Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Congresso da Amupe começa segunda

Publicado em Sem categoria por em 14 de março de 2014
padrão-cnmComeça nesta segunda feira (17) o Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções, em Olinda, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).A abertura oficial será às 10h no Auditório Tabocas e contará com a presença do governador Eduardo Campos e diversas autoridades.

O público já poderá ter acesso aos stands a partir das 8h30, onde, além da feira de municípios e produtos haverá diversas apresentações culturais. Todos os dias, se revezarão no palco ritmos como frevo, maracatu, xaxado, caboclinhos, coco e ciranda. O cantor Maciel Melo se apresenta às 17h do dia 18.

Os gestores participarão ainda de diversas palestras e oficinas com temas da administração pública. No dia 17, os economistas Tânia Bacelar e Sérgio Buarque abrem o ciclo com o tema “Cenário Econômico e o desenvolvimento dos municípios”, às 14h. No mesmo dia, Paul Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) falará sobre a Pauta Municipalista e o Pacto federativo, contando com a participação do senador Armando Monteiro e Renildo Calheiros, representando a Frente Nacional de Prefeitos.

Experiências de gestão compartilhada com os consórcios, regimes próprios de previdência, meio ambiente, saúde, profissionalização e modernização da gestão, captação de recursos, políticas de prevenção à violência contra a mulher estão entre os diversos temas que serão debatidos. No painel Educação como base do desenvolvimento sustentável, os debatedores serão: a presidente da Undime Nacional, Cleuza Repulho, o secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas, o deputado federal Raul Henry e Edla Soares, da Undime-PE e pelo Ministério da Educação, Binho Marques.

Não ficarão de fora temas polêmicos como “A voz das ruas, a gestão pública e as eleições 2014”, com os jornalistas Magno Martins, Jamildo Melo e o economista Maurício Romão, do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau. No último dia, a programação se encerra às 13h, ainda haverá palestras sobre o papel do legislativo com Guilherme Uchôa, Raul Jungmann, Fernando Bezerra Coelho e Severino Farias; o papel dos conselhos municipais; ações integradas de cidadania e as políticas públicas do Estado e o desenvolvimento dos municípios, com o vice-governador João Lyra Netto.

Práticas inovadoras – O Congresso será também oportunidade do público conhecer as práticas diferenciadas, inovadoras que os gestores estão fazendo em seus municípios. Os participantes do evento serão os julgadores que elegerão as melhores para premiação no último dia do evento. Foram inscritos 79 projetos, vindo a maior parte da Região Agreste (28), seguido pelo Sertão (25), RMR (15) e Matas Sul e Norte (11). Foram selecionadas 33 práticas nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, Cultura, Segurança Pública, Geração de Trabalho e Renda e Gestão Pública. No site da Amupe o público pode conferir todos os municípios e as práticas selecionadas.

Deixar um Comentário