Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Dilma Rousseff "toma" Sudene do PSB de Eduardo Campos

Publicado em Sem categoria por em 24 de abril de 2014

Dilma-Rousseff

Caiu o último reduto do PSB no governo federal: o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O Diário Oficial da União trouxe ontem o decreto que nomeia o vereador de Maceió (AL) José Márcio de Medeiros Maia (PROS) para o cargo de superintendente.

Além de afastar definitivamente o partido do presidenciável Eduardo Campos, a presidente Dilma Rousseff (PT) contempla os irmãos Cid e Ciro Gomes, ambos do PROS do Ceará, com a nomeação. Sai de cena Luiz Gonzaga Paes Landim (PSB-PI), que assumiu a autarquia em maio de 2012.

Em março, o agora ex-superintendente, em claro aceno de que estava ciente de sua saída, declarou ao Jornal do Comércio que “a Sudene foi recriada num fórceps político”. “Com um orçamento anual de R$ 19 milhões, é uma Sudene de faz-de-conta, uma piada”, disparou, na ocasião.

Paes Landim ficou no cargo mesmo depois de o PSB entregar os postos que detinha no governo Dilma, em setembro de 2013, selando o rompimento e pavimentando o caminho para a pré-candidatura de Eduardo ao Planalto.

Em caminho oposto, os irmãos Gomes abandonaram o PSB e se filiaram ao PROS para manterem o apoio à gestão petista. Se tornaram, com isso, aliados de primeira hora no Nordeste de Dilma e carregaram mais 50 prefeitos cearenses, dentre eles o chefe do Executivo de Fortaleza, Roberto Cláudio.

José Márcio é fiscal tributário e foi eleito vereador de Maceió na eleição de 2012, com 5.476 votos. Na época, era filiado ao PSD, legenda que tem como principal cacique o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. Em 2008, Maia foi eleito vereador da capital alagoana por outro partido, o PP. Também já passou pelo PTB, onde ocupou cadeira também de vereador a partir de 2005, e pelo PSL, quando foi eleito vereador em Maceió pela primeira vez.

Na atual legislatura acumulava os postos de corregedor-geral da Câmara Municipal de Maceió e de presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, além de ser membro das comissões de Defesa do Consumidor, de Ética Parlamentar e de Serviços Públicos.

Mais Espaços
Ainda ontem, o PROS ganhou também o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), que ficou com Cleber Ávila Ferreira. Até então, ele exercia a função de diretor-presidente da autarquia interinamente. Segundo as especulações, o PROS pode ficar também com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: