Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Criação de novos municípios volta a ser discutida hoje em Brasília

Publicado em Sem categoria por em 18 de março de 2014
Gonzaga-Patriota_bigthumb752

Gonzaga Patriota já antecipou debate na Tribuna da Câmara hoje

O Deputado Federal Gonzaga Patriota informou hoje na Câmara que Senadores e deputados se reúnem hoje, a partir das 19h, em Sessão do Congresso Nacional para examinar vetos presidenciais a 12 propostas. O primeiro item da pauta é o veto integral ao projeto que trata da criação de novos municípios (PLS 98/2002 — Complementar), que devia ter sido votado no mês passado, mas a sessão acabou suspensa por falta de acordo.

Ao vetar, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o projeto contraria o interesse público, uma vez que os novos municípios poderão gerar despesas sem a criação de novas receitas, impactando negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica.

“No entanto, o texto foi aprovado por 312 deputados e 53 senadores, o que sugere uma propensão à derrubada do veto, hoje à noite”, diz Gonzaga.

O governo sugere uma alternativa ao impasse que é um novo projeto para tratar da criação de municípios. A ideia do governo é regionalizar os critérios para as novas cidades, mantendo os propostos pelo Congresso apenas para Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com regras mais rígidas para Sul e Sudeste.

Segundo eles a proposta vai dar uma conotação mais regional à possibilidade de criação de novos municípios. “Isso é uma demanda justa, especialmente para os estados do Norte e algumas situações do Nordeste”, acrescenta o Deputado.

“Hoje eu quero ver aqui todos os Líderes derrubarem esses vetos; até porque esse foi um projeto acordado, e acordo tem que ser cumprido. Eu quero que todos façam um esforço, venham para cá, para conversar com os Líderes, para que nós possamos derrubar esse veto”, conclama.

Deixar um Comentário