Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Audiência pública pauta o fortalecimento das compras públicas de produtos da agricultura familiar

Publicado em Notícias por em 7 de outubro de 2019

Foto: Roberta Guimarães

Ascom Doriel Barros

A redução do orçamento de programas estratégicos para a agricultura familiar, em nível nacional, a exemplo dos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE), pode contribuir para o aumento da fome no país, após quase duas décadas de avanços.

Diante desse cenário, cresce a necessidade de se buscar alternativas que ampliem a participação dos estados em ações voltadas para fortalecer a aquisição de produtos desse setor. Com o objetivo de ampliar esse debate em Pernambuco, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa (Alepe), presidida pelo deputado Estadual Doriel Barros (PT), promove, na próxima segunda-feira (07/09), uma Audiência Pública sobre o tema.

No Nordeste, estados como a Bahia,  o Ceará, o Maranhão e, mais recentemente, o Rio Grande do Norte, já registram avanços nesse sentido. A audiência vai ouvir organizações não-governamentais e sindicais que atuam na área, o Governo do Estado e o Parlamento, além de representantes de Assembleias Legislativas de outros estados, que vão contar suas experiências com esse tema.

 A proposta é debater estratégias que busquem fortalecer a comercialização dessa produção da agricultura familiar, reconhecendo e valorizando o papel desse segmento para a segurança alimentar e nutricional da população e para o desenvolvimento de Pernambuco.

Serviço:

Audiência Pública

Estratégias para Fortalecer as Compras Públicas de Produtos da Agricultura Familiar

Dia: 07 de outubro de 2019

Horário: 10h

Local: Auditório Senador Sérgio Guerra – Assembleia Legislativa – Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, Rua da União, S/N.

Comentário(s) (1)

Trackback | Comentários RSS

  1. José Gil Peres Filho disse:

    É muito importante divulgar os resultados / encaminhamentos da Audiência Pública da Agricultura Familiar.

    Creio que seria importante realizar outras Audiências Públicas, na demais regiões do Estado.

    Desta forma, a referida comissão, teria uma avaliação mais apurada da importância desses dois programas: PAA e PNAE para a agricultura familiar, para as políticas públicas de combate a desnutrição, para o desenvolvimento da agricultura familiar do nosso Estado e para a geração de renda nas regiões do nosso Estado.

    Estes dois programas PAA e PNAE, são responsáveis por um volume de negócios destinados ao Agricultor Familiar, sem precedentes na história de Pernambuco.

    É uma pena que gestores inescrupulosos tentem manipulá-los, querendo ganhar politicamente, com emendas orçamentárias vinculadas ou trocadas por apoio político.

    Creio que está comissão poderia verificar alguns processos, inclusive jurídicos e policiais, existentes no nosso Estado.

    José Gil Peres Filho

Deixar um Comentário