Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Sertânia comemora 142 anos neste domingo, com polarização Guga x Ângelo

Publicado em Notícias por em 23 de maio de 2015

Guga Lins entrega unidade neste domingo

A programação comemorativa dos 142 anos, comemorados neste domingo, terá como ponto alto por parte da Prefeitura a inauguração das obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette, às 18h.  Foram investidos R$ 1.334.015,23 na unidade de saúde. Houve suporte do FEM na obra. O Prefeito Guga Lins comendará o evento.

Ao blog, o principal nome da oposição, Deputado Estadual Ângelo Ferreira enviou mensagem. A cidade se prepara para viver um acirrado clima político em 2016, com o enfrentamento dos grupos de Ferreira e Guga.

Ângelo mandou homenagem ao blog

História: o atual território do município era habitado, inicialmente, pelos índios cariris (piripães, caraíbas, rodelas, jeritacés, todos da nação Tapuia); todos já eram semi-domesticados quando se iniciou o povoamento do local. A captura e o aprisionamento dos índios para o trabalho na atividade canavieira foi o marco do povoamento e do devassamento do território. Há indícios de que os holandeses já haviam pisado na região durante a Insurreição Pernambucana, buscando ajuda dos índios cariris para a luta contra os portugueses.

Em 1792, Antão Alves, natural do município pernambucano de Vitória de Santo Antão, se muda para o povoado de Moxotó e desenvolve negócios com gado. Estabeleceu-se com a filha do português Raimundo Ferreira de Brito, Dona Catarina, e formou uma fazenda de gado nas terras do sogro português. No início do século XIX, Antão Alves inicia a construção de uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Conceição, cedendo à igreja uma data de uma légua de quadrada de terra.

O povoamento das terras do município se deu ao redor da igreja, como de costume na população nordestina, que sempre se estabelecia em locais onde houvesse igreja ou perto de lagos e rios. Neste caso, a existência do rio Moxotó muito favoreceu o crescimento do povoado.

O município de Sertânia foi elevado à categoria de distrito em 1942, como o nome inicial de Alagoa de Baixo. No mesmo dia foi criada a freguesia, cuja sede foi transferida para o povoado de Jeritacó. (Wikipedia)

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: