e modos de celebrar o carnaval, respeitando o gosto popular e, ao mesmo tempo, fomentando a cultura tradicional de cada território.

Para o secretário de Cultura Marcelo Canuto, o Carnaval é a celebração mais democrática brasileira. Ele ressalta ainda o crescimento das manifestações da cultura popular no interior do estado. “A cada ano, vemos aumentar o número de foliões que chegam de todas as regiões do estado para participar de brincadeiras como os papangus de Bezerros, os caretas de Triunfo, o carnaval de rua de Vitória. Essa festa que o estado realiza deu condições dos grupos se consolidarem, fortalecendo a cultura de uma forma geral”.

Deixar um Comentário