Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Artigo: cuidado com a busca do corpo perfeito

Publicado em Notícias por em 11 de janeiro de 2019

Por Mayhara Pires*

Até quando a busca pelo corpo perfeito é válido? vivemos a “Era da Ditadura da Estética”, onde cada dia mais as pessoas correm em busca incessante, idealizando esteriótipos perfeitos e quando não os conseguem, escravizam sua saúde fisiológica e mental.

A busca pelos resultados rápidos e sem uma supervisão nos treinamentos e dietas acometem toda essa época do verão. Cirurgias plásticas, tratamentos com remédios, suplementos sem orientação nutricional, cosméticos milagrosos e exercícios físicos elevados, por um longo período de tempo e sem a orientação do profissional habilitado, “prometem” ajudar nos caminhos para perfeição e muitas vezes até usam estratégias ilícitas para chegar ao objetivo desejado. Quando isso se torna uma obsessão, o fim pode ser trágico.

Sua vida pode ser acometida de transtornos alimentares , distorção de imagem, distúrbios fisiológicos , insuficiência renal, hepática, articular, muscular e até complicações cardíacas.

Devemos nos preocupar em encontrar o equilíbrio, constância e rotina alimentar . Acredito muito na busca de um bem estar para o corpo como um todo. Para aqueles que acreditam que a felicidade está por trás dos grandes músculos, corpos magros e beleza escultural, a resposta é não. Ser sadio não é ter um corpo sem doenças, bem torneado e magro. É sim uma combinação do sentir-se bem, sem prejuízos emocionais , fisiológicos e sem padrões pré estabelecidos e impostos pela sociedade.

Ser sadio é estar bem homeostaticamente. Não necessariamente deve ser aquele corpo forte e aparentemente saudável. Hoje há uma necessidade muito grande em cuidar da casca, deixando a polpa da fruta longe dos ideais de saúde, podendo essa fruta se tornar um verdadeiro veneno.

O nosso projeto deve durar uma vida inteira , cuidando não só da casca da fruta e sim do miolo. Cuidado nessa busca desenfreada em resultados sem os devidos acompanhamentos nutricional e de treinamento. Eles podem te causar uma vida inteira de prejuízos.

Um exemplo de como deve ser feito, é o desafio do Studio Personal Vip, do Professor Elton Alves. Nele, é feito um acompanhamento sistemático de mudanças de hábitos e comportamentos tanto nos treinamentos como na alimentação, cabendo esta parte, a minha condução como nutricionista.

Dessa forma, você poderá até não ter o corpo sonhado, mas, estará no caminho certo e com as devidas orientações necessárias.

Você não conseguirá atingir o corpo desejado em 20 dias de verão sozinho e sem orientação. Contudo, com uma manutenção diária da rotina alimentar e de treinos, conseguirá com certeza.

Se você está atrás de resultados nesse verão e não se preparou para isso, tanto mentalmente como fisicamente, comece hoje à traçar suas metas e realizar suas ações para o próximo verão. Essa é a melhor estratégia!

*Mayhara Pires é nutricionista, especialista nas áreas clínica e esportiva. É Nutri Coach em emagrecimento, Saúde da Família, professora em nutrição e dietética. Instagram: @mayharapires

Deixar um Comentário