Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Afogados : "República cubana" é entregue a profissionais do Mais Médicos

Publicado em Sem categoria por em 21 de dezembro de 2013

IMG_5477

Quando o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou o programa “Mais Médicos”, em Julho, o Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Gildázio Moura, estava em Brasília formalizando alguns convênios. Por isso, Afogados foi um dos primeiros municípios a assinar o termo de adesão ao programa.  Com isso, o município já recebeu, desde Julho, cinco médicos Cubanos e mais um deve chegar em breve. São as médicas Licett Rosa Chang, Mirta Leyva, Liliam Inez González, Mônica Lorenzo Peña e o mais recente, o médico Yovannis Gonzáles Gomez.

O Governo Federal paga o salário dos médicos e a Prefeitura paga os custos de alimentação e estadia da equipe. Na última quinta (19), o Prefeito José Patriota inaugurou o que estão chamando de “República Cubana”, a residência dos médicos em Afogados da Ingazeira.

O imóvel fica  na Rua Luciano Barbosa de Araújo, nº 75, bairro Manoela Valadares, na casa onde antes funcionava a “Cia das Massas”. Os médicos Cubanos estão atendendo nas Unidades Básicas de Saúde do Borges, São Francisco e nas equipes de saúde volantes que atendem à zona rural.

IMG_5434

Segundo informações do Secretário Gildázio Moura, o médico recém-chegado, Yovannis González, começa a trabalhar na próxima segunda (23), na UBS – Mandacaru, passando a atender à população do centro da cidade. “Todos eles passaram, antes de iniciar o atendimento, por um período de adaptação, conhecendo a equipe, a estrutura das unidades de saúde, os bairros e as comunidades da zona rural. Além da cultura e das tradições da população sertaneja,” informou Gildázio.

O objetivo da “República”, segundo Gildázio, é promover a integração e intercâmbio dos profissionais cubanos com a população em geral. Ontem, durante a inauguração, foi exibida uma mostra de fotografias sobre aspectos relevantes da arquitetura e história Cubanas.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Augusto Martins, esteve presente e elogiou o programa “Mais Médicos”. O Prefeito José Patriota deu as boas vindas aos novos profissionais  e inaugurou oficialmente a “República”. “O Mais Médicos tem sido decisivo para o fortalecimento de uma atenção básica com mais qualidade, humanidade e acolhimento. Com eles trabalhando 40 horas semanais, estamos podendo atender mais e melhor a nossa população,” afirmou o gestor.

Com informações da Ascom

Deixar um Comentário