Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Análise: erros de condução da oposição favorecem Duque, a contar por pesquisa Múltipla

Publicado em Notícias por em 10 de junho de 2016

duque2

Os erros de condução da oposição em Serra Talhada começam a repercutir eleitoralmente, favorecendo o prefeito e candidato da oposição Luciano Duque. Pelo menos é o indicativo da pesquisa que repercute hoje na Capital do Xaxado, encomendada pelo blog Farol de Notícias ao Instituto Múltipla.

A dois meses do início da campanha eleitoral para prefeito de Serra Talhada, o atual gestor, Luciano Duque (PT), aparece na liderança com 42,3% das intenções de voto na consulta estimulada – quando são apresentados aos entrevistados os nomes dos pré-candidatos.

Na segunda colocação surge o pré-candidato do PTB, Nena Magalhães, com quase vinte pontos a menos, 23,3%, seguido por Fonseca Carvalho (PR) com 14,3% e Marquinhos Dantas (SD), com 11,7%. O pré-candidato do Psol, Ari Amorim tem 1% e o nome do PCB, Ricardo Valões, 0,7%. Já 6,7% dos consultados não souberam ou não opinaram.

Na pesquisa espontânea – quando não são apresentados aos entrevistados os nomes dos pré-candidatos – Luciano surge com 34% das intenções, Sebastião Oliveira 7%, dr. Nena 4,7%, Fonseca e Marquinhos Dantas com 4% e Carlos Evandro 3%. Geni e o deputado Augusto César também foram lembrados e ficaram abaixo de 1%. Não sabem ou não opinaram são 41%.

Do Farol de Notícias/Múltipla

Do Farol de Notícias/Múltipla

A pesquisa Múltipla foi realizada nas zonas urbana e rural de Serra Talhada entre os dias 6 e 7 de junho sob o registrado PE-03556/2016. O intervalo de confiança é de 95% com margem de erro 5,7% para mais ou para menos. O universo de amostra foi composto por 300 entrevistas distribuídas da seguinte forma: cidade 73,3% e zona rural 26,7%. Clique aqui e veja dados da pesquisa no Farol. 

Os números refletem uma sucessão de erros, principalmente do bloco liderado por Sebastião Oliveira, do PR. Em março,  o vazamento de uma reunião no Palácio das Princesas com o prefeito Luciano Duque e o advogado Waldemar Oliveira, para tentar costurar uma aliança com o prefeito só conseguiu um objetivo concreto: espalhou a oposição.

Na mesma manhã do vazamento, nomes ligados ao secretário de Transportes se afastaram e uniram-se a Augusto César, na construção que agora reflete na candidatura de Dr Nena Magalhães, segundo colocado. Registre-se o bom percentual de Marquinhos Dantas.

Some-se a isso o fato de que a candidatura de Dr Fonseca não reúne a mesma capilaridade eleitoral que teria o próprio Sebastião Oliveira. Ainda por cima,  Dr Nena leva votos que poderiam ser do bloco.

Em uma cidade onde não há segundo turno como Serra Talhada, não cabe a estratégia eleitoral de múltiplas candidaturas de oposição. Todos esses fatores, somados a farpas na mídia e uma busca de agenda positiva do gestor refletem o que acaba de dizer a pesquisa. Prova é que hoje, venceria mesmo sem ter maioria da população de Serra Talhada concordando com seu projeto, contando com menos de 50% das intenções de voto.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: