Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Alepe realiza atos pela passagem dos 50 anos do Golpe Militar

Publicado em Sem categoria por em 1 de abril de 2014

Audiência Pública

Por proposição da deputada estadual Laura Gomes (PSB), a Assembleia Legislativa de Pernambuco, realizou na noite de ontem (31) e manhã de hoje (1), dois atos de reparação histórica em homenagem à passagem dos 50 anos de instalação do Golpe Militar Brasileiro. O primeiro aconteceu no plenário da Casa, onde foi feita uma Vigília Cívica intitulada “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”.

Na ocasião, foram retratados fatos do passado pelos participantes, entre eles, o secretário-geral do PSB-PE, Adilson Gomes, que na época era assistente do plenário. “No dia do Golpe, estava aqui nesse local em companhia dos deputados em uma vigília como essa. Pela manhã, acompanhamos daqui da frente as movimentações militares em volta do Palácio do Campo das Princesas”, relembrou.

Vigília_01

Já a deputada Laura Gomes disse que retratar essa data é um exercício fundamental de cidadania e reconhecimento a todos os que lutaram nesse período. “Cinquenta anos depois do Golpe, momento obscuro onde muitas vidas e parte de nossos direitos foram literalmente perdidos, não queremos festejar, mas sim, reforçar o espírito libertário dos pernambucanos”, disse.

Em continuidade das ações propostas, na manhã de hoje foi realizada uma audiência pública com o tema “O Golpe Militar de 1964: repercussões na Educação e na Cultura”. Nesse momento, foi debatido as percas educacionais e culturais com a instalação do Golpe, bem como, foi defendido a expansão dessas discussões para multiplicar esse marco histórico para as futuras gerações

Entre os presentes estiveram a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, Leda Alves, a deputada Teresa Leitão, o professor José Batista, do Centro de Educação da UFPE, Luciano Freitas, mestre em educação pela UFPE, entre outros.

Deixar um Comentário